in

Como Nasce o Fio de Cabelo

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.
Como Escolher o Shampoo Certo - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como Nasce o Fio de Cabelo

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou Renata Goulart do Beleza na Íntegra e hoje vou falar de um assunto super legal e interesse que quero compartilhar com você, colorista, cabeleireiro, terapeuta capilar e afins, para todos aqueles profissionais da área da beleza que se interessam por essa parte de anatomia e de fisiologia, ou seja, as funções da nossa pele, das nossas células, da fisiologia de todo o nosso fio de cabelo e também tricologia que o estudo do nosso fio de cabelo.

Bem, pessoal, eu fiz um esboço, que é através desse desenho que eu vou poder hoje compartilhar com vocês coloristas, cabeleireiros né um pouquinho do conhecimento que eu tenho sobre tricologia. Renata, porque que realmente é tão importante que eu como colorista saiba que eu como enquanto cabeleireiro, auxiliar de cabeleireiro tenha conhecimento sobre essa área de tricologia, sobre a parte das camadas internas externas e assim por diante da pele?

Gente, é a nossa matéria-prima. Eu devo e eu necessito ter como obrigação saber e conhecer como é que é criada a nossa matéria-prima que é o fio de cabelo. Então pessoal você já deve ter visto em algum outro vídeo em alguma outra atividade que eu tenha feito com você sobre as camadas da pele.

Aqui eu coloquei um esboço, sendo que do lado de cá eu deixei um grande espaço em branco para que eu possa aproveitar esse espaço para fazer as anotações as quais irão nos auxiliar a compreender todo esse processo que está acontecendo aqui. Digamos que se nós pudéssemos entrar dentro de uma cápsula que viajasse por dentro do nosso corpo humano seria fantástico, pois seria ali que você iria entender, compreender e analisar cada função, de cada célula, cada processo que acontece para que aqui do lado de fora esse fio de cabelo saia com saúde, vigor e brilho né? Já é sabido por todos nós que a nossa pele, isto é, a nossa derme, possui três divisões em três camadas de pele.

A epiderme que é a nossa camada externa que fica aqui do lado de fora do nosso corpo humano é a camada a qual nós podemos tocar, ela tem várias funções e uma delas é essa sensação ao toque não importa se ao toque prazeroso de carinho ou se é de um beliscão. Uma outra função também é em relação à proteção que isso, no meu ponto de vista, é uma das principais para a epiderme tá que ela é responsável por proteger todo esse arcabouço das outras camadas de pele mais internas, todas as nossas células da reprodução celular, todo esse ciclo de renovação celular.

Como Escolher o Shampoo Certo 17 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como Nasce o Fio de Cabelo

Porque ela tem uma função de proteger todas as células e antifúngica, impedindo contra ataque de fungos e bactérias e tudo mais que tá aqui ao nosso redor e que talvez possa nos comprometer à saúde nas camadas mais internas. onde conta não sabemos não só na área externa temos também todas essas bactérias fungos ácaros mas também temos dentro do nosso corpo então assim quem toma conta do lado interno são os nossos anticorpos mas do lado externo quem tá tomando conta pelo menos até o momento é a nossa epiderme.

Como Escolher o Shampoo Certo 18 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como Nasce o Fio de Cabelo

Vocês vão observar que eu coloquei as células nesse desenho na cor rosa para diferenciar as células da derme. De todas as camadas da pele, no meu ponto de vista, a derme, que é uma camada mais espessa, tem um papel essencial pois é lá que ocorre a produção do pelo, do cabelo.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

É lá também que há uma quantidade de células trabalhadoras muito maior do que nas demais camadas. Logo abaixo há uma terceira camada que nós chamamos de hipoderme, que é um pouco mais profunda em relação a nossa derme e nossa epiderme. Na nossa hipoderme eu coloquei as células de cor laranja porque é onde há a maior concentração de tecido adiposo da nossa pele. O tecido adiposo é a gordura.

Como Escolher o Shampoo Certo 19 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como Nasce o Fio de Cabelo

Mas Re, o que tudo isso tem a ver com a produção do meu fio de cabelo?

Como nós sabemos, tudo que acontece no nosso corpo humano, acontece de uma forma muito sincronizada por que nós somos muito melhores do que qualquer computador, que tem seus comandos, pois nós temos uma engrenagem extremamente perfeita e sincronizada. Isso nos favorece em produção e inovação celular muito mais do que qualquer tecnologia. Bem, simples, a nossa querida hipoderme, isto é, todo o nosso tecido conjuntivo e epitelial, mais a nossa derme e hipoderme enviam mensagens para as próprias camadas da pele para que os fibroblastos possam produzir fibras de colágeno. Isso quer dizer que, se você quer ter um cabelo saudável e bonito, uma pele saudável e bonita se faz necessário uma grande de ingestão de colágeno.

Como Escolher o Shampoo Certo 20 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como Nasce o Fio de Cabelo

Esses fibroblastos, que vão produzir fibras de colágeno, vão receber informações do tecido conjuntivo e epitelial para produzir o folículo piloso. Desse modo, começam, através da produção de fibras de colágeno, a criar uma espécie de teia, ou melhor, de rede de sustentação que vai se formar como se fosse uma bolsa alongada. Simultaneamente, a nossa epiderme cria uma abertura/ruptura, chamada de envaginação, que irá dar passagem ao folículo piloso para que chegue até a hipoderme.

Como Escolher o Shampoo Certo 21 - Como Nasce o Fio de Cabelo

Para a pessoa curiosa do lado de lá que vive me perguntando o que é aquele líquido branco que sai do cabelo quando arrancado de forma brusca, sem cair naturalmente, trata-se do folículo piloso. Quando os fios caem naturalmente, o folículo piloso não sai.

Então, vocês podem observar que esse processo todo está acontecendo simultaneamente. Para que eu possa criar um fio de cabelo aqui do lado de baixo, nós temos coadjuvantes que são importantes para a sua produção.

Quem são eles?

Os vermelhos são conhecidos como os capilares sanguíneos.

Renata, qual é a importância deles?

Nós sabemos que o nosso fio de cabelo enquanto química, Ciência, existe em razão dos elementos presentes na tabela periódica. Fazem parte da formação do nosso fio de cabelo o carbono, o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo e o enxofre. (CHONPS). É através do enxofre que podemos garantir toda a resistência e elasticidade do nosso fio de cabelo. É graças à grande concentração de enxofre encontrada dentro do nosso cabelo que ele não se desintegra no momento que nós o umedecemos, ou seja, no momento a gente nós molhamos esse fio de cabelo.

IMG 0891 - Como Nasce o Fio de Cabelo

Nós também para termos esse fio de cabelo aqui do lado de fora, nós também precisamos ter uma grande junção de aminoácidos que são encontrados no nosso corpo através da nossa alimentação, dos nutrientes que nós ingerimos por meio dessa nossa nutrição alimentar. E o cabelo é tão exigente que ele, sozinho, precisa de 19 aminoácidos distintos. Nós sabemos que até hoje foram encontrados 21 tipos de aminoácidos, no entanto o cabelo, por si só, precisa de uma variedade gigantesca para que ele se mantenha saudável e bonito. No entanto, a junção desses 19 aminoácidos é que vai dar a origem aqui a nossa principal proteína capilar, que é a queratina. Em uma outra oportunidade, com toda certeza, eu vou falar para vocês sobre cada um desses 19 e suas funções.

IMG 0899 - Como Nasce o Fio de Cabelo

[box] Conforme explicado, simultaneamente a esse processo, os capilares sanguíneos, vão, através desses nutrientes que nós ingerimos, ser o veículo condutor que vai levar todos os nutrientes que nós precisamos para que possa acontecer a produção do fio de cabelo. Ao mesmo tempo, nós também temos aqui um outro coadjuvante que nós chamamos de terminações nervosas.[/box]

Se vocês observarem, os capilares sanguíneos e as terminações nervosas não ficam localizadas apenas na hipoderme, mas também ficam distribuídos pelas demais camadas, porque ela não tem a função de levar nutrientes apenas para a hipoderme e sim, para as demais células da camada da nossa pele.

IMG 0957 - Como Nasce o Fio de Cabelo

Enquanto esse processo ocorre, são transmitidas as informações de levar nutrientes para a criação de um elemento extremamente importante para a formação do fio de cabelo, que, sem ele, não haveria um cabelo lindo, bonito e saudável do lado de fora. De forma bem lúdica, o que acontece quando nós compramos um saquinho de plástico e colocamos uma sementinha ali dentro, colocando terra, irrigando, para que se possa criar uma planta até que ela cresça? Esse processo, na formação do fio de cabelo, origina o folículo piloso, que é criado por esta rede de conservação para proteger os fios de cabelo. Essa rede é divida em duas camadas, chamadas de bainhas epitelial interna e externa, as quais redobram a proteção do couro cabeludo, as nossas três camadas de pele, a nossa calota craniana.

Elas dão um formato para que o fio de cabelo saia para o lado externo. Ao mesmo tempo em que o folículo piloso acabou de se duplicar, isto é, criar essas duas camadas, logo abaixo, na hipoderme, os capilares sanguíneos enviaram nutrientes para criar a célula mãe, chamada cientificamente de Papila Dérmica. Sem a presença da Papila Dérmica nada aconteceria em termos de formação do fio de cabelo. Então, aqui dentro do fio de cabelo, vai começar o processo, mas antes de eu falar dele, vou falar de mais um personagem importante que vocês podem observar que eu coloquei aqui que são bolsinhas alaranjadas, conhecidas como glândulas sebáceas.

IMG 2029 - Como Nasce o Fio de Cabelo

Qual é função da glândula sebácea?

Na nossa pele existem várias camadas de células mas elas precisam não só de nutrientes mas também de lubrificação. Esse processo dela nascer, perder núcleo e morrer acontece normalmente e, com isso, as células precisam de ter uma qualificação. Um papel das glândulas sebáceas é de criar um sebo que vai lubrificar todas as três camadas da terra e não só elas mas também toda a nossa haste do folículo piloso e o seu fio de cabelo que vai ser criado aqui dentro.

Eu também tenho aqui desde ladinho em azul as chamadas glândula sudoríparas, que tem um grande papel. Nós temos aqui do lado de fora da epiderme uma camada de um determinado líquido que nós chamamos de manto hidrolipídico. As glândula sudoríparas e sebáceas vão produzir seus respectivos nutrientes: a sebácea com o sebo e a sudorípara com o suor, sendo que a junção desses componentes forma o manto hidrolipídico, que tem a função de proteger o nosso couro cabeludo da ação antifúngica, protegendo contra os ataques de bactérias, dos ácaros, dos fungos e assim por diante. Também tem a função de lubrificar toda a haste capilar aqui do lado de fora o sebo e o suor vai descer por toda na haste e vai não só proteger as camadas do fio do cabelo mas também lubrificar.

IMG 1141 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como nasce o fio de cabelo

O suor também tem um papel extremamente importante para a nossa epiderme. Em dias de calor extremo nós temos que ingerir bastante água, por duas razões: primeiro, o nosso corpo tem uma concentração muito maior de água do que de outras coisas, nos mantendo vivos. Além disso, o nosso suor, em um dia muito quente, tem a função de resfriar a nossa pele. O sol bate de frente, aquele calor intenso, e as terminações nervosas manda mensagem para as glândulas sudoríparas começarem a produzir aceleradamente uma grande quantidade de suor para ter uma reação de resfriamento térmico para proteger os órgãos em temperaturas muito elevadas. Além disso, tem a função de uma hidratação natural porque repondo líquido também dentro do nosso da nossa haste capilar.

IMG 1317 - Como Nasce o Fio de Cabelo

Veja só. Então, tudo isso que está acontecendo simultaneamente na nossa papila dérmica que, quando recebe os nutrientes que ela julga necessário para que possa acontecer o nascimento e a criação de uma haste, de um folículo capilar, leva também as informações para um batalhão de servidores chamados de queratinócidos. Eles que produzem através daqueles 19 aminoácidos a queratina.

IMG 1341 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como nasce o fio de cabelo

Liga de Auber

Nessa área, há a chamada Liga de Auber, que nada mais é do que uma divisória dentro do bulbo capilar, atuando como um divisor de águas para as células, uma vez que todo o processo ocorre de uma forma muito inteligente. Os queratinócitos são responsáveis por produzir os 19 aminoácidos que se transformarão na proteína da queratina. A partir da Liga de Auber, esses núcleos vão mudando o seu formato para uma forma mais alongada, perdendo o seu núcleo. Também aqui dentro trabalham os soldadinhos chamados de melanócitos, que vão depositar e produzir pigmentos por meio da melanina, criando o nosso fio de cabelo. Dentro da pele, o nosso folículo piloso é uma de uma textura gelatinosa, só se tornando rígido a partir do momento em que está no primeiro um centímetro para fora da pele, local chamado de óstio. É um orifício que acontece na nossa querida epiderme, criado no processo de envaginação. É através do contato com oxigênio do ar é que a gelatina começa a ser oxidado e tomar uma forma mais firme. É por isso que, qcabelo, nós tendemos a obter resultados mais claros, mais abertos, na nossa raíz, nesse primeiro centímetro, do que no restante da nossa haste capilar.

IMG 1415 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como nasce o fio de cabelo

E porque isso?

Porque nós temos essa parte de dentro primeiro em centímetro com uma queratina muito gelatinosa, não sendo a queratina rígida, pois não foi ainda oxidada. Além disso, a questão da temperatura do corpo, que é de 37 graus de temperatura, faz com que, você colorista, verifique uma ação mais rápida dos produtos químicos. Eu esqueci de mencionar que nós temos um músculo, chamado de músculo eretor, que é responsável por levantar as nossas hastes capilares quando nós temos a libertação do medo, do susto, assim por diante.

IMG 1589 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como nasce o fio de cabelo

Pessoal, eu espero que vocês tenham realmente gostado dessa aula de hoje, porque eu como colorista, como educadora nessa área da beleza eu considero que seja extremamente essencial falar sobre a anatomia da pele qual é a função de tudo isso. Porque é que nós conseguimos e de onde é que sai nosso fio de cabelo, que é a nossa matéria prima.

IMG 1646 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como nasce o fio de cabelo

Pessoal, eu espero que vocês possam ter aproveitado um pouquinho dessa aula de hoje. que tenha sido agradável e que vocês possam memorizar compreender como é importante a nossa alimentação porque através dela é que nós vamos adquirir todos os nutrientes que foram especiais e fundamentais na produção dos nossos aminoácidos, para nossa proteína, que é a queratina do nosso enxofre, do nosso carbono, do nosso oxigênio e assim por diante.

IMG 1672 - Como Nasce o Fio de Cabelo
Como nasce o fio de cabelo

E também será especial para melhor funcionalidade do nosso fio de cabelo. Só desta maneira que o nosso cabelo será saudável e que estará apto a receber todos os procedimentos químicos aos quais a sua cliente gostaria de passar. Aqueles cabelos coloridos com uma altura de tom bem clara só é possível quando nós temos um cabelo saudável.

[box] Então, fica a dica para você colorista trazer para sua cliente, com orientação, uma boa alimentação, para que elas possam ter aí um cabelo brilhante e saudável, com boa elasticidade, boa resistência e que você, profissional, saiba aproveitar o melhor desse fio de cabelo para que você possa entregar à sua cliente os melhores resultados de cor, de textura e de vivacidade.[/box]

Hoje eu fico feliz, meu muito obrigado a você colorista, cabeleireiro, terapeuta capilar, tricologista pela oportunidade de compartilhar um pouquinho do meu conhecimento com você.

Um obrigada, vejo vocês na próxima aula e sigam o Beleza na Íntegra.

Vou deixar aqui embaixo o link para você acompanharem as outras aulas. Nos veremos na próxima aula.

Te vejo na próxima aula, muito obrigada e até lá.

Instagram: @renatagoulart.hair e @belezanaintegra

Escrito por Renata Goulart

Cabeleireira com 30 anos de experiência no mercado da beleza, e 10 anos como educadora em uma das principais marcas de produtos de beleza do mercado internacional, quero ajudar os profissionais no desenvolvimento de suas habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 8 - Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem

Oxidantes Capilares: Tipos, Diferenças, Como Agem

Como Escolher o Shampoo Certo 22 - Como Escolher A Volumagem Correta do Oxidante

Como Escolher A Volumagem Correta do Oxidante