Shampoo antirresíduo caseiro potente
Você mulher sabe o quanto é importante utilizar shampoo antirresíduo. Ainda mais hoje em dia, com tantos tratamentos e produtos que são passados no cabelo. O shampoo antirresíduo, como o próprio nome diz, faz uma lavagem profunda no cabelo.
Ele retira qualquer resquício de produto, por isso geralmente é usado antes de aplicar escovas progressivas, antes de passar cremes hidratantes ou simplesmente para lavar o cabelo e potencializar a ação do condicionador.
Neste tutorial, eu vou te ensinar a fazer um shampoo antirresíduo caseiro – não é maravilhoso? Além de fazer você economizar, esse shampoo caseiro leva ingredientes que vão deixar seu cabelo livre de resíduos. Vamos lá?
Ingredientes e preparo fáceis
Para fazer esse shampoo antirresíduo maravilhoso, são necessários apenas dois ingredientes: um shampoo de sua preferência e bicarbonato de sódio.
A preparação do shampoo é muito simples. Pego uma colher de chá de bicarbonato de sódio e coloco em um pote. Nesse mesmo pote, ponho uma pequena quantidade de shampoo.
[arrows style=”arrow-2-1.png” align=”center”]
Então, mexo bem com uma colher chá, até que a textura fique bem viscosa e a aparência completamente homogênea. Geralmente, com a mesma colher, pego um pouco do produto e despejo-o de cima para baixo, a fim de verificar se atingiu o ponto desejado.
Depois disso, pronto! O shampoo antirresíduo caseiro superpotente pode ser passado no cabelo!
Modo de passar o shampoo
No momento em que passo o shampoo, pego um pouco na palma da minha mão, separo uma mecha de meu cabelo e cubro-a suavemente com o produto, deslizando de cima para baixo, quantas vezes forem necessárias. Faço isso até que a mecha fique completamente coberta do shampoo.
Também sempre tomo o cuidado de ir massageando aos poucos a mecha, para assim o produto fixar de melhor maneira.
Repetir o processo em cada mecha
Repito todo esse procedimento em cada mecha, tomando cuidado para não me esquecer de nenhuma. Ao final, ainda volto a passar o produto nas mesmas partes que eu já havia passado, só que dessa vez pegando mechas maiores.
Procuro sempre alisá-las bem de cima para baixo. Geralmente, não separo as mechas com presilhas porque não se faz necessário. Mas, se você achar que é preciso, pode fazer dessa forma.
Shampoo antirresíduos elimina o efeito da progressiva?
Você já deve ter ouvido falar que este tipo de shampoo tira o efeito da progressiva, ou seja, tira o efeito liso do cabelo e deixa-o como se não tivesse feito tratamento algum.
Apesar do shampoo antirresíduo abrir as escamas da fibra capilar, ele não tem o poder de anular o efeito da escova progressiva. O que ele faz, como já foi dito, é só retirar resquícios de produtos que tenham ficado no cabelo, como cremes de pentear, condicionadores, cremes de hidratação etc.
Por que usar o shampoo antirresíduo?
Agora você pode estar pensando: por que eu preciso passar esse tipo de shampoo? O shampoo normal não basta? E, além disso, de quanto em quanto tempo devo aplicá-lo?
É importante utilizar o shampoo antirresíduo de vez em quando porque, com o tempo, e com os resquícios desses produtos que já citei, o cabelo tende a ficar pesado e mais oleoso que o normal.
Mas atenção! O shampoo antirresíduos não pode ser utilizado sempre. Recomenda-se um intervalo de no mínimo 15 dias. Assim, o cabelo não ficará exposto às agressões externas.
Qualquer cabelo pode usar shampoo antirresíduo?
Embora não haja restrições em relação ao tipo de cabelo que pode sofrer a ação desse tipo de shampoo, se você estiver fazendo algum tratamento capilar – como, por exemplo, luzes, escova progressiva, tinturas etc. – tenha ciência de que utilizar esse shampoo com certa frequência pode fazer com que o efeito deles passe mais rápido do que passaria.
Por isso, se você faz uso de algum tipo de tratamento, consulte antes seu cabeleireiro para saber se você pode aplicar e qual é o intervalo recomendado.
Outros cuidados que eu tomo com meu cabelo
Não basta passar shampoo antirresíduo para que os cabelos fiquem com um melhor aspecto e mais leves. Também é preciso um cuidado diário com eles. Afinal, eles são essenciais para manter uma boa aparência.
Por isso, eu sempre lavo e condiciono meus cabelos massageando-os suavemente. Na hora de aplicar o creme de pentear, tomo cuidado para que meu cabelo não fique encharcado, mas com creme suficiente para poder ficar solto e pronto para desembaraçar.
No momento em que penteio, sempre o faço de maneira leve e de mecha em mecha, a fim de não agredir muito o cabelo. Quando vou escová-lo ou passar chapinha nele, antes passo um creme próprio para isso, ou seja, que deixa o cabelo pronto para entrar em contato com altas temperaturas.
Após a escova e a chapinha, também é primordial passar um óleo – pode ser de pontas duplas ou antifrizz – para diminuir o volume do cabelo e dar mais brilho e vitalidade a ele.