Texturização de Cachos
Existem algumas técnicas para definir mais os cachos sabia!? Eu vim falar de duas formas de dar uma textura mais legal e bonita para o cabelo que não usam nenhum tipo de aparelho de calor. Texturização dos cachos são práticas muito fáceis e não precisamos mais do que um creme de pentear e as mãos.
Fitagem
O que é?
Como o próprio nome diz é separar o cabelo em fitas e defini-lo em cachos.
Resultado:
O cabelo fica com um pouco menos de volume.
Como fazer:
- 1- Separe o cabelo úmido (pode prender o cabelo que não for usar por enquanto);
- 2- Pegue primeiro as mechas da base da nuca;
- 3- Passe creme pelo comprimento da mecha;
- 4- Alise com a mão a mecha;
- 5- Use os dedos para dividir a mecha em várias menores (as fitas);
- 6- Amasse cada fita para dar forma para o cacho.
Faça esse processo com cada mecha do cabelo e deixe secar. O interessante é que definimos o cacho diminuindo o volume. Para quem não gosta do volume é uma ótima opção. Mas confesso, eu adoro o volume, o meu mesmo não é lá muito volumoso.
Nesse caso de fitagem aconselho que usem só o creme de pentear mesmo. Se utilizarmos ativador de cachos, leave-in, podemos aumentar o que queremos diminuir, que é o volume. Mas dá muito certo usar esses produtos também ok!?
Dedoliss
O que é?
É enrolar o cabelo no dedo para defini-lo ainda mais, até ajuda no frizz. Legal né?!
Resultado:
Um cacho mais definido e cacheado, com menos frizz
Como fazer Dedoliss
- 1- Com o cabelo solto faça cacho por cacho;
- 2- Em cada cacho na hora de fazer passe creme de pentear;
- 3- Passe a mão pelo cacho até o fim da mecha, sem soltar;
- 4- Enrole a mecha;
- 5- Enrole a mecha já enrolada no dedo;
- 6- Segure durante alguns segundos;
- 7- Solte.
Depois de fazer isso em todos os cachinhos, deixe o cabelo secar. Depois de seco você vai ver que os cachos estão muito mais definidos. Para ficar então com aspecto de natural, pegue esses cachos e separe-os. O volume não costuma variar muito, a não ser que o volume natural do seu cabelo seja muito pouco, aí sim teremos um aumento visível do volume.
Aqui também costuma-se usar somente o creme de pentear, mas nada impede de borrifar um pouco de ativador de cachos para defini-los ainda mais. Tudo depende do resultado que você for querer.
Esses dois processos são ótimos para aqueles dias em que o cabelo acorda sem forma, meio indefinido, parece que nem reza resolve. E claro, além dessas formas existem outras como o uso de babyliss ou até mesmo difusor.
Já falei há algum tempinho sobre os twists, mas não frei você voltar todos os posts, então vou explicar a texturização com o twist também.
Twist
O que é?
É fazer pequenos coques por todo o cabelo para secarem e ao soltar ficarem com um novo formato.
Resultado:
Se você tem cachos muito pequenos e fechados, vai definir o cacho mais solto. E caso você tenha um cacho não tão definido irá defini-lo. Quanto maior a mecha em que se faz o twist, maior é o cacho, isto é, o cacho fica mais solto. Para um resultado com cachos menores pegue mechas menores de cabelo.
Como fazer:
- 1- Com o cabelo quase seco, mas ainda úmido, separe em mechas o cabelo;
- 2- Faça uma mecha de cada vez;
- 3- Aplique creme e ativador de cachos;
- 4- Passe a mão (se seu cabelo for muito enrolado ou crespo pode usar uma escova para ajudar);
- 5- Enrole então a mecha – esse é o chamado twist;
- 6- Enrole essa mecha em coques;
- 7- Prenda o coque com grampo;
- 8- Deixe secar;
- 9- Solte os coques;
- 10- Separe os cachos para dar um ar natural ao cabelo.
A ideia aqui é texturização e modelagem nos cachos, fica muito legal para sair. Lembre-se que o cabelo deve estar realmente seco para retirar o coque. Enquanto seca vá fazer algo, fazer a maquiagem ou colocar uma roupa por exemplo. Podemos até usar um secador para secá-los, mas então não se esqueça de um creme termo protetor nos fios. O legal é que também ajuda com o frizz.
Pois é, dizem que nossos cabelos são indomáveis não é mesmo!? Pois bem, tudo calúnia, mentira, da oposição. Nosso cabelo é domável e podemos usá-los da maneira que mais nos for conveniente. E ah, não se esqueça de finalizadores.
Para dar brilho, óleos nutritivos; para segurar os cachos, mousse; para proteger, protetor solar capilar; e assim em diante.
Já fiz cada um desses processos e todos são ótimos, meu favorito é o twist por não deixar os cachos muito fechados e o cabelo volumoso. Parece aquele cabelo que você fez no salão sabe?! Com babyliss e etc.
Vale a pena tentar, principalmente nos nossos dias rebeldes essas técnicas queridas cacheadas. Existem na internet vários vídeos tutoriais, e todos seguem a mesma linha como pode ver: enrolar os cachos novamente. E o melhor é que para tudo isso não precisamos de secadores, chapinhas, babyliss e qualquer outra coisa assim.
Espero que tenham gostado, queridas cacheadas, e que com o tempo peguem prática nessas coisas. Confesso que nas primeiras vezes de fazer o twist me enrolei por exemplo. Mas relaxa, não é nada fora do normal. Um beijo!! Libertem seus cachos, do jeito que quiserem claro!