Tipos de cabelos cacheados: o guia completo

Tipos de cabelos cacheados
Tipos de cabelos cacheados: o guia completo

Tipos de cabelos cacheados: o guia completo

Uma forma de tratar melhor os cabelos é entendendo o formato dos fios. Essa máxima vale principalmente para as cacheadas porque é exatamente nesse tipo de cabelo que há a maior gama de variações. Isso resulta em fios com características bastante diferentes, o que acaba exigindo cuidados diferentes, tanto na definição das necessidades dos cabelos quanto na escolha de shampoos, condicionadores e tratamentos adequados.

Mas a tarefa de classificar os fios cacheados não é fácil, sendo que há diversas formas de separá-los em grupos para direcionar os cuidados mais adequados. Para isso, temos que entender a diversidade enorme de fios que existem.

No mundo há 8 tipos de cabelos que vão desde o liso extremo ao afro, sendo que no Brasil você pode encontrar cada um desses 8 tipos, mesmo com o acesso que se tem às químicas e demais tratamentos que modificam a estrutura dos cabelos das mulheres hoje em dia.

Quanto aos cabelos cacheados, são classificados em 3 tipos – que é a maneira mais tradicional de separá-los – sendo que mais da metade das brasileiras nascem com as madeixas cacheadas (o que equivale a aproximadamente 63%), no entanto apenas 38% os mantêm.

Hoje há muitos produtos voltados para quem tem cabelos cacheados, no entanto esse índice de desistência dos cachos, que atinge a 25% das mulheres no Brasil, é bastante alto. Uma das explicações é a opção pelas madeixas lisas. Mas o que será que leva um percentual tão alto de mulheres a abrir mão dos caracóis? Talvez, seja o fato de não conhecerem os melhores cuidados para os seus tipos de cachos ou até mesmo por terem dificuldade em fazer penteados práticos para usar no dia-a-dia.

Mas você que optou em preservar seus cachos e dedicar a eles os cuidados que merecem, encontrará aqui um guia completo que irá auxiliá-la a entender melhor seus fios e, assim, direcionar melhor o uso de tratamentos.

Classificando os tipos de cabelos cacheados

Dentro desses 8 tipos de cabelos que existem no mundo, pode-se encontrar os fios com características dos cacheados nos tipos 2, 3 e 4. No entanto, dentro dessa divisão há outras subdivisões que são dispostas em letras (A, B e C) que ajudam a definir melhor não só formato dos cachos, mas também se o fio é mais fino ou mais encorpado.

Por mais que se tenha um tipo predominante de determinado fio, você poderá perceber, através de um olhar mais atento, que tem outros tipos de fios também.

Geralmente, esses outros tipos de fios tendem a ser vizinhos, ou seja, costumam vir antes ou depois da classificação do fio que é predominante no seu couro cabeludo. Assim, se você nos seus cabelos você percebe as características do fio 2B, poderá perceber que há fios mais lisos (tipo 2A ou até mesmo tipo 1) na região da nuca e fios mais encorpados (tipo 2C) na região mais externa, que acaba recebendo os raios do sol e a ação dos ventos com mais intensidade.
Na tabela abaixo você poderá ver as principais características de cada tipo de fio cacheado. Você vai notar que eles estão em “ordem crescente”, ou seja, um tipo de fio tem características de transição do tipo de fio antecede.

Agora que você já tem uma visão geral que acaba diferenciando um tipo de cacho do outro, vamos focar em dar mais detalhes de cada tipo de fio para orientar melhor seus cuidados aos seus cabelos cacheados.

TIPOS DE FIOSCARACTERÍSTICAS GERAIS

2

AFio com ondulações leves que, muitas vezes, podem passar despercebidas.
BFio com ondulações que predominam desde a região da orelha até às pontas
CFio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos.
3AFio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos.Cachos abertos mais visíveis nas pontas. Há poucos cachos por mecha.
BCachos mais fechados. Aumenta a quantidade de cachos por mecha.
CMuitos cachos por mechas, pois começam ser mais fechados e volumosos.
  4 ACachos menores e em grande número por mechas. Volume maior.
 BCachos muito pequenos. Começa-se a criar mais volume desde a raiz.
 CCachos minúsculos e imperceptíveis. Dificuldade de hidratação das pontas.

Cabelos Cacheados e Ondulados
Cabelos Cacheados Semi-Ondulados e Ondulados

Tipo 2 - Cabelos Cacheados Semi-Ondulados e Ondulados

arrow

Em um primeiro olhar, há uma pequena resistência em se classificar esses fios como cacheados, porque os fios do tipo 2 não formam os cachos propriamente ditos. No entanto, elas já apresentam características suficientes para pertencerem a esse grupo, sendo uma versão mais primária dos cachos em formatos espirais.

Atualmente, aproximadamente 26% das mulheres brasileiras nascem com os fios do tipo 2A, 2B ou 2C. No entanto, apenas 15% mantém o formato natural dos fios. E é exatamente nos fios ondulados que se tem início a dificuldade de se fazer chegar vitaminas e água às pontas dos cabelos.


Confira abaixo mais detalhes sobre os subtipos dos cabelos tipo 2 e veja quais características mais se assemelham aos seus fios:

2A – Esse tipo de fio dá ao cabelo um movimento natural.

Os cabelos lisos (tipo1) até conseguem imitar esse efeito com ajuda do babyliss nas pontas ou até mesmo com o uso da escova. As ondulações são mais visíveis na região das pontas, o que dá ao cabelo um aspecto de fio liso e desalinhado. A textura do tipo 2A é bastante fina, por isso praticamente não há volume na região da raiz e das pontas.

Scarlett Johansson cabelo
Cabelos tipo 1 - Os cabelos lisos (tipo1) até conseguem imitar esse efeito com ajuda do babyliss nas pontas ou até mesmo com o uso da escova.

A cantora Sandy geralmente aparece com o cabelo nesse estilo, assim como a atriz Scarlett Johansson.

  • 2B – O fio 2A é mais “liso” na raiz, mas o fio 2B, já começa a apresentar pequenas ondas inconfundíveis desde o começo. O fio não é mais tão fino quanto o antecessor e têm mais propensão ao frizz. O aspecto natural é de fios mais secos e bagunçados. Quando recém- arrumado, fica bem comportado, mas caso seja usado pente ou até mesmo escova nos fios secos, ele pode armar e criar um aspecto mais desalinhado.
Drew Barrymore
Drew Barrymore
  • Drew Barrymore já estrelou filmes com as madeixas em cachos estilo 2B e a modelo Gisele apresenta esse estilo de fio quando figura em alguns comerciais.

Cabelos cacheados 2c

  • 2C – O fio 2C apresenta mais volume antes mesmo de chegar na altura das orelhas, o que faz as ondulações serem bem mais visíveis e inconfundíveis. A semelhança com os cabelos cacheados já começa nesse fio, pois a intensidade das ondas é maio. Isso acaba garantindo cabelos fios mais encorpados.
Mel Fronckowiak
Cabelos cacheados 2C - Mel Fronckowiak, atriz da tv brasileira
  • Mel Fronckowiak, atriz da tv brasileira, e Hillary Duff, atriz de Hollywood, são atrizes conhecidas
    pelas madeixas em formato 2C.

Dicas de cuidados para os cabelos Tipo 2

Um cuidado que deve ser seguido em todos os cabelos cacheados é regularidade da hidratação. No entanto, cada tipo de cabelo pede certos “cuidados específicos”. Por isso, fique atenta às recomendações.

  • Procure evitar o uso de cremes no cabelo 2A para que ele não fique ainda mais sem volume. Opte por usar o mousse e aproveite a vantagem do fato desse tipo de cabelo ser bastante maleável quanto ao uso do babyliis, o que pode ajudar a dar mais cachos quando você quiser um aspecto diferente e volumoso.
  • No cabelo 2B começa-se a preocupação com o frizz, então não se esqueça de incorporar um anti-frizz na hora da finalização. O resultado será muito mais agradável.
  • Caso você finalize com bastante atenção, usando mousse ou leave-in, pode dar aos cabelos 2C um aspecto de cabelos 3A, onde já serão visíveis os cachos formados. Mas é necessário ter muita calma, usar a técnica de fitagem e incorporar um ativador de cachos para que o resultado fique natural.

Tipo 3 – Cabelos Cacheados

  • Esse tipo de fio é reconhecido de longe como cacheado. Estão presentes em todos os subtipos do tipo 3 desde o volume até os cachos já formados. A necessidade de água que esses cabelos precisam já é mais urgente e deve ser mais intensa para manter o formato e a definição.
    Os cacheados tipo 3 são os mais comuns no Brasil. Cerca de 29% das brasileiras nasce com esse formato de cabelo. No entanto, 10% migra para o cabelo liso, enquanto apenas 19% resiste às químicas e à imposição das madeixas lisas, assumindo assim o cabelo com seus caracóis naturais.

A seguir você pode conferir as diferenças marcantes entre os subtipos 3A, 3B e 3C e as características predominantes de cada um deles:

cabelos-cacheados-tipo-3a-e-3b
Cachos 3A 3 3B

Cabelos cacheados - Cachos 3A

arrow
  • 3A – Os fios são indiscutivelmente mais finos, sendo que a raiz é mais lisa e começa com ondas espaçadas. Os cachos são visíveis a partir da altura das orelhas, onde é aparente um volume controlado que dá definição aos fios. Os cachos em si são mais abertos o que resulta em poucos deles por mechas de cabelo.
cabelos em cachos 3A cantora Lorde
A cantora Lorde tem os cabelos em cachos 3A

A cantora Lorde tem os cabelos em cachos 3A. A atriz e cantora Lua Branco também tem esse estilo de cacho.

Cabelos cacheados - Cachos 3B

arrow
  • 3B – A proximidade dos cachos aumenta e eles vão ficando menores, de modo que aparecem em maior número por mecha se comparados ao tipo 3A. O volume já é mais perceptível e, para controlá-lo, já são necessários maiores cuidados que, em contrapartida, podem ajudar a manter a definição. Os fios começam a engrossar um pouco e pode-se perceber que as pontas tendem a ser mais ressecadas, por causa da dificuldade que a oleosidade tem de sair da região raiz e chegar à outra extremidade dos cabelos.
Cabelos cacheados - Cachos 3
Cachos 3B - A atriz Ana Paula Arósio ostenta esse estilo de fio na maioria das novelas nas quais contracena.

Os cabelos naturais da cantora Shakira são do tipo 3B, embora ela apareça na mídia constantemente com o estilo 2B. A atriz Ana Paula Arósio ostenta esse estilo de fio na maioria das novelas nas quais contracena.

Cabelos cacheados - Cachos 3C

arrow

3C – O fio 3C é mais seco e os cachinhos já se fazem presentes em maior quantidade por mecha. Os tamanhos deles são mais reduzidos o que gera maior volume, que é perceptível desde a raiz – que, por sua vez, se torna mais alta que os tipos anteriores. A hidratação para esse fio é uma obrigação e deve ser feita com maior regularidade. A definição do cacho pode ter auxílio de mousse, gel ou leav-in, para evitar que fique armado e sem forma. Tem maior
propensão ao frizz na parte posterior (geralmente por causa do atrito com o travesseiro).

Exemplos-de-Cacheados-Crespos
cachos 3C
atrizes Lucy Ramos
Cachos 3C - As atrizes Lucy Ramos e Thaís Araújo sempre estão nas telinhas com madeixas estilo 3C.

As atrizes Lucy Ramos e Thaís Araújo sempre estão nas telinhas com madeixas estilo 3C.

Dicas de cuidados para os cabelos Tipo 3 - Veja os cuidados específicos para os cabelos com cachos já formados:

  • Comece a fazer, no mínimo, duas hidratações por semana para cuidar dos cachos 3A. Isso porque ele já apresenta dificuldades consideráveis de levar a água da raiz até às pontas. A partir desse tipo de fio é obrigatória a finalização com leav in ou mousse caso você queira ver seus cachos definidos e sem frizz quando secarem.
  • Os cabelos 3B precisam de toda a hidratação possível. Por isso, você pode optar por utilizar shampoos e condicionadores que tenham foco em hidratar os fios também. Começar a usar finalizadores mais consistentes é maior garantia de definição quando os cabelos secarem.
  • As hidratações no cabelo 3C devem ocorrer, no mínimo, três vezes por semana. Caso queira optar por reduzir o impacto que a lavagem dos fios tem sobre a oleosidade do cabelo, pode ser feita a opção de utilizar shampoo sem sulfato (técnica no pool) ou, até mesmo, reduzir o número de lavagens usando shampoo (técnica low pool).

Saiba mais: Cabelos Cacheados Curtos: Como Tratar e Pentear

Tipo 4 – Cabelos Cacheados Crespos / Afros

arrow

Conhecidos como crespos e afros, os cabelos do tipo 4 também são cacheados, embora alguns acreditem que não. No entanto, a diferença maior é que, independentemente de molhados, os fios não perdem a estrutura cacheada. Os cabelos do tipo 2 e 3, quando em contato com água, tendem a adquirir aspecto liso e levemente ondulado, o que não acontece com os cabelos com fios do tipo 4.

Cacheados Crespos Afros
Cachos Tipo 4 - Cabelos Cacheados Crespos / Afros

Só 8% das mulheres brasileiras têm fios crespos e afros, sendo que apenas 4% delas optam por mantê-los. Os cuidados precisam ser redobrados, pois esses fios são mais frágeis e muito delicados.

Veja as diferenças mais significativas entre os subtipos 4A, 4B e 4C, todas elas relacionadas a seguir:

arrow

Cabelo cacheado afro 4A

Os fios tendem a ser mais finos e definidos na região daa laterais e mais grossos na região de cima do cabelo. Isso por causa do contato com o sol, que acaba tendo incidência bem maior nessa área. Tem aspecto mais flexível, no entanto é muito frágil por causa da proximidade dos fios. Os cachos são bastante estreitos e lembram a aparência de pequenas molas.

DJ e cantora Solange Knowles
Cabelo cacheado afro 4A - A DJ e cantora Solange Knowles, irmã da cantora norte-americana Beyoncé, tem cachos em estilo 4A.

A DJ e cantora Solange Knowles, irmã da cantora norte-americana Beyoncé, tem cachos em estilo 4A. A cantora de Soul norte americana Macy Gray também tem madeixas nesse estilo.

Cabelos 4B – O fio 4B tem menos definição se comparado ao tipo 4A

arrow

É bem mais seco e o aspecto do fio se assemelha a um Z por causa dos ângulos que forma ao desenhar o cacho. O fio é mais rígido, ma ainda assim é frágil, o que faz com que se tenha muito cuidado ao pentear, lavar e hidratar. O comprimento do fio chega a ser “disfarçado”, pois aparenta ter bem menos de 50% do tamanho real.

cabelo 4B
4B – O fio 4B tem menos definição se comparado ao tipo 4A - A comediante norte americana Yvette Nicole Brown tem este tipo de cabelo.

A comediante norte americana Yvette Nicole Brown e a cantora Lauryn Hill têm fios 4B.

Cabelos 4C

arrow

4C – Também forma o aspecto semelhante à letra Z, no entanto, já não têm definição como os tipos 4A e 4B. Esse é o mais frágil dos fios e também o mais difícil de ser trabalhado, pois pode “esconder” cerca de 70% do tamanho real do cabelo. Geralmente, na região da nuca, apresenta fios do tipo 4B, onde se percebe um pouco de definição.

 cabelo tipo 4C.
Cabelo tipo 4C. As cantoras Erykah Baud Jill Scott são famosas com o cabelo tipo 4C.

As cantoras Erykah Baud Jill Scott são famosas com o cabelo tipo 4C.

A maneira de cuidar de um cabelo crespo será a mesma descrita em Cabelos Afros (Tipo 4) – Tratamentos, Dicas e Cuidados.

Dicas de cuidados para os cabelos Tipo 4

Os cabelos tipo 4 são mais frágeis, por isso manter a rotina de cuidados e seguir o Cronograma Capilar é fundamental. Veja o Crononograma capilar completo aqui.

Confira os cuidados adequados para as madeixas com cachos nesse estilo:

Há mulheres com cabelos 4A que usam o método co-wash, ou seja, lavam os cabelos todos os dias, sendo que em alguns desses dias usam apenas o condicionador. Isso ajuda a manter a hidratação natural dos fios (já que esse tipo de fio necessita de mais água) ao se optar pela não utilização do shampoo ou a redução do uso do mesmo.

  • Os cuidados com os cabelos 4B devem envolver desde o shampoo com foco em hidratação a um condicionador bastante potente e encorpado. Na hora da hidratação, deve-se usar a toalha para abafar o produto no cabelo e auxiliar para que os princípios ativos sejam incorporados na fibra capilar. Fazer a umectação uma vez por semana garante maior maciez e brilhos aos fios.
Tipos de cabelos cacheados: o guia completo
5 (100%) 2 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.