Como combater a oleosidade dos cabelos

cabelo ressecado oleosidade
Como combater a oleosidade dos cabelos

Como combater a OLEOSIDADE dos cabelos

As glândulas sebáceas do corpo humano são responsáveis por produzir sebo, substância formada através da mistura de água e queratina, que estão presentes no organismo, causando oleosidade na pele e nos cabelos. Geralmente, as mulheres possuem as raízes dos seus cabelos bem oleosas e as pontas bem secas. Isso se deve ao fato de que as agressões externas, os métodos de alisamento e os procedimentos químicos danificam os cabelos, mas, mesmo assim, o couro cabeludo segue secretando sebo nas raízes. Para uniformizar as madeixas, são necessários produtos específicos para cada imperfeição, saber lavar os fios e saber pentear os fios.

Cuidado ao pentear os cabelos OLEOSOS

Não se deve pentear os cabelos secos e sujos antes de sair de casa, pois além de você fazer os fios se romperem ao meio, você jogará eletricidade nas madeixas, ativando o frizz e o volume, deixando os seus cabelos indisciplinados e armados. Caso não vá lavar as madeixas, seja por falta de tempo ou porque elas ainda estão bonitas antes da próxima lavagem, utilize um shampoo a seco ou um leave-in para umedecer os fios e facilitar o desembaraçamento. Utilizar a chapinha e o secador nestas mesmas condições, com os cabelos secos e sujos, também resulta na mesma situação.

Cuidado ao lavar os fios

Sempre que for lavar os seus cabelos, tenha em mente que as suas fibras capilares possuem diferentes necessidades, motivo pelo qual foi desenvolvido o chamado ciclo de cronograma capilar. Quando os seus cabelos perdem água e umidade natural por causa de agressões externas, métodos de alisamento e procedimentos químicos, as fibras capilares ficam ressecadas e necessitam tratamentos hidratantes. Na hora de aplicar um shampoo, para combater a oleosidade dos cabelos, você pode apostar em um shampoo para cabelos oleosos nas raízes e outro shampoo para cabelos secos nas pontas. Desta forma, você consegue uniformizar os fios e tratar a oleosidade.

Quem, por sua vez, abusa das escovas progressivas e das tinturas permanentes, que fazem as fibras capilares perderem os seus nutrientes obtidos através da alimentação, precisa alternar os tratamentos hidratantes com os tratamentos nutritivos, que repõem os nutrientes perdidos. Mas, para não estimular ainda mais a produção de sebo no couro cabeludo, que resulta em oleosidade e aspecto duro de sujeira, lave as suas madeixas com água morna e nunca com água quente. Desembarace os fios com um pente de madeira, que não arma os fios, ao invés das mãos, que estimulam a produção de oleosidade no seu couro cabeludo.

PROTETOR TÉRMICO

Outra dica é utilizar algumas gotinhas de protetor térmico nos fios para proteger as madeixas das altas temperaturas do babyliss, da chapinha e do secador. O vapor quente resseca os fios nas pontas e acaba estimulando a oleosidade nas raízes, principalmente quando o secador de cabelo é colocado a menos de 15 cm das raízes. Também há tratamentos reconstrutores, que são indicados para quem está com os cabelos realmente detonados por causa das descolorações. Usá-los em madeixas saudáveis deixa os cabelos duros, danificados e oleosos, pois as madeixas saudáveis não necessitam reconstrução.

Como combater a oleosidade dos cabelos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.