Radiação UVA x UVB: Qual é a diferença?

uva x uvb
Radiação UVA x UVB: Qual é a diferença?

Radiação UVA x UVB

Não importa se você vai sair rapidamente de casa para ir para o trabalho, se você irá para a piscina ou se você irá para a praia: é necessário aplicar protetor solar em todo o corpo antes de se expor aos raios solares e reaplicar o produto de três em três horas para o mesmo não perder o seu efeito de prevenção. O protetor solar protege o seu corpo contra o envelhecimento precoce e previne o câncer de pele, adiando as rugas e as linhas de expressão. Mas, qual é a diferença entre a radiação UVA e a radiação UVB?

Radiação UVA

Os protetores solares oferecem dois tipos de proteção contra o sol, sendo que alguns produtos disponíveis no mercado da beleza oferecem proteção contra apenas um tipo de radiação, enquanto outros produtos disponíveis nas mesmas prateleiras prometem dupla proteção, abrangendo os dois tipos de radiações. A prevenção contra os raios solares do tipo UVA é um dos tipos de proteção que são oferecidos pelo protetor solar. A sigla UVA na língua inglesa significa Ultra Violet A e na língua portuguesa significa Radiação Ultra Violeta A. Podendo atingir uma profundidade que vai de 315 a 400 nanômetros, a radiação UVA é invisível aos olhos e não consegue ser absorvida pela camada de ozônio. Ao penetrar na camada mais superficial da pele, este tipo de radiação promove o bronzeamento imediato do corpo.

Mesmo você gostando ou não de ter o corpo bronzeado, a radiação UVA é responsável por parte dos índices mundiais de câncer de pele e pelo envelhecimento precoce, fazendo surgir rugas e linhas de expressão, motivo pelo qual ao se expor ao sol, diretamente ou temporariamente, você necessita utilizar um protetor solar. Cada protetor solar disponível no mercado possui ainda diferentes numerações de FPS – Fator de Proteção Solar, que indicam o tempo que você consegue permanecer no sol protegido antes de começar a se bronzear de fato em relação ao tempo que você permanece no sol desprotegida e se bronzeando desde o princípio. Por exemplo: sem protetor solar, você começa a se bronzear após 12 minutos exposta ao sol. Com protetor solar FPS 10, você fica protegida por 120 minutos.

Radiação UVB

Os protetores solares oferecem dois tipos de proteção contra o sol, sendo que alguns produtos disponíveis no mercado da beleza oferecem proteção contra apenas um tipo de radiação, enquanto outros produtos disponíveis nas mesmas prateleiras prometem dupla proteção, abrangendo os dois tipos de radiações. A prevenção contra os raios solares do tipo UVB é um dos tipos de proteção que são oferecidos pelo protetor solar. A sigla UVB na língua inglesa significa Ultra Violet B e na língua portuguesa significa Radiação Ultra Violeta B. Podendo atingir uma profundidade que vai de 290 a 315 nanômetros, a radiação UVB é invisível aos olhos e consegue ser parcialmente absorvida pela camada de ozônio. Ao penetrar na camada mais superficial da pele, este tipo de radiação promove o a queimadura imediata do corpo, seja no sol ou seja na sombra. Como ninguém gosta de ficar com o corpo ardendo e descamando, é necessário utilizar um protetor solar com prevenção contra a radiação UVB.

Assim como o UVA, esta radiação também oferece riscos de câncer de pele e riscos de envelhecimento precoce, fazendo surgir rugas e linhas de expressão. Os protetores solares também possuem numerações de FPS – Fator de Proteção Solar, que indicam o tempo que você consegue permanecer no sol protegida antes de começar a se queimar de fato em relação ao tempo que você permanece no sol desprotegido e se queimando desde o princípio. Por exemplo: sem protetor solar, você começa a se queimar após 12 minutos exposta ao sol. Com protetor solar FPS 10, você fica protegida por 120 minutos.

Radiação UVA x UVB: Qual é a diferença?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.