Bronzeador x Protetor: Qual é a diferença?

protetor-solar-facial
Bronzeador x Protetor: Qual é a diferença?

Na hora de se expor diretamente ou temporariamente ao sol, é necessário proteger o corpo contra as ações dos raios solares que podem causar câncer de pele ou acelerar o que é chamado de envelhecimento precoce. Para que ocorra esta proteção, é necessário utilizar um filtro solar, reaplicando o produto a cada três horas no corpo para manter a pele protegida, já que os compostos químicos presentes nos ingredientes do filtro solar oxidam e perdem o seu efeito ao passo que o relógio muda o seu ponteiro de lugar. Mas, qual é a diferença entre o bronzeador e o protetor?

Bronzeador

Ao contrário do que aparenta, o bronzeador não oferece prevenção contra a radiação do tipo UVA e do tipo UVB, assim como o protetor solar. O bronzeador é um filtro cujos compostos químicos fazem a camada mais superficial da pele oxidar, alterando a sua cor para uma tonalidade equivalente ao bronzeado obtido na exposição ao sol, sendo ativados através da própria exposição ao sol. Então para garantir o bronzeado desejado e se proteger ao mesmo tempo, é necessário aplicar o bronzeador por cima do protetor. O bronzeado em questão é obtido através das reações do próprio produto e não se trata do mesmo bronzeado de quem foi par ao  sol sem proteção alguma. Enquanto o efeito do protetor é imediato, o efeito do bronzeador leva cerca de 72 horas. Este tempo pode ser acelerado através do consumo de alimentos que possuem licopeno e betacaroteno, substâncias que aceleram a melanina responsável pelo bronzeado.

É o caso da melancia, do tomate, da cenoura, da abóbora e do mamão. Quando você utiliza o bronzeador por cima do protetor solar, consegue um bronzeado saudável. Mas, quando você se expõe ao sol sem prevenção alguma, as radiações UVA e UVB causam um bronzeamento nada saudáve, acompanhado de: vermelhidão, descamação, mudança de cor da pele e queimadura. As radiações solares são maléficas para qualquer ser humano, pois se tratam de radicais livres que liberam toxinas na superfície da pele. A camada de ozônio não é capaz de absorver estas toxinas liberadas pelo sol, então as radiações causam ainda outros problemas, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Protetor

Com capacidade de prevenção contra a radiação do tipo UVA e do tipo UVB, o protetor solar é um filtro cujos compostos químicos protegem a pele contra o bronzeamento e a queimadura, fatores que ocorrem por conta da exposição direta ou da exposição indireta ao sol. Além dos sintomas tradicionais, como a vermelhidão, a descamação e a mudança de cor da pele, os efeitos da radiação solar no corpo também são responsáveis pelo surgimento de rugas, linhas de expressão ou até mesmo câncer de pele ao longo do tempo. Ocorre que as radiações solares são maléficas para qualquer ser humano, pois se tratam de radicais livres que liberam toxinas na superfície da pele e provocam problemas de saúde. A camada de ozônio não é capaz de absorver estas toxinas liberadas pelo sol, resultando em uma série de efeitos colaterais para as pessoas que possuem a pele sensível e até mesmo para aquelas que possuem a pele resistente.

Para quem não sabe, a radiação UVA é a que faz o corpo bronzear depois de exposto às altas temperaturas do sol, ao passo que a radiação UVB é a que faz o corpo queimar, tanto no calor do sol quanto no mormaço da sombra. Na hora de comprar um protetor solar, é necessário escolher uma numeração de FPS. Ao sair de casa, você começa a se bronzear e a se queimar sem proteção solar após 12 minutos. Usando FPS 20, você fica protegida 20 vezes mais, ou seja, por 240 minutos.

Bronzeador x Protetor: Qual é a diferença?
4.5 (89.44%) 36 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.