in

Acabe Já com A Fome de Doce!

A vontade de comer doce é, para muitas pessoas, incontrolável, e eu bem sei como é isso, porque já fui assim. Jamais resistia a um sorvete, a um chocolate (com bastante caramelo!) ou a um pirulito, e dava o dedo mindinho por cocada mole de coco verde.

Controlar isso não é fácil, mas existem muitas coisas que podem ajudar, e uma dessas coisas é, com certeza, o cromo, mineral que, se em doses corretas, consegue regular a quantidade de açúcar no sangue e evitar os picos de insulina, o que ajuda bastante pessoas que possuem diabetes, excesso de peso, obesidade e síndrome metabólica.

Muita gente  não entende  a relação da insulina com o excesso de peso e com a vontade de comer, mas o fato é que quando a insulina está em altos níveis no sangue é porque ela não está metabolizando corretamente o açúcar nas células, e quando essa metabolização adequada não ocorre, a pessoa sente mais fome, porque falta açúcar na célula, que é a sua fonte de energia.

Captura de tela inteira 09072013 204443

O que o cromo faz é potencializar o efeito da insulina e equilibrar os níveis desse hormônio, ajudando a evitar os ataques à geladeira.

Contudo, mesmo sendo um mineral  essencial, o cromo não é produzido pelas nossas células, de modo que, para conseguirmos obter todos os benefícios proporcionados por ele, devemos suplementar ou investir em uma alimentação  rica em alimentos que sejam fontes desse mineral.

O Cromo Combate a Vontade de Comer Doces

Qualquer pessoa com altos níveis de glicose no sangue tende a ficar enlouquecida por doces, massas e demais carboidratos refinados. Já quando os níveis de glicose estão equilibrados, a vontade é também equilibrada.

O que o cromo, nas doses recomendadas, faz é fazer com que os genes funcionem de maneira correta, o que leva a pessoa a necessitar de uma menor quantidade de carboidratos para se sentir saciado, já que o metabolismo de carboidratos é regulado.

A vontade de comer é reduzida de um modo geral, mas come-se menos ainda os carboidratos refinados, como os doces, e isso leva ao emagrecimento porque o consumo de carboidratos refinados (que são alimentos de alto índice glicêmico), pobres em fibras e nutrientes,  faz com que o intestino absorva mais rapidamente os alimentos ingeridos, o que minimiza a sensação de saciedade. Assim, a pessoa sente mais fome e mais rapidamente.

E não se pode esquecer que os doces  também causam os picos de insulina no sangue, já que são transformados em glicose. Glicose essa que   é transportada pela insulina para as células, e se não houver cromo disponível em níveis suficientes, a insulina não consegue, com perfeição, “jogar” essa glicose no nas células para que ele não fique em alta na corrente sanguínea.

Captura de tela inteira 09072013 204446

Assim, o cromo, associado a alguns outros nutrientes, formam o FTG, fator de tolerância à flicose, que age potencializando o efeito da insulina. Se não existir a formação do FTG, ocorre intolerância à glicose, a função da insulina fica prejudicada, há excesso de insulina no sangue e tudo isso se transforma em gordura.

Daí que, simplificando, quando a célula não recebe energia (açúcar), o organismo entende que há déficit de energia no interior da célula, e a resposta a isso é uma fome descontrolada por doces, massas e pães. Aí a pessoa come cada vez mais, porque se não há açúcar no interior das células, de todas as células, o organismo manda um alerta e a pessoa vai comer cada vez mais.

Cuidado com a Deficiência de Cromo!

A deficiência de cromo é pouco diagnosticada, mas pode causar problemas sérios, como, fadiga, cansaço físico e mental, ansiedade, confusão mental, redução da sensibilidade nos pés, redução da sensibilidade nos tornozelos e também aumento de peso.

Exames laboratoriais, mineralogramas (são pouco usados hoje em dia) e uma anamnese, feita com um médico de confiança, são boas armas para detectar a deficiência de cromo, que deve ser  resolvida para garantir o equilíbrio do nosso organismo. Sim, o cromo é um dos 45 nutrientes essenciais para que os genes funcionem corretamente e o organismo se mantenha equilibrado.

Caso seja detectada a deficiência de cromo, a suplementação é, na maioria dos casos, a melhor saída, ao menos em um primeiro momento.

A Dieta Certa

Antes de começar a investir em uma dieta rica em cromo, é preciso saber que não vai adiantar consumir alimentos ricos em cromo ou suplementar o cromo se você não possui uma alimentação equilibrada, e isso  significa ingerir fibras, legumes, verduras, frutas carboidratos integrais (baixo índice glicêmico), gorduras do bem e proteínas magras.

Os alimentos de baixo índice glicêmico e os ricos em fibras são essenciais, porque quanto mais fibras tiver em um alimento, mais eles vão demorar para serem absorvidos, mais vão demorar para passarem pelo intestino, o que significa que  os níveis de açúcar na corrente sanguínea ficam estáveis e a pessoa sente, consequentemente, menos fome.

Captura de tela inteira 09072013 204452

No mais, nada de pular refeições! É preciso se alimentar de três em três horas, mastigando bem e com calma, pois precisa-se de vinte minutos pra que o centro de saciedade receba o “recado” de que o estômago está satisfeito.

Além disso, reduza ao máximo o açúcar branco, verdadeiro veneno, e a farinha.

Alimentos Ricos em Cromo

Como expliquei anteriormente, o nosso organismo não produz cromo, que é um mineral essencial. Diante disso, é através da alimentação ou da suplementação, que falaremos daqui a pouco, que o organismo tem acesso ao cromo.

Não esqueçam de que, como expliquei no tópico anterior, não basta consumir cromo, é preciso que ele seja bem absorvido, e isso só é possível em uma dieta equilibrada.

Alimentos refinados possuem pouquíssima quantidade de cromo, e devem ser evitados.

Aposte em carne vermelha (sem gordura!), pão de centeio, pão de trigo integral, trigo integral, levedura de cerveja (possui altos níveis de cromo), ostra, pimenta malagueta, pimenta verde, batata, cenoura,  gérmen de trigo, banana e maça.

Como Melhorar a Absorção do Cromo?

Quando, mesmo com uma dieta equilibrada e o consumo regular de fibras, proteínas magras e cereais integrais ricos em cromo, continuamos a sentir um verdadeiro descontrole em relação aos doces, o organismo pode não estar absorvendo corretamente esse nutriente tão importante.

O que fazer, então?

Reduzir o estresse é o primeiro passo! É que o estresse, de todo e qualquer tipo (físico e mental),  aumenta os níveis de cortisol no organismo, o leva a uma maior excreção de cromo.

Captura de tela inteira 09072013 204459

Outro problema é a ingestão de açúcar branco, que também faz com que o organismo elimine uma quantidade maior de cromo, assim como o consumo de antiácidos à base de hidróxido de magnésio ou de carbonato de cálcio, que comprometem a absorção do cromo.

Já um nutriente do bem , que auxilia bastante na absorção desse mineral, é a vitamina C, que é super importante para a nossa saúde e beleza.

Suplementação: Uma Opção Possível

São milhares os potinhos de Cromo disponíveis nas farmácias, e quase todo mundo toma, já que são poucas as pessoas que conseguem, somente com a dieta, consumir e, mais que isso, garantir a correta absorção do mineral. Culpa, em grande parte, da nossa alimentação desregrada, do consumo cada vez maior de fast food e alimentos industrializados, bem como do consumo excessivo de açúcar branco.

Muitas pessoas possuem, ainda,  carência desse mineral, e, nesses casos, a suplementação é uma alternativa viável.

O melhor tipo de cromo suplementado é o picolinato de cromo, em doses médias de 200 microgramas.

A suplementação ajuda bastante em casos de resistência à insulina, intolerância a glicose, colesterol alto e sobrepeso.

Embora o cromo seja vendido livremente, o correto é que um médico, após análises laboratoriais, veja a necessidade de suplementação, bem como as concentrações ideais, pois ela não pode ser feita por longos períodos e muito menos em grandes quantidades, o que causaria sintomas como dores de cabeça, náuseas e enjoos.

Os suplementos de cromo não costumam ser caros e podem ser encontrados, também, em farmácias de manipulação, o que barateia os preços.

Cromo: Um Antioxidante dos melhores!

Falar de substâncias antioxidantes virou moda, porque agora elas são essenciais pra tudo, já viram? Mas é que os antioxidantes possuem uma função muito importante no organismo, que é a de combater os radicais livres, que deterioram o organismo e envelhece todos os órgãos. Assim, quanto mais antioxidantes consumirmos, melhor!

E o cromo, além de ser bom para dezenas de coisas, é um excelente antioxidante!  Mas, aqui vai a ressalva, ele é bom se consumido nas doses certas, até 200 microgramas ao dia. Se a dose for maior que essa, a sua função é oposta, é inversa, e ao invés de funcionar como bom antioxidante, ele passa a oxidar as células e agir como um radical livre. Ou seja, na dose certa é remédio, se exagerar é veneno!

Bom Para quem Tem Colesterol Alto

No mais, o cromo é excelente para quem possui colesterol alto, já que melhora a membrana do endotélio,  que é quem reveste as câmaras do coração, os vasos sanguíneas e os vasos linfáticos, que é onde são depositadas as placas de gordura.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Bocão cereja com efeito matte. Experimente!

Cremes Para Pés Ressecados