Como cuidar melhor dos sapatos

VER + DICAS

Como cuidar melhor dos sapatos

O sonho de muita menina é ter muitos sapatos no closet, tantos a ponto de precisar de um espaço enorme só para eles. Nem todo mundo é uma Carrie Bradshaw de Sex and the City para ficar comprado sapatos caríssimos por onde passa, por isso, precisamos aprender como cuidar melhor dos sapatos, ainda mais daqueles que já temos para durem bastante tempo. Ninguém precisa de tantas coisas para se manter no dia a dia, por isso, é preciso ter as prioridades bem definidas e ter muito cuidado com as coisas que lutamos tanto para conseguir.

Se você é dessas que chega em casa, tira os sapatos e só olha para eles quando vai usar outra vez, saiba que está cometendo um grande erro e é possível que a vida útil dos melhores amigos dos seus pés seja bem reduzida. Vamos dar algumas dicas de como cuidar melhor dos sapatos e fazer seu dinheiro valer muito mais a pena.

Organização e segurança

Manter os sapatos organizados e longe de sujeira é a primeira coisa que você deve fazer. Separe os pares por usabilidade, deixe chinelos, sapatinhas e rasteirinhas do dia a dia mais à mão, seguidos dos sapatos de salto do fim de semana e mais longe deixe as botas de inverno pois não são usadas todos os dias.

Uma boa dica de como cuidar melhor dos sapatos é ter uma sapateira com prateleiras de tamanho variado pois em cada uma você pode colocar os sapatos de acordo com a altura. Sempre organize de acordo com a sua necessidade, se o que mais usa for tênis, deixe-os mais à mão, se for os sapatos de salto, eles é que devem ficar mais disponíveis.

Limpe o local com regularidade para não deixar acumular poeira nos seus sapatos. É muito importante manter o local sempre seco para não atrair insetos. Nunca guarde os sapatos sujos ou molhados, assim você garante que eles durem mais.

Cada sapato para uma ocasião

Se o tempo está mais chuvoso use um sapato que você sabe que terá uma resistência maior à umidade. Se você usa uma rasteirinha em dias de chuva, além de passar frio nos pés você ainda reduz a vida útil dela, pois não foi feita para ter tanto contato com a água. Mesmo que use uma sapatilha na chuva, procure usar uma que for mais resistente.

Sempre limpe seus sapatos

Não importa onde você foi, não é nada bom chegar da rua com os sapatos e guardar do jeito que estão. Eles precisam de limpeza e cuidados especiais. Por isso, ao chegar em casa, não deixe de limpar seus sapatos antes de guardá-los de volta no lugar. Tenha sempre um cantinho na lavanderia onde você possa colocar os sapatos que ainda estão sujos para serem devidamente limpos.

Lembre-se de como cuidar melhor dos sapatos seguindo as recomendações do fabricante do seu sapato. Se a recomendação é limpar com um pano úmido, não vá encharcar o pano antes de passar nele. Outra boa dia é que se você tem algum produto específico para aquele tipo de calçado ele deve ser usado.

Atenção com os sapatos no sol

Se os sapatos ficam em algum lugar em que bate sol todos os dias é melhor arrumar outro local para guardá-los. No contato direto com o sol eles podem desbotar muito rápido e descascar, perdendo a beleza e a qualidade. Por isso, tenha atenção e perceba se o lugar escolhido é o mais indicado.

Mas se os sapatos estão guardados há muito tempo, é bom que você deixe que eles peguem meia hora do sol da manhã. Crie uma periodicidade, pode ser a cada três meses, tire todos os sapatos e coloque próximo à uma janela por meia hora. Isso ajuda a se livrar de presenças indesejadas nos seus preciosos amigos.

Evite os produtos químicos

Em qualquer sapato, evite ao máximo limpar com produtos químicos, mas se o sapato for de couro, então você não deve expor aos químicos nunca. Eles são mais sensíveis e precisam do máximo de cuidado e do mínimo de produtos. Por isso, é muito importante sempre guardar as informações que vem na caixa assim você sempre tem a forma correta de cuidar e que tipo de produto deve ser usado na limpeza.

Renovando seus sapatos

Se o seu sapato está velhinho e perdeu o brilho, sempre vale engraxar, lembre-se de usar o produto certo e só use se for o ideal para o seu sapato. Algumas graxas são tão fáceis de usar que você pode fazer sozinha em casa. Mas, em caso de dúvida, leve seu sapato em um bom sapateiro que ele pode dar uma nova cara ao seu amigo, fazendo parecer novinho. Levar ao sapateiro é uma boa forma de economizar, pois sempre há uma solução para probleminhas como fivelas, sola, entre outros. E os bons sapateiros sabem fazer reparos para nos deixar bem felizes!

VER + DICAS
Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO