Como Tirar Chulé Dos Sapatos

Tirar Chulé Dos Sapatos

Como Tirar Chulé Dos Sapatos

Como Tirar Chulé Dos Sapatos

Não resta dúvida que tirar o sapato quando ele está começando a exalar um cheirinho desagradável não é muito legal, não é mesmo? O desagradável “chulé”! O chulé é causado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de o todo material que se encontra sobre a pele.

A umidade faz com que elas se proliferem com maior rapidez. Ao decomporem o material, ocorre um processo de fermentação, que libera o odor conhecido, ou seja, o famoso “chulé”, que é difícil de suavizar. Mas não se preocupe! Mostrarei a seguir nesse artigo, algumas dicas bem simples que serão de grande ajuda:

Tente não usar sapatos fechados todos os dias, pois é ruim para a saúde dos pés e favorece o mau cheiro, ou seja, o chulé.

Quando chegar em casa, mude de sapato, e deixe o sapato que você usou durante o dia tomar ar.

Não importa se o sapato é de boa ou média qualidade, todos absorvem o mau cheiro. Por esse motivo devemos sempre manter os sapatos limpos, pois essa medida irá auxiliar na remoção do odor do sapato, seja lavando à mão, ou na máquina de lavar (nem todos os sapatos podem ser lavados dessa maneira).

Caso o sapato não permita esse tipo de limpeza, lave a palmilha na máquina e com um pano com desinfetante, limpe o interior do sapato. Deixe todas as partes secarem muito bem em um local arejado (de preferência no sol), antes de usá-lo novamente. Usar sapato molhado pode causar um odor ainda pior.

Alternar os sapatos é recomendável, pois quando você usa o mesmo sapato por dias seguidos, não permite que ele areje adequadamente e por consequência ele fica mais propenso a apresentar odor, o chulé.

Usar meias sempre que possível, também é muito útil, porque usar sapatos sem meias ou com meias sintéticas pode ser o motivo de seu chulé. Por essa razão devemos utilizar meias de algodão, pois elas ajudam a absorver a umidade dos pés. Se possível utilizar meias de corrida, elas têm uma tecnologia específica para absorção de umidade que ajuda a manter os pés secos. Se tiver receio de que elas apareçam, basta procurar o modelo adequado para se calçado. Para evitar o odor, o mais importante é que as meias cubram as solas dos pés e a frente dos dedos, por isso uma meia sapatilha já faz efeito.

Congelar o sapato também remove o chulé do sapato.  Isso ocorre porque o frio do congelador elimina os fungos e bactérias que causam mau cheiro nos sapatos. Para isso, você deve colocar os sapatos em um saco plástico selado no congelador e deixá-los durante a noite. Vale ressaltar que é preciso estar atento ao material do sapato, pois ele pode ser danificado nesse processo, principalmente se ele for sintético.

Usar palmilhas com controle de odor. Existem palmilhas com tecnologia desenvolvida especificamente para corrigir esse problema de chulé, como as palmilhas com sais de prata. Você pode recortá-las no formato da sola original de seu sapato. Elas funcionam bem em todos os tipos de sapato. Para isso, basta prender as palmilhas com tiras de fita adesiva dupla face se o sapato for aberto.

Secar os sapatos colocando-os ao sol ou em algum lugar quente. Deve-se também tirar os cadarços e levantar a lingueta para uma secagem mais rápida. Manter os sapatos sempre secos ajuda a prevenir o crescimento de bactérias, que são as causadoras do chulé. Se não tem como colocar os sapatos para secar ao sol, improvise lugares como atrás da geladeira, freezer, pois eles ajudam a eliminar a umidade.

Usar vapor quente ou um secador: O vapor quente pode ser de grande ajuda na erradicação de fungos e bactérias, livrando assim o sapato de odor. Se você se preocupa com a lavagem do seu sapato, tente também esse método.

 

Produtos para tirar chulé dos sapatos

Produtos para tirar chulé dos sapatos

Produtos para tirar chulé dos sapatos

TALCO:

O talco atua da mesma forma que o bicarbonato de sódio. Ele também tem a capacidade de absorver a umidade e assim minimizar o chulé. Ele pode ser usado de duas maneiras: Podemos pôr um pouco de talco em cada sapato e deixar atuar por toda a noite para removê-lo de manhã, ou aplicar o talco no pé para eliminar a sudoração. É muito útil e eficaz.

CASCAS DE LARANJA, LIMÃO OU TANGERINA:

Nunca jogue fora as cascas dessas frutas. Elas podem ser utilizadas na luta contra o chulé. Basta colocá-las (bem sequinhas) dentro de seus sapatos à noite e retirá-las pela manhã. Com certeza é um truque seguro e você ainda reaproveita essas cascas que não teriam função.

SÁLVIA E LAVANDA:

Essas plantinhas aromáticas são muito efetivas na eliminação de odores. A dica é colocar em cada sapato algumas folhinhas de sálvia e alguns raminhos de lavanda durante a noite. Pela manhã, com certeza, você terá sapatos mais que prontos!

ÓLEO ESSENCIAL DE ÁRVORE DO CHÁ:

Dentre os óleos essenciais com propriedades desinfetantes, o da árvore de chá, é sem dúvida. O mais eficaz. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou perfumarias. Não é caro e pode servir tanto para eliminar o chulé dos sapatos quanto para preparar gel para mãos. É só pingar algumas gotas nas palmilhas dos sapatos duas vezes por semana. Com isso tiraremos o odor e eliminaremos as bactérias dos sapatos. É muito fácil!

SAL:

De noite, preparar uma bacia com água morna e duas colheres de sopa de sal. Deixar os pés nessa solução por dez minutos e deixar secá-los naturalmente. Vale ressaltar, que você não poderá usar esse método antes de calçar os sapatos. Ele só poderá ser usado antes de dormir.

O escalda pés também pode ser feito com diversos outros produtos, como o chá verde e o chá preto (fazer imersão diária de 15 minutos). Outro produto também utilizado para o escalda pés é o óleo essencial de cipreste (oito gotas numa bacia de água), que deve ser feito três vezes por semana.

RAIZ DE GENGIBRE:

O gengibre também é uma solução muito eficaz para pés, pois inibe o crescimento bacteriano e remove as toxinas. Deve-se fazer um purê de um tamanho médio de raiz de gengibre. Depois picar o purê em uma xícara de água quente e deixar por 10 a 15 minutos. Usar um filtro para coar a solução. Após, o usar o líquido nos pés, massageando-os suavemente todas as noites antes de ir para cama. Esse processo deve ser repetido por durante duas semanas para se obter resultados positivos.

Saiba também:

tirar chulé com bicarbonato

Como tirar chulé com bicarbonato

Como tirar chulé dos sapatos com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é infalível para tirar o chulé dos sapatos. Ele é um elemento químico natural que tem a capacidade de absorver manchas, odores e umidades e por esse motivo, é muito utilizado para combater o mau cheiro dos sapatos.

Para isso, basta jogar uma colher de sopa de bicarbonato em cada pé do sapato nas palmilhas. Espalhá-lo bem e deixar que atue no sapato por toda a noite, e removê-lo de manha. Na hora já será possível notar a melhora.

Como tirar chulé dos sapatos com vinagre

  1. É só misturar 50% de vinagre branco destilado e 50% de água.
  2. Pulverizar essa mistura nos sapatos, tanto no forro quanto na palmilha e deixar secar por 30 minutos.
  3. Caso precise usar os sapatos, antes de estarem totalmente secos, utilize um secador de cabelo para agilizar na secagem.

Como tirar chulé dos sapatos de couro

O couro é um material feito de pele de animal tingida e usado para fazer jaquetas, bolsas, cintos, sapatos e muitos outros produtos. Embora seja bastante durável é mais difícil de limpar do que as fibras naturais ou sintéticas. Em vista disso, a flor do couro pode captar cheiros fortes, como: fumaça, odor de comida e suor, um dos principais responsáveis pelo chulé.

Uma dica muito usada para se remover o chulé dos sapatos de couro é embrulhá-los em um jornal ou em papel Kraft. A qualidade porosa do jornal e do papel Kraft torna ambos excelentes para absorver o chulé dos sapatos de couro. Antes de embrulhar os sapatos verifique se estão totalmente secos.

Os jornais também devem estar secos. A fibra solta dos jornais os torna mais macios e mais absorventes do que outras opções como o papel sulfite. Ao embrulhar os sapatos, você deve agir da seguinte maneira:

  • – Amasse várias folhas de jornal em uma caixa e coloque o sapato de couro dentro do jornal, feche a caixa e deixe-a assim por um ou dois dias.
  • – Após esse período verifique se o sapato de couro para ver se o jornal absorveu mesmo o chulé. Dependendo, pode ser necessário deixar o sapato de couro no jornal por mais um dia.
Como tirar mau cheiro das sapatilhas

Como tirar mau cheiro das sapatilhas

Como tirar mau cheiro das sapatilhas

Para se tirar o mau cheiro das sapatilhas é muito fácil e rápido. Basta quando você chegar em casa, tirar as sapatilhas e imediatamente salpicar sal (de cozinha mesmo) por dentro da sapatilhas e deixar até o dia seguinte em um local arejado. Retirar o sal de dentro das sapatilhas, no dia seguinte, e também passar um pano úmido para que não fique nenhum vestígio do sal.

É impressionante como não fica cheiro! E se você fizer o uso do sal desde o primeiro uso, é aí mesmo que o cheiro não aparece nas sapatilhas!

Como tirar chulé de sandálias

Existem várias opções para se tirar o chulé de sandálias. Dentro delas podemos destacar:

– Passar um desodorante para pés com óxido de zinco nas sandálias e nos pés diariamente. Esse composto químico mata as bactérias que causam o chulé. Uma outra opção também é fazer um spray com 50% de alvejante e 50% de água, para borrifar nas sandálias. Vale ressaltar, que essa mistura não deve ser diretamente espirrada nos pés. Deixe as sandálias secarem completamente antes de usá-las novamente.

– De preferência, use sandálias abertas ao invés de fechadas, uma vez que permitem que os pés respirem. Se você decidir por usar sandálias fechadas nos dedos, use meias para manter seus pés secos e para absorver o suor.

– Compre palmilhas que mantenham o mau cheiro longe das sandálias. Essas palmilhas combatem os odores e impedem que as bactérias se multipliquem. Retire-as das sandálias enquanto não estiverem em uso para que arejem um pouco.

– Espalhe bicarbonato de sódio nas sandálias e deixe-as por algumas horas no freezer. Retire as sandálias do freezer e limpe-as depois de uma ou duas horas.

– Borrife álcool dentro de seus sapatos. Ele absorve a umidade e mata as bactérias.

Como tirar mau cheiro de sapato de plástico

Tirar o mau cheiro do sapato de plástico é bem simples e pode ser feito com álcool ou sabão em barra. Para isso, você deve umedecer o sapato e esfregá-lo com uma escova de cerdas macias com um pouco de álcool ou sabão neutro.

Caso o sapato tenha aplicações de glitter, pedras e outros materiais, a escova deve ser trocada por um pano úmido, que deve ser esfregado suavemente no sapato. É também aconselhável deixar o sapato de plástico tomar um ar, após ser usado.

A ventilação é ótima para levar embora o mau cheiro. Se o sapato de plástico tiver palmilha, ela deve ser tirada para também tomar ar.

Além de todas essas dicas, para se ficar livre do chulé é também necessário redobrar os cuidados com a higiene. Dessa maneira, a umidade dos pés é eliminada, dificultando assim a ação dos fungos e das bactérias.

Para se evitar o chulé é também recomendado:

– Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos (o que evitará também as frieiras).

– Evitar sapatos fechados no verão, porque eles aumentam a temperatura e a transpiração.

– Usar sapatos de meias limpas, e de preferência de algodão, pois elas absorvem melhor o suor.

– Não andar descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava pés).

Usar o próprio material para cortar as unhas.

– Não usar os mesmos sapatos todos os dias.

– Expor os sapatos ao sol, após usá-los.

Como você pode ver, opções não faltam para combater o mau cheiro dos sapatos. Espero ter ajudado com essas dicas de combate ao chulé. Gostou das dicas? Compartilhe.

Como Tirar Chulé Dos Sapatos
5 (100%) 7 Votos

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Capinhas para Iphone modelos [2018]
Tags: , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.