Como Evitar o Chulé?

Não sei se porque tenho neurose com cheiros, mas chulé é algo que se eu tivesse, surtaria! Primeiro que ficaria incomodadíssima com o cheiro, e segundo que ficaria bem constrangida, porque tem gente que tem tanto chulé que a gente sente de longe!

Lembro de um São João em que um dos meus melhores amigos ficou lá em casa e que coloquei a “percata” dele pra dormir na varanda, porque dentro de casa ninguém aguentava o cheiro! Sério, ele usava aquelas sandálias de couro, sabe? O cheiro era insuportável! Pois coloquei a sandália pra fora (queria jogar no lixo…rsrs) e preparei um escalda pés com água oxigenada volume 10 (não sei de onde eu tirei isso, mas lembro que foi o que usei!) pra tentar neutralizar aquele odor horroroso!

Depois disso acabei meio neurótica com isso de chulé e cuido dos pés com muito mais afinco!

como-acabar-com-chule

O chulé, conhecido também como bromidose plantar, tem como causa primeira o suor excessivo, mas  não é  só o excesso de transpiração nos pés que causa o chulé, mas também a conservação dos sapatos, o tipo de meia e mesmo o material do qual os calçados são feitos, dentre outras coisas.

Alguns fatores, como, principalmente, a falta de higiene piora o problema, já que intensifica a proliferação de fungos e de bactérias. Isso piora o problema porque o odor ruim do chulé é resultado da ação dos fungos e das bactérias na queratina, que é macerada pelo suor.

Apesar de ninguém estar imune ao problema, os homens sofrem mais com o chulé, sobretudo os jovens e de meia idade. Isso acontece devido a maior ou menor ação da testosterona, que pode vir a determinar a quantidade de transpiração nos pés. Outra coisa que precisa ser ressaltada é que os homens tendem a usar mais sapato fechado, e isso torna mais fácil a proliferação dos fungos e das bactérias.

Uma coisa que ajuda muito a evitar o chulé é expor o sapato ao sol, mesmo que indiretamente, após o uso, pois assim o calor vai secar o suor, e isso reduz a proliferação de fungos e bactérias. Por isso não é indicado usar o mesmo sapato todos os dias, assim como não se deve usar a mesma meia todo dia. Quanto às meias, é indicado que sejam usadas as de algodão, já que as de material sintético fazem os pés transpirarem mais, o que piora o chulé.

Sapatos de material sintético, como o plástico e a borracha, por exemplo, concentram mais umidade e mais calor, e isso aumenta o mau odor. Assim sapatos de material sintético, bem como os fechados, que impedem a ventilação dos pés, devem ser evitados, já que facilitam a produção do suor.

Uma dica boa é usar talcos específicos para os pés após o banho, pois eles absorvem a umidade e contém ativos, antissépticos, antibacterianos e antiperspirantes, o que rediz o suor e combate as bactérias.

Para se livrar mesmo do chulé o ideal é melhorar a higiene, enxugando os pés após o banho, não usar calçados ou meias sujas, deixar os sapatos no sol (de forma indireta, pra não estragar), não andar descalço em pisos úmidos e evitar meias e sapatos de artigos sintéticos.

Beijos

Ju Lopes

Como Evitar o Chulé?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.