Não sei se porque tenho neurose com cheiros, mas chulé é algo que se eu tivesse, surtaria! Primeiro que ficaria incomodadíssima com o cheiro, e segundo que ficaria bem constrangida, porque tem gente que tem tanto chulé que a gente sente de longe!
Lembro de um São João em que um dos meus melhores amigos ficou lá em casa e que coloquei a “percata” dele pra dormir na varanda, porque dentro de casa ninguém aguentava o cheiro! Sério, ele usava aquelas sandálias de couro, sabe? O cheiro era insuportável! Pois coloquei a sandália pra fora (queria jogar no lixo…rsrs) e preparei um escalda pés com água oxigenada volume 10 (não sei de onde eu tirei isso, mas lembro que foi o que usei!) pra tentar neutralizar aquele odor horroroso!
Depois disso acabei meio neurótica com isso de chulé e cuido dos pés com muito mais afinco!
O chulé, conhecido também como bromidose plantar, tem como causa primeira o suor excessivo, mas não é só o excesso de transpiração nos pés que causa o chulé, mas também a conservação dos sapatos, o tipo de meia e mesmo o material do qual os calçados são feitos, dentre outras coisas.
Alguns fatores, como, principalmente, a falta de higiene piora o problema, já que intensifica a proliferação de fungos e de bactérias. Isso piora o problema porque o odor ruim do chulé é resultado da ação dos fungos e das bactérias na queratina, que é macerada pelo suor.
Apesar de ninguém estar imune ao problema, os homens sofrem mais com o chulé, sobretudo os jovens e de meia idade. Isso acontece devido a maior ou menor ação da testosterona, que pode vir a determinar a quantidade de transpiração nos pés. Outra coisa que precisa ser ressaltada é que os homens tendem a usar mais sapato fechado, e isso torna mais fácil a proliferação dos fungos e das bactérias.
Uma coisa que ajuda muito a evitar o chulé é expor o sapato ao sol, mesmo que indiretamente, após o uso, pois assim o calor vai secar o suor, e isso reduz a proliferação de fungos e bactérias. Por isso não é indicado usar o mesmo sapato todos os dias, assim como não se deve usar a mesma meia todo dia. Quanto às meias, é indicado que sejam usadas as de algodão, já que as de material sintético fazem os pés transpirarem mais, o que piora o chulé.
Sapatos de material sintético, como o plástico e a borracha, por exemplo, concentram mais umidade e mais calor, e isso aumenta o mau odor. Assim sapatos de material sintético, bem como os fechados, que impedem a ventilação dos pés, devem ser evitados, já que facilitam a produção do suor.
Uma dica boa é usar talcos específicos para os pés após o banho, pois eles absorvem a umidade e contém ativos, antissépticos, antibacterianos e antiperspirantes, o que rediz o suor e combate as bactérias.
Para se livrar mesmo do chulé o ideal é melhorar a higiene, enxugando os pés após o banho, não usar calçados ou meias sujas, deixar os sapatos no sol (de forma indireta, pra não estragar), não andar descalço em pisos úmidos e evitar meias e sapatos de artigos sintéticos.
Beijos