Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros

Estrias são o terror da mulherada! A cada dia surgem novas promessas, mas nada consegue apagar realmente as estrias. Contudo, existem muitos tratamentos pra amenizá-las e já falamos de muitos deles por aqui, e por isso faremos um especial sobre estrias, abordando como evitar e como tratar e, vários casos.

Como Evitar as Estrias?

1. Formas Baratas de Evitar Estrias

Não ter muita grana não é mais justificativa pra ter estrias, pois existem formas baratinhas de evitar o problema. Como? Explicamos em um post aqui no blog que uma das maneiras mais fáceis de evitar as estrias é sempre passar cremes hidratantes. Uma pele bem hidratada é uma pele bem firme, com bastante resistência. Invista hoje mesmo em cremes e óleos à base de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa. Aplique sempre depois do banho, pela manhã e antes de dormir, massageando principalmente as áreas atrás dos joelhos, em toda a barriga e na lateral do quadril, onde elas aparecem com mais facilidade. Se você estiver grávida, pode aplicar até quatro vezes por dia, mas antes disso converse com seu médico para não correr o risco de alergias.

Outra forma bastante eficiente de evitar estrias é bebendo muita água. Ela mantém o corpo hidratado e consegue dar resistência à pele. É importante tomar, pelo menos, dois litros de água por dia para evitar as rupturas no tecido e, consequentemente, as estrias. Vale manter sempre o mesmo peso, mantendo o corpo em dia. Fazer exercícios físicos também é importante, pois eles conseguem manter a pele firme e forte. Mas, tome cuidado com exercícios muito intensos, como a musculação, que estica a pele e pode causar o rompimento dos vasinhos.

Quer saber mais? Leia esse post aqui!

Estrias
Estrias: O Guia Pra Acabar Com Elas!

2. Óleo de Amêndoas

O óleo de amêndoas é bastante conhecido e usado pela população pra várias coisas, mas a  indicação mais “famosa” do óleo de amêndoas é para evitar a formação de estrias e isso se dá devido a sua capacidade de formar um filme que protege a pele da perda de água (hidratação), o que significa que a pele fica mais macia e menos exposta às agressões externas. Da mesma forma que age nas estrias, ele age também nas rugas e isso acontece pelos mesmos motivos, pois ele garante que não haja perda de água, melhorando a elasticidade da pele. Pra saber mais, clique nesse post aqui.

3. Formas de Prevenir as Estrias

A prevenção das estrias já foi tema de muitos posts por aqui, inclusive com a opinião de profissionais. Como as estrias algumas vezes estão associadas ao ganho rápido de peso, uma dieta saudável e balanceada evitando o consumo de doces e gorduras, evita o efeito sanfona. “Alimentos que contenham vitaminas A, C e E ajudam na formação do colágeno, o que evita a formação das estrias”, explica Marcela. Ela também orienta a beber pelo menos oito copos de água por dia. A dica mais importante para prevenir as estrias é manter uma hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. “Existem inúmeras marcas de hidratantes no mercado, no caso de mulheres grávidas é sempre bom pedir a opinião de seu médico antes de escolher uma delas. Óleos de amêndoa ou de sementes de uva também podem ser adotados como hidratantes naturais, podendo ser usados durante o banho”, diz a fisioterapeuta.

Pra ler mais, clique aqui

Estrias evitar Gravidez
Estrias na Gravidez

Estrias na Gravidez

1. Como Evitar Estrias na Gravidez?

As estrias surgem especialmente na barriga durante a gravidez, já que a pele dessa área do corpo estica bastante, e já fiz um post aqui explicando como evitar o surgimento delas com dicas básicas, mas eficientes.  Controlar o peso que se ganha durante o período gestacional é essencial para evitar as estrias, porque esse aumento de peso repentino, progressivo e rápido leva ao rompimento das fibras de colágeno e elastina e, consequentemente, às estrias.

Além disso, é preciso manter a pele muitobem hidratada! A pele hidratada é mais resistente e menos vulnerável aos danos causados pelo estiramento repentino da pele. Aqui, vale ressaltar que os produtos utilizados devem ser específicos para gestantes e recomendados pelo médico responsável, já que existem vários ativos que não podem ser utilizados durante o período gestacional. Portanto, usem hidratante dia e noite, noite e dia! Apesar de inexistência de comprovações científicas, o uso dos óleos (sempre vegetais, por favor!) é muito recomendado pelos “mais velhos”. Ainda há muita discussão sobre o assunto, e há quem garanta que eles não ajudam na prevenção, mas como mal não faz, não custa tentar, não é mesmo? Pra saber mais, clique nesse post aqui.

2. Creme Anti-Estrias Pra Gestantes

Já disponibilizamos aqui uma fórmula pra ajudar a previnir estrias na gestação e ela pode ser feita em qualquer farmácia de manipulação. Pra conferir é só clicar aqui.

3. Como Evitar Estrias na Barriga?

Na gestação a pele da barriga estica bastante e há um aumento de peso, então  é normal que as fibras se rompam e surjam as estrias, mas dá pra, de certa forma, prevenir o problema.  Como expliquei nesse post aqui, vale investir nos óleos vegetais após o banho, pois mesmo que não existam estudos que comprovem a sua eficácia, eles podem sim ajudar, e toda ajuda é válida no combate às estrias, né? Além de hidratar bastante a pele, é recomendável cuidar do peso, para que o não se engorde muito durante esse período, pois quanto mais a pele “estica”, maiores são as chances de aparecerem as tais listrinhas malditas.

Tratamentos Para Estrias

1. Quais Tratamentos Acabam Com as Estrias?

O tratamento das estrias depende de vários fatores, e já falamos disso aqui muitas vezes.  Quando as estrias estão na fase inicial, quando são vermelhas, os tratamentos são bem mais eficazes, já que, nessa fase, as células possuem uma capacidade de regeneração que, com o tratamento adequado, consegue reverter o quadro em quase 100%, deixando a pele lisinha e sem marcas. Quando elas estão arroxeadas, é possível obter uma melhora de até 70%. Já no caso das estrias brancas, apesar de todas as promessas, pode-se obter uma melhora significativa, mas, até o momento, nenhum tratamento é capaz de fazê-las desaparecer por completo. O que acontece é que, com o tratamento certo ou com a junção de alguns tratamentos, elas reduzem de tamanho e de espessura e se tornam menos visíveis.

Nesse post aqui tem bem explicado quais são os tratamentos disponíveis.

Lasers Estrias
Lasers Que Acabam Com as Estrias!

 Lasers Que Acabam Com as Estrias!

Nesse post falamos dos dois tipos de laser fracionado, o ablativo e o não ablativo.

O laser fracionado não ablativo é indicado tanto para as estrias brancas quanto para as estrias vermelhas. Nas estrias vermelhas há uma melhora de até 80% após a terceira sessão, enquanto que nas estrias brancas os resultados são mais discretos, com melhora de até 50% após cinco sessões. O laser penetra na pele, gerando um aquecimento intenso, que acaba atingindo áreas super pequenas de lesão, que acabam sendo substituídas por outras, estimulando a síntese de colágeno. O que acontece aqui é que a camada superficial da pele é retirada, e isso deixa a pele bastante machucada, o que exige alguns cuidados como aplicação de anestésico local e aplicação de ar gelado para reduzir a intensidade da dor.

O laser fracionado ablativo, que é indicado para tratar estrias brancas, é bem invasivo, já que transforma a pele em vapor e a elimina. É aplicado diretamente nas estrias e, como ocorre em micro-áreas  produz uma nova pele nas áreas tratadas.A aplicação é bastante similar a do laser fracionado não ablativo, já que machuca a pele e precisa de aplicação de anestésico tópico e jato de ar gelado para minimizar a dor. Também precisa de, em média, quinze dias pra que a pele se recupere, com a ajuda de cremes anestésicos, mas a proibição de se expor ao sol é mais longa, certa de dois meses ou mais.

Pra saber mais sobre esses dois tratamentos, clique nesse post aqui.

Luz Intensa Pulsada

Uma outra opção de tratamento para as estrias é a  a Luz Intensa Pulsada, conhecida como LIP. A luz intensa pulsada consegue atingir os vasos sanguíneos, gerar um aquecimento local e estimular a produção de colágeno, o que leva a regeneração da pele. Apesar de não machucar a pele e não causar dor, o LIP pode causar queimaduras nas peles mais escuras (de morena a negra) e nas peles bronzeadas, sendo necessário, em todo caso, evitar a exposição solar durante o tratamento e usar protetor solar na região tratada.

Não causa dor, mas há uma sensação de queimação que possui intensidade variável e pode permanecer por algumas horas. Além disso, a luz disparada pelo aparelho causa incômodo. Nos três primeiros dias após a sessão a pele tende a ficar vermelha e inchada, sendo que, em alguns casos, podem aparecer na pele bolhas, manchas (escuras ou mais claras que a cor da pele) e até mesmo queimaduras. Pra saber mais sobre esse tratamento, clique aqui.

Peeling de Ácido Retinoico

O ácido retinóico de uso tópico é, até hoje, uma das melhores formas de tratar as estrias existentes, tanto as brancas quanto as vermelhas, mas o peeling de ácido retinoico vai além e oferece resultados ainda melhores, tanto no tratamento das estrias brancas quanto das vermelhas e arroxeadas. A eficácia decorre do mecanismo de ação que, basicamente, consegue remover a camada superficial da pele, gerando um processo inflamatório que acaba forçando a sua renovação. Apesar de bastante eficaz, é preciso salientar que a melhora no aspecto geral das estrias é, ao contrário do laser, que age mais profundamente, gradativo, o que pode incomodar quem procura resultados rápidos.

Expliquei tudinho nesse post aqui ó.

Acupuntura Para Estrias tratamento
Acupuntura Para Estrias

Acupuntura Para Estrias

Vocês gostam da acupuntura? Eu adoro! E ela é maravilhosa pra várias coisas, inclusive pra ajudar no tratamento das estrias, sabia? De modo geral, as agulhinhas estimulam a produção do colágeno e da elastina, além de melhorar a circulação sanguínea, a circulação linfática e a oxigenação das células, sobretudo se o método utilizado for a eletroacupuntura, quando o estímulo gera uma reação inflamatória aguda que potencializa todas as “reações” já descritas. Seu uso no tratamento da flacidez e da gordura localizada vem crescendo a cada dia, e os resultados são promissores, já que quanto maior a produção de colágeno, menos flacidez tem a pele.

Falei mais sobre isso nesse post aqui.

Peeling de Cristal

Eu fiz peeling de cristal quando tentei fazer a carboxi e não consegui porque doía demais e gostei dos resultados.  Trata-se de uma espécie de esfoliação química, uma dermoabrasão, que age removendo marcas, rugas, estrias, manchas, espinhas, linhas de expressão e cravos, melhorando o aspecto geral da pele.

Assim, é um tratamento indicado para tratar vários problemas ao mesmo tempo, garantindo a melhora da pele. Vale lembrar que esse peeling age também estimulando a produção de colágeno, e isso significa mais firmeza e melhor tônus. Ele pode ser feito no rosto, mas também na barriga, nas costas, nas pernas, no culote e, de modo geral, em todo o corpo. Aqui existem duas opções, um método mais leve e um mais profundo. No método mais leve, é feita uma esfoliação na epiderme, que é a camada mais superficial da pele. No método mais profundo chega-se até a derme superficial. Aqui geralmente é feita uma associação de ativos, como o colágeno, o ácido retinoico, ativos tensores dentre outros, que são aplicados na derme superficial, onde a permeabilidade maior, o que garante uma maior penetração dos ativos e um melhor resultado no tratamento. Pra entender melhor como funciona esse tratamento, clique aqui.

Tratamentos Potentes Para Acabar Com as Estrias

Nesse post tem uma seleção de vários tratamentos diferentes que podem ajudar nesse caso, tanto nas estrias brancas quanto nas estrias vermelhas. As opções são os peelings diversos, o laser e o ácido, que ainda é considerado o mais potente tratamento para estrias mais novas, aquelas que ainda são vermelhas e que saem com mais facilidade. Já para as estrias que já estão brancas, a indicação é sempre o laser ou o peeling, que são mais fortes e conseguem mudar a pigmentação das estrias. Em todos os tratamento contra estria, inclusive com ácido, é proibida a exposição solar na área onde está sendo feito o tratamento. Depois do término do tratamento, é fundamental o uso do protetor solar fator 30 ou 50 em cada região. Lembre-se: a pele estará bem sensível! Pra saber mais clique nesse post aqui.

Carboxiterapia

A carboxi é uma das opções mais interessantes pra tratar estrias, pena que dói demais e eu não consegui levar adiante! rs  Pra quem ainda não conhece, É um procedimento que injeta gás carbônico no tecido subcutâneo e que vem  sendo largamente utilizada no tratamento de estrias, celulite e flacidez. Ao ser injetado no tecido subcutâneo o gás carbônico, que é vasodilatador, gera um aumento do fluxo de oxigênio nos tecidos e no metabolismo local, o que leva a uma maior queima de gordura, uma maior cicatrização e uma maior produção de colágeno. Além disso, como ocorre uma distensão da pele por causa do gás, há uma retração desse tecido, o que melhora a flacidez. Expliquei mais sobre esse e outros tratamentos para estrias nesse post aqui.

Demaroller

O "roller" já caiu na boca do povo e cada vez mais vejo as pessoas usando e indicando. Como expliquei nesse post aqui, trata-se de um aparelho do tamanho de um barbeador, com um cilindro coberto de micro agulhas que, ao serem “roladas” na pele, estimulam o colágeno e fazem com que a epiderme se reestruture e preencha as estrias.

Quando usei e fiz o post muita gente perguntou dos resultados e expliquei que para o que se propõe ele funciona sim, e muito bem. Os resultados são progressivos e a melhora a cada sessão é notória. O que não vale é usar uma vez na vida e querer resultado, né?Como quase tudo na vida, é preciso ter uma rotina de cuidados, usar constantemente e corretamente. As principais mudanças sentidas são na profundidade, largura e cor das estrias. Além, é claro, das mudanças na textura da pele, mas explico isso melhor nesse post aqui.

Tratamentos Tópicos Para Estrias

Ácido Retinoico

Eu amo ácido retinoico pra tudo na pele, porque ele faz maravilhas, inclusive nas estrias.   As estrias são causadas em decorrência do rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele, e como essas fibras são formadas por elastina e colágeno (sempre ele!), os melhores tratamentos para estrias são aqueles que estimulam a produção de colágeno, e é aí que entram os ácidos, mais precisamente o ácido retinóico. Apesar de poder ser tratada com outros ácidos, a exemplo do ácido glicólico e do l-ascórbico, o ácido retinóico é, sem sombra de dúvidas, a melhor opção, pois estimula a produção de colágeno e reorganiza as fibras elásticas, reduzindo assim, a largura e o comprimento das estrias. Falo mais sobre isso nesse post aqui.

Usando Ácidos Para Tratar Estrias

Falar de tratamento tópico para estrias é falar dos ácidos e a razão é simples: eles funcionam!  Quase todos os tratamentos para estrias envolvem o uso de ácidos, e o ácido retinoico, em específico, é bastante utilizado e apresenta os melhores resultados. Outros ácidos, como o glicólico, por exemplo, também podem ser utilizados, mas a “resposta” do ácido retinoico é mais rápida e efetiva, já que esse ácido estimula a produção de colágeno, reorganiza as fibras elásticas e minimiza a largura, o comprimento e a profundidade  das estrias. O melhor é que o ácido retinoico pode ser utilizado em casa, pela própria pessoa, sendo receitado, é claro, por um médico dermatologista. A aplicação é simples e deve ser feita toda noite antes de dormir apenas nas estrias. É essencial ter acompanhamento médico porque o ácido retinoico pode causar reações como irritação e sensibilidade na pele, e existem pessoas que desenvolvem alergias a esse ácido, que se não for usado da forma correta pode causar queimaduras na pele. Pra entender melhor, vejam esse post aqui.

Cremes Para Estrias
Cremes Para Estrias Funcionam?

Cremes Para Estrias Funcionam?

Muita gente questiona se os cremes para estrias, que, ressalte-se, são caros, funcionam, e a resposta é depende! No caso das estrias vermelhas, que são mais recentes, o índice de sucesso é muito maior que nas estrias brancas, sobretudo se estas forem antigas e largas. O que eu garanto é que, apesar de funcionarem, nenhum dá sumiço nas benditas, e os resultados são lentos e progressivos, mas nesse post aqui tem mais informações sobre isso!

Fórmula Para Estrias Brancas Com Fatores de Crescimento

Eu gosto muito dos produtos manipulados, porque são mais baratos e dá pra dosar melhor as concentrações, e essa fórmula aqui é excelente! Quem quiser pegar a fórmula pra manipular, é só clicar nesse post aqui.

Já usei ele e fiz resenha aqui, e expliquei porque funciona: ele é feito à  base de fatores de crescimento, vitamina F hidrossolúvel e silicone.  Os fatores de crescimento utilizados são os epidermais e transformadores, que induzem a proliferação de fibroblastos, a produção de colágeno e elastina, e também a proliferação de células epidermais, o que renova a pele. Já a vitamina F atua como hidratante vez que é fonte de ácido linoleico, auxiliando na manutenção da barreira protetora da pele. O silicone, por sua vez, é um agente emoliente.

Creme Para Estrias Brancas

Aposto alto nos fatores de crescimento porque são ativos dos bons, sabe? Essa fórmula contém esses ativos e nesse post aqui expliquei melhor como eles funcionam.

O fator de crescimento EGF, tambpem chamado Fator de Crescimento Epidermal (Oligopeptide-1), reduz e previne linhas e rugas pela ativação de novas células da pele e devolve a uniformidade no tom da pele, devolvendo vitalidade e energia. Além disso,  recupera a aparência jovial da pele e elimina cicatrizes e manchas da pele. O fator de crescimento TGF-beta3, conhecido como Fator de Crescimento Transformador (Polipeptide-5), é um fator de crescimento especialmente anti-a, pois além de induzir à proliferação de fibroblastos e produção de colágeno e elastina, também induz à proliferação de células epidermais e consequente renovação celular. Muito eficaz na cura de ferimentos cutâneos. Além dos fatores de crescimento, essa fórmula contém  ácido Linoleico, linolênico e araquidônico, sendo, portanto, hidratante.

A Caneta Que Acaba Com As Estrias!

Existem várias versões da caneta que acaba com as estrias, e a que falei foi a que contém Hyaxel, Hidroxiprolisilane e DSBS.  O Hyaxel é um composto de ácido hialurônico (AH) e silício orgânico (Silanol) que tem por função intensificar a renovação epidérmica, com efeito preenchedor e firmador. Ele acelera o processo regenerativo e restaura  a elasticidade da pele, aumentando o sistema de defesa cutâneo, combatendo as reações inflamatória, aumentando a espessura da pele e prevenindo a formação das estrias.

Já o hidroxiprolisilane é  um tipo específico de silício orgânico associado à hidroxiprolina (aminoácido precursor do colágeno) capaz de prevenir e tratar estrias, já que possui ação hidratante e reforça a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, estimula a formação de colágeno, ajudando a “preencher” a estria e combater a flacidez local. O DSBC é uma sinergia de silício e ácido salicílico que age como anti-inflamatório, conseguindo penetrar profundamente na pele e desinflamar a estria. Esses três ativos juntos reestruturam e reorganizam as fibras elásticas e amenizam bastante a espessura e profundidade das estrias.

Falei muito mais sobre ela nesse post aqui.

Cremes Manipulados

Nesse post aqui foram disponibilizadas fórmulas diversas pra evitar e tratar as estrias, e o legal é que são produtos manipulados, que têm um custo mais baixo. Quem quiser conferir é só clicar aqui.

Elast Cream, Adcos

Um creme industrializado que testei e gostei muito foi esse da Adcos. Nesse post expliquei que o  Elast Cream vem com a promessa de prevenir a formação de estrias e amenizar as já existentes,  e isso só é possível graças aos ativos presentes na composição, quais sejam, a vitamina A, a vitamina E, o complexo AE (antielastase) e o óleo de amêndoas.  O complexo AE (antielastase) é uma mistura bem potente de ” frações flavonoidicas de espécies vegetais”, que, resumidamente, possui uma ação protetora do sistema de elasticidade da pele, além de possuir ação nutritiva, cicatrizante, anti-inflamatória, hidratante a anti flacidez. A vitamina A tem ação na sustentação e na elasticidade da pele, já que age estimulando a proliferação das fibras de colágeno e elastina. A vitamina E, por outro lado, é altamente antioxidante e age protegendo as estruturas internas da pele dos danos causados pelos radicais livres. O óleo de amêndoas, por fim, é emoliente, nutritivo e hidratante, ajudando na manutenção da elasticidade da pele.

Dá pra ver que o que não faltam são opções, né?  Dá pra prevenir com atitudes simples e produtos baratos, e a prevenção é sempre o mais importante! Hidratantes e óleos ajudam muito, e não dá pra esquecer de hidratar por dentro, tomando muito líquido. Pra tratar existem dezenas de opções, mas quase todas custam caro, é fato! Contudo, no caso dos tratamentos tópicos, o mais eficaz continua sendo o ácido retinoico, que não é cara e dá um resultado bom, sobretudo nas estrias mais recentes.

Espero que o guia possa ajudar vocês!

Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros
4.9 (98.18%) 11 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Estrias são difíceis de sair mesmo, exige persistência se tratar com cremes. Amei o artigo!

  2. O post é maravilhoso e nos mostra diversos tratamentos que são super úteis, obrigada por compartilhar conosco!

    1. Olá Thais, muito obrigada. Fiz com muito carinho e espero ter ajudado.
      Beijos,
      Kalina

Leave a Reply

Your email address will not be published.