in

Se você ama uma pessoa com depressão nunca esqueça dessas 8 coisas

A depressão é uma doença avassaladora que pode até levar à morte se não tratada a tempo. A compreensão e união deve vir antes do tratamento médico. Por isso se você ama alguém depressivo, veja estas dicas abaixo:

Meu nome é Juliana, tenho 22 anos, sou paranaense da cidade de Arapongas e criadora do site: significadodossonhosonline.com
depressão - Se você ama uma pessoa com depressão nunca esqueça dessas 8 coisas
Se você ama uma pessoa com depressão nunca esqueça dessas 8 coisas

1 - Simplesmente ela acontece

A depressão traz uma tristeza e frustração incontroláveis que, dependendo do nível da doença, a tornam um zumbi tentando sobreviver ao caos emocional da sua vida.

Nada mais tem o brilho e importância que merece. A pessoa se sente paralisada tanto na mente como no corpo. E ninguém acorda dizendo “a partir de hoje, vou ser depressivo”. Isto é um mal que pode acontecer na vida de qualquer pessoa.

2 - Palavras não tem efeito

Falar é fácil, estar na pele da pessoa em depressão, é bem diferente.

Para o depressivo é sem sentido e não adiantam de nada palavras de incentivo.

Trazer um café quente ou aquele lanche que ele mais gosta, junto com um abraço vai ajudar mais que mil palavras.

3 - Longe é melhor

As pessoas que sofrem de depressão tem a tendência de se sentir um mal eminente que pode contaminar os demais. Querem solidão e isolamento para poder curtir seu sofrimento sem incomodar ninguém.

Este é um momento delicado. Você deve deixar evidente para o depressivo que você vai estar lá quando ele precisar, mas isso sem forçá-lo a sair do seu estado de inércia. Deixe ele te chamar primeiro.

4 - Estou contaminado

Por um momento você pode se encontrar influenciado pela condição do depressivo na ansiedade de ajudá-lo. Mas calma, sente-se, medite e bola para frente.

Mostre com atitudes que pode haver mudanças positivas para ele sem você ser prejudicado.

5 - É preciso um limite

Doar-se para ajudar a pessoa amada com depressão, é louvável. Mas, é preciso ajudar sem ter sua saúde sugada e prejudicada com isso. Procure estratégias e ideias para ajudar o depressivo sem comprometer suas realizações e alegria de viver.

6 - A opressão vem fácil

O depressivo fica estático, não tem desejo de se mover, seu desejo é só ficar parado, vivendo sem razão aparente. E por incrível que pareça, isso suga as energias do depressivo.

As emoções dele são cheias de altos e baixos. É preciso você saber lidar com os planos que serão frustrados de repente.

Neste caso, ser bem previsível e saber como lidar com a situação. Tenha consciência que isto faz parte dos sintomas da doença.

7 - Não é sua culpa

Entenda que o afastamento do depressivo ante a sociedade é decorrente da doença. Não é fácil entender exatamente o que pensam e o que sentem.

Você precisa saber que você não é o problema e sim é um dos principais sintomas da depressão, se afastar de todos.

Por isso, tome atitude positiva de não se culpar por não poder ajudar mais, faça o que pode sem forçar uma mudança repentina de sentimentos por parte dele. Tudo deve ser feito ao seu tempo.

8 - Não é tempo de exigir

A depressão não é um sentimento como o choro que dura alguns minutos e depois passa. Por isso, dizer que “se você não mudar, eu termino o namoro com você” é a sentença de morte que faltava para o depressivo.

Claro, que você deve saber o que é melhor para você, mas, se o seu desejo é ajudar e amar incondicionalmente, procure informações sobre a doença para você poder ajudar com sucesso, sem se prejudicar.

Escrito por Juliana Michenko

Meu nome é Juliana, tenho 22 anos, sou paranaense da cidade de Arapongas e criadora do site significadodossonhosonline.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - Inteligência Emocional: por que preciso me preocupar com isso?

Inteligência Emocional: por que preciso me preocupar com isso?

blank - Beauty House Experience 2019: O evento Beauty mais exclusivo do país

Beauty House Experience 2019: O evento Beauty mais exclusivo do país