Eles são lindos, meigos, fofos, amáveis…. Uma comemoração especial marcou o 59º aniversário da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), antiga Sociedade Pestalozzi de São Paulo, no fim do mês passado.
No terreno, de propriedade da Prefeitura Municipal de São Paulo, a instituição mantém um estruturado espaço com salas especiais, que atendem cerca de 500 alunos em dois períodos. No decorrer de mais de 5 décadas, construiu uma história de prestação de serviços a crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais, como Síndrome de Down. Mais recentemente, passou a oferecer atendimentos clínicos e educacionais aos autistas.
A ABADS realiza um trabalho intenso nas áreas de saúde, educação e capacitação profissional. Para que esse objetivo se cumpra, não se mede esforço para buscar, junto aos apoiadores, as condições de prosseguir neste trabalho, que tem benefíciado não somente as crianças e jovens, mas também aos seus familiares.
Conceder esse espaço à instituição também é motivo de grande alegria, “um presente de aniversário”. A ABADS vai levar mais harmonia para a cidade, porque ela tem a segurança de poder realizar o seu trabalho por mais 50 anos.
Na ABADS, profissionalismo e comprometimentos são as molas propulsoras à saúde. O Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) desenvolve recursos e apoios especializados na área da saúde às crianças que se beneficiam com as ações voltadas à estimulação e à reabilitação terapêutica.
O objetivo dessas intervenções é minimizar possíveis atrasos relacionados ao funcionamento cognitivo e às habilidades sociais, em prol da melhoria na qualidade de vida e do favorecimento à participação ativa na comunidade. O setor conta com uma equipe multidisciplinar em diversas especialidades, tais como coordenação clínica, assistência social, fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, fisioterapia, enfermagem, neuropediatria, entre outras.
A ABADS também oferece cursos dirigidos aos familiares em geral, voluntários e estagiários da instituição, a fim de proporcionar conhecimentos relacionados à pessoa com deficiência, promovendo, com isso, a qualidade de vida a todos.
Se para os profissionais envolvidos com o trabalho, diariamente, observar a evolução dessas crianças e adolescentes é, no mínimo, louvável, imagine-se para os pais ou responsáveis conseguirem encontrar o diagnóstico e um tratamento para seus filhos e podendo proporcionar-lhes mais oportunidades para se socializarem, aprenderem, conviverem e acima de tudo, serem felizes!
Síndrome de Down, é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. Ela é causada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a Síndrome de Down, está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico e aparência facial, que geralmente é identificada na hora do nascimento da criança.
A Síndrome de Down não tem cura, mas essas pessoas têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras, pois muitos estudam, trabalham, vivem sozinhos e se casam.
Muito legal essa matéria, não é?