O açaí, essa frutinha, pequena e suculenta é um verdadeiro tratamento de beleza e muitíssimo benéfico, sabiam?
O açaí, fruto do açaizeiro, uma palmeira originária das florestas tropicais da Amazônia, possui frutos pequenos, arredondados, de sabor amargo e de coloração roxo-escuro devido a presença de pigmentos naturais denominados de antocianina.
Essa frutinha, devido a seu elevado valor nutricional e energético, comprovado por várias pesquisas científicas, cada vez mais vem conquistando adeptos de uma vida saudável e do bem estar, que frequentam academia e praticam esportes.
Principais indicações:
- Prevenção e redução das doenças correlacionadas a efeitos nocivos de radicais livres, cardiovasculares e circulatórias.
- Prevenção da cegueira, catarata e infarto.
- Estimula a memória e ajuda a preservar o raciocínio.
- Propriedades antioxidantes e antimicrobianas. O açaí possui uma capacidade antioxidante cinco vezes maior pelo teste do DPPH do que a do Gingko biloba.
- Atuação antimicrobiana do extrato do fruto, principalmente frente ao Staphylococcus aureus, principal bactéria encontrada na pele humana.
- O açaí é um excelente antioxidante e repositor de energia.
- A fruta contém vitaminas, minerais e antioxidantes que combatem doenças e ajuda a manter um sistema imunológico saudável.
- O açaí melhora o desempenho sexual.
Valor nutricional e composição química
Muito rico em antocianinas, substância que tem o poder de neutralizar os radicais livres, o açaí tem um grande valor nutricional.
É fonte de lipídios, proteínas, fibras, minerais (ferro, potássio, fósforo, cálcio, cobre, magnésio, zinco) e vitaminas A, B1, B2, B3 e C.
Propriedades: A ação principal do fruto é a antioxidante. Entretanto conta ainda com as ações depurativa, estimulante, vasodilatadora, anti-hipertensiva e anti-inflamatória.
10 benefícios do Açaí
Os benefícios que essa fruta traz ao nosso organismo vem sendo cada vez mais estudados e deixam quem a consome com um sorriso roxinho de felicidade. Confira alguns desses benefícios:
1 – Previne Doenças Cardiovasculares
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, o consumo do açaí está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. Apesar de possuir um alto teor de gorduras mono e poli-insaturadas, elas fazem bem a todo o sistema cardiovascular e previnem o desenvolvimento de doenças do coração.
Essas gorduras diminuem os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom) e diminui os triglicérides. Além disso, a fruta contém grande quantidade de fibras alimentares e fitoesteróis, que também auxiliam no funcionamento do coração.
Ou seja, mesmo sendo uma fruta rica em gorduras, o que, em tese, seria ruim, é muito benéfica já que essas gorduras são gorduras do bem, gorduras que ajudam o nosso organismo.
2 – Aumenta o nível de energia
O açaí é uma excelente fonte de energia, devido as suas funcionalidades nutricionais, razão pela qual o seu consumo é muito indicado para quem faz exercícios físicos.
Pela sua riqueza em carboidratos, repõe o índice de glicose rapidamente após a prática de exercícios, sendo, portando, recomendado ingerir o açaí antes da prática das atividades física. Sempre que precisar de uma carga extra de energia, aposte numa taça de açaí!
3 – Previne o envelhecimento
Por sua alta concentração de antioxidantes, em especial a antocianinas, o açaí pode contribuir para uma capacidade de retardar e prevenir o envelhecimento das células e dos órgãos. E não esqueçam que os radicais livre são um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele, então o açaí age retardando e minimizando isso também.
4 – Auxilia no tratamento da pele
Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados a fatores inflamatórios, como acne, dermatite e nos tratamentos para o rejuvenescimento.
Possui também a capacidade de proteger e regenerar a pele dos danos e queimaduras causados pelos raios solares. Além do mais, a presença de ácidos graxos essenciais em sua composição auxiliam na hidratação, podendo reduzir rugas faciais, resultando em uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.
Contudo, apesar de colaborar com a beleza da nossa pele e inegáveis benefícios á saúde humana, o açaí é uma fruta de elevado valor calórico (sendo que cada 100 gramas possui 247 calorias). Portanto, deve ser consumido com moderação.
5 – Reduz o risco da doença de Alzheimer e ajuda nas funções cognitiva e motora
Segundo um estudo realizado em 2004, e publicado no Archives of Neurology, as pessoas que consomem o açaí com regularidade mantêm o cérebro alerta por mais tempo, podendo reduzir o risco da doença de Alzheimer.
Devido ao alto teor de antocianina na fruta, o seu consumo promove efeito protetor em células do cérebro, sendo possível contribuir para uma menor probabilidade de ocorrer um comprometimento crônico e progressivo de funções cognitivas, como a memória e a coordenação motora.
6 – Minimiza os efeitos da disfunção erétil
O açaí beneficia a saúde sexual, vez que é um tônico geral, sendo usado para prevenção e tratamento da disfunção erétil. Além do que, também tem sido associado à elevação de circulação do sanguínea total no corpo humano, um fenômeno que pode contribuir para um aumento do desejo sexual, especialmente para os homens.
Não é sem razão que nativos da região Amazônica garantem que o açaí é um forte afrodisíaco, sendo que o seu consumo, dizem, aumenta o apetite sexual.
7 – Combate câimbras
Devido a sua elevada concentração de potássio, o açaí pode auxiliar para reduzir por completo as dolorosas câimbras causadas por desidratação.
8 – Previne a osteoporose
O açaí possui alta concentração de cálcio, essencial para a saúde dos ossos, sendo, portanto, indicado para prevenir doenças como a osteoporose e garantir o aporte diário desse nutriente.
9 – Combate a insônia
O Açaí favorece o bem estar físico e mental. Por sua riqueza de nutrientes, como a vitamina B1, pode ser capaz de diminuir os nível de estresse e auxiliar na comunicação entre as células cerebrais, favorecendo o sono.
10 – Facilita o trânsito intestinal
As fibras contidas nessa fruta facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, proporcionando uma melhor digestão dos alimentos. Portanto o consumo do açaí também pode ajudar a manter nosso sistema digestivo limpo, devido a sua capacidade de desintoxicação.
A indústria de cosméticos nacional e internacional encontrou no açaí um forte aliado para a nossa beleza, considerando que está utilizando essa fruta para produzir cremes, shampoos sabonetes, hidratantes e outros produtos de beleza, devido ao seu valor antioxidante. A Natura, por exemplo, tem produtos que levam açaí na composição, e eles são deliciosos!
Como consumir o Açaí
O produto é processado para a extração da polpa, que pode ser consumida de diferentes maneiras: em sucos, geleias, “vinhos”, doces e sorvetes. Atualmente é muito consumido na tigela, onde a polpa é batida com xarope de guaraná, ficando com uma consistência parecida com a de um sorvete, geralmente é acompanhado de frutas como banana ou morango, e também por granola.
Na Amazônia é consumido com farinha de mandioca ou tapioca, e no Pará, com camarão ou peixe salgado. Antes de comprar o suco ou derivados da fruta é necessário se certificar que houve pasteurização (procedimento para esterilização pelo aquecimento e esfriamento rápido do líquido) no processo. Com esse cuidado você estará adquirindo um produto de qualidade.
Onde comprar
A fruta in natura é encontrada facilmente na região amazônica em qualquer banca ou feira. Nos demais estados brasileiros, a polpa é comercializada em supermercados, lanchonetes e lojas de produtos naturais.
Pode-se achar, também, as versões em cápsulas e em pó, que podem ser boas pedidas pra quem quer aproveitar os benefícios do açaí mas não topa enfrentar seu teor calórico, que, convenhamos, é bem alto!
Pode engordar!
Por ser rico em carboidrato, e também em calorias, não deve ser ingerida em excesso para não comprometer o peso corporal. Pessoas com taxas altas de colesterol e triglicérides e diabetes melitus devem ingerir essa fruta moderadamente.
Por ser altamente calórico, não é recomendado usá-lo associado com excesso de xarope ou outros produtos ricos em açúcar.
Como todos os alimentos, o açaí pode ser um remédio ou uma coisa não tão boa assim, a depender de como é consumido, de por quem é consumido, porque, por exemplo, uma coisa é consumir o açaí com xarope de guaraná e frutas, e outra, bem diferente, é bater açaí com leite condensado, que aumentará em muito as calorias.
Pra aproveitar os benefícios da melhor forma possível, use o açaí sempre com frutas e mantenha os alimentos industrializados bem longe!