10 Benefícios Do Açaí, Como Consumir, Indicações, Engorda?

10 Benefícios Do Açaí, Como Consumir, Indicações, Engorda?
10 Benefícios Do Açaí, Como Consumir, Indicações, Engorda?

O açaí, essa frutinha, pequena e suculenta é um verdadeiro tratamento de beleza e muitíssimo benéfico, sabiam?

O açaí, fruto do açaizeiro, uma palmeira originária das  florestas tropicais da Amazônia, possui frutos pequenos, arredondados, de sabor amargo e de coloração roxo-escuro devido a presença de pigmentos naturais denominados de antocianina.

Essa frutinha, devido a seu elevado valor nutricional e energético, comprovado por várias pesquisas científicas, cada vez mais vem conquistando adeptos de uma vida saudável e do bem estar, que frequentam academia e praticam esportes.

Principais indicações:

  • Prevenção e redução das doenças correlacionadas a efeitos nocivos de radicais livres, cardiovasculares e circulatórias.
  • Prevenção da cegueira, catarata e infarto.
  • Estimula a memória e ajuda a preservar o raciocínio.
  • Propriedades antioxidantes e antimicrobianas. O açaí possui uma capacidade antioxidante cinco vezes maior pelo teste do DPPH do que a do Gingko biloba.
  • Atuação antimicrobiana do extrato do fruto, principalmente frente ao Staphylococcus aureus, principal bactéria encontrada na pele humana.
  • O açaí é um excelente antioxidante e repositor de energia.
  • A fruta contém vitaminas, minerais e antioxidantes que combatem doenças e ajuda a manter um sistema imunológico saudável.
  • O açaí melhora o desempenho sexual.

Valor nutricional e composição química

Muito rico em antocianinas, substância que tem o poder de neutralizar os radicais livres, o açaí tem um grande valor nutricional.

É fonte de lipídios, proteínas, fibras, minerais (ferro, potássio, fósforo, cálcio, cobre, magnésio, zinco) e vitaminas A, B1, B2, B3  e C.

Propriedades: A ação principal do fruto é a antioxidante. Entretanto conta ainda com as ações depurativa, estimulante, vasodilatadora, anti-hipertensiva e anti-inflamatória.

10 benefícios do Açaí

Os benefícios que essa fruta traz ao nosso organismo vem sendo cada vez mais estudados e  deixam quem a consome com um sorriso roxinho de felicidade. Confira alguns desses benefícios:

1 – Previne Doenças Cardiovasculares

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, o consumo do açaí  está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. Apesar de possuir um alto teor de gorduras mono e poli-insaturadas, elas fazem  bem a todo o sistema cardiovascular e previnem o desenvolvimento de doenças do coração.

Essas gorduras diminuem os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom) e diminui os triglicérides. Além disso, a fruta contém grande quantidade de fibras alimentares e fitoesteróis, que também auxiliam no funcionamento do coração.

Ou seja, mesmo sendo uma fruta rica em gorduras, o que, em tese, seria ruim, é muito benéfica já que essas gorduras são gorduras do bem, gorduras que ajudam o nosso organismo.

2 – Aumenta o nível de energia

O açaí é uma excelente  fonte de energia, devido as suas funcionalidades nutricionais,  razão pela qual o seu consumo é muito indicado para quem faz exercícios físicos.

Pela sua riqueza  em carboidratos,  repõe o índice de glicose rapidamente após a prática de exercícios, sendo, portando, recomendado ingerir o açaí antes da prática das atividades física. Sempre que precisar de uma carga extra de energia, aposte numa taça de açaí!

3 – Previne o envelhecimento

Por sua alta concentração de antioxidantes, em especial a antocianinas, o açaí pode contribuir para uma capacidade de retardar e prevenir  o envelhecimento das células e dos órgãos.  E não esqueçam que os radicais livre são um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele, então o açaí age retardando e minimizando isso também.

4 –  Auxilia no tratamento da pele

Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados a fatores inflamatórios, como acne, dermatite  e nos tratamentos para o rejuvenescimento.

Possui também a  capacidade de proteger e regenerar a pele dos danos e queimaduras causados pelos raios solares. Além do mais, a presença de ácidos graxos essenciais em sua composição auxiliam na hidratação, podendo reduzir rugas faciais, resultando em uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

Contudo, apesar de colaborar com a beleza da nossa pele e inegáveis benefícios á saúde humana, o açaí é uma fruta de elevado valor calórico (sendo que cada 100 gramas possui 247 calorias). Portanto, deve ser consumido com moderação.

5 – Reduz o  risco da doença de Alzheimer e ajuda nas funções cognitiva e motora

Segundo  um estudo realizado  em 2004, e publicado  no Archives of Neurology, as pessoas que consomem o açaí com regularidade mantêm o cérebro alerta por mais tempo, podendo  reduzir o risco da doença de Alzheimer.

Devido ao alto teor de antocianina na fruta, o seu consumo promove efeito protetor em células do cérebro, sendo possível  contribuir para  uma menor probabilidade de ocorrer um comprometimento crônico e progressivo de funções cognitivas, como a memória e a coordenação motora.

6 – Minimiza os efeitos da disfunção erétil

O açaí  beneficia a saúde sexual, vez que é um tônico geral, sendo  usado para prevenção e tratamento da disfunção erétil. Além do que, também tem sido associado  à elevação de circulação do sanguínea total no corpo humano, um fenômeno que pode contribuir para um aumento do desejo sexual, especialmente para os homens.

Não é sem razão  que nativos da região Amazônica garantem que  o açaí é um forte  afrodisíaco, sendo que  o seu consumo, dizem, aumenta  o apetite sexual.

7 – Combate câimbras

Devido a sua  elevada  concentração de potássio, o açaí pode auxiliar  para  reduzir por completo as dolorosas câimbras causadas por desidratação.

8 – Previne a osteoporose

O açaí possui alta concentração de cálcio, essencial para a saúde  dos ossos, sendo, portanto, indicado para prevenir doenças como a osteoporose  e garantir o aporte diário desse nutriente.

9 – Combate a insônia

O Açaí favorece o bem estar físico e mental.  Por sua riqueza de  nutrientes, como a vitamina B1, pode ser capaz de diminuir os nível de estresse e auxiliar na comunicação entre as células cerebrais, favorecendo o sono.

10 – Facilita o trânsito intestinal

As fibras contidas nessa fruta facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, proporcionando  uma melhor digestão dos alimentos. Portanto o consumo do açaí também pode  ajudar a manter nosso sistema digestivo limpo, devido a sua capacidade de desintoxicação.

A indústria de cosméticos nacional e internacional encontrou no  açaí um forte aliado para a nossa beleza, considerando que  está utilizando essa fruta  para produzir cremes, shampoos sabonetes, hidratantes e outros produtos de beleza, devido ao seu valor antioxidante. A Natura, por exemplo, tem produtos que levam açaí na composição, e eles são deliciosos!

Como consumir o Açaí

O produto é processado para a extração da polpa, que pode ser consumida de diferentes maneiras:  em sucos, geleias, “vinhos”, doces e sorvetes. Atualmente é muito consumido na tigela, onde a polpa é batida com xarope de guaraná, ficando com uma consistência parecida com a de um sorvete, geralmente é acompanhado de frutas como banana ou morango, e também por granola.

Na Amazônia é consumido com farinha de mandioca ou tapioca, e no Pará, com camarão ou peixe salgado.  Antes de comprar o suco ou derivados da fruta é necessário se certificar que houve pasteurização (procedimento para esterilização pelo aquecimento e esfriamento rápido do líquido) no processo. Com esse cuidado você estará adquirindo um produto de qualidade.

Onde comprar

A fruta in natura é encontrada facilmente na região amazônica em qualquer banca ou feira. Nos demais estados brasileiros, a polpa é comercializada em supermercados, lanchonetes e lojas de produtos naturais.

Pode-se achar, também, as versões em cápsulas e em pó, que podem ser boas pedidas pra quem quer aproveitar os benefícios do açaí mas não topa enfrentar seu teor calórico, que, convenhamos, é bem alto!

Pode engordar!

Por ser rico em carboidrato, e também em calorias,  não deve ser ingerida em excesso para não comprometer o peso corporal. Pessoas com taxas altas de colesterol e triglicérides e diabetes melitus devem ingerir essa fruta moderadamente.

Por ser altamente calórico, não é recomendado usá-lo associado com excesso de xarope ou outros produtos ricos em açúcar.

Como todos os alimentos, o açaí pode ser um remédio ou uma coisa não tão boa assim, a depender de como é consumido, de por quem é consumido, porque, por exemplo, uma coisa é consumir o açaí com xarope de guaraná e frutas, e outra, bem diferente, é bater açaí com leite condensado, que aumentará em muito as calorias.

Pra aproveitar os benefícios da melhor forma possível, use o açaí sempre com frutas e mantenha os alimentos industrializados bem longe!

 

10 Benefícios Do Açaí, Como Consumir, Indicações, Engorda?
5 (100%) 3 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.