Tapioca Engorda ou Emagrece?
Quem deseja procurar opções mais saudáveis para os alimentos que fazem parte do seu cardápio diário, pode substituir o pão pela tapioca, que possui cerca de 14 calorias por colher. Mas, isso não significa que você pode enfiar o pé na jaca com o alimento em questão, que é derivado da fécula da mandioca e do polvilho doce. A tapioca trata-se de um carboidrato de baixo valor nutricional com poucas calorias, mas é ideal para saciar a fome por bastante tempo, evitando assim o consumo de outros alimentos que também são carboidratos de baixo valor nutricional, mas com muitas calorias.
O ideal é consumir uma tapioca por dia, substituindo alguma das refeições diárias por ela, ao invés de comê-la como uma espécie de sobremesa. Mas, nada de estragar esta alternativa colocando recheios doces que engordam e fazem mal para a saúde, como, por exemplo, leite condensado e chocolate, optando pela banana com canela, caso realmente necessite comer doces. Tente fazer sempre recheios salgados, com frango, peito de peru, queijo ou creme de ricota. Para quem se questiona se a tapioca engorda ou emagrece, a resposta é: depende exclusivamente de você. Se você for cautelosa, a tapioca emagrece. Se exagerar, engorda.
- Aprenda a receita de pão germinado sem lactose e glúten
- Tapioca: Melhor amiga da sua dieta
- SAIBA MAIS: Intolerância a Lactose.
Apesar de ter baixo valor nutricional, ou seja, não conter glúten, gordura, fibra, proteína, sódio e óleo, a tapioca é melhor do que o pão, que possui uma substância chamada gliadina, responsável por se metabolizar como uma espécie de açúcar, o vilão do organismo e da boa forma, acumulando gordura localizada na região abdominal. Por outro lado, a tapioca oferece benefícios diferentes para a saúde:
controla a acidez do intestino, estabiliza o PH do organismo e pode ser consumida por pessoas celíacas, ou seja, que são intolerantes ao glúten, ingrediente presentes em alimentos que fazem parte do grupo de massas.
Reeducação alimentar
Para conseguir emagrecer e perder gordura localizada, o grande segredo é uma reeducação alimentar, então a tapioca substituindo o pão é o primeiro passo para iniciar esta reeducação alimentar., poia fécula da mandioca, além de tudo o que foi citado, também facilita a rápida digestão através do metabolismo. Mas, também é necessário cuidar aquilo que você come no restante do dia, para não culpar a coitada da tapioca posteriormente por você ter engordado. Então nada de açúcar ao longo do dia, aliando carboidratos e proteínas para dar energia e acelerar a queima de calorias. À noite, aposte apenas em proteínas.
Tapioca: sua grande aliada na hora do lanche
Apesar da indicação de substituir uma refeição do dia pela tapioca, as melhores opções para esta substituição são o café da manhã e o lanche da tarde. Na hora do almoço e do jantar, é necessário investir nas proteínas das carnes, dos ovos, dos frangos, dos peixes e dos frutos do mar, que dão energia e saúde, evitando assim a anemia. Como a tapioca é um carboidrato, não é ideal para o jantar, pois o carboidrato é mais difícil de ser metabolizado e perdido depois. Caso a tapioca tenha recheio de uma das proteínas citadas, pode ser ingerida no almoço.
O melhor de tudo é que a tapioca é super simples de fazer, não necessita conhecimentos avançados de gastronomia e as preguiçosas ou desastradas de plantão agradecem. Basta colocar uma frigideira no fogo baixo, tendo certeza que a mesma está completamente seca. Aí basta colocar algumas colheres do pó de tapioca e apertar com uma espátula até a mesma virar uma massa. Vire a massa da tapioca para o outro lado e depois desligue o fogo. Adicione o recheio da sua preferência e acenda o fogo novamente para fechar a massa da tapioca junto com os ingredientes, desligando o fogo logo em seguida.