Volta e meia aparece alguém aqui perguntando sobre shampoo sem sal e venho prometendo fazer um post sobre isso já faz tempo, mas como acho que é preciso pesquisar de fontes seguras e responsáveis antes de sair emitindo opiniões, demorei um bocadinho…
O shampoo sem sal vem com a promessa de preservar a saúde e a beleza dos fios, podendo ser usado em qualquer tipo de cabelo sem o risco de causar ressecamento.
Bom, o sal do shampoo não é o mesmo sal que a gente usa na cozinha, pois ele não contém iodo, e a função do sal no shampoo é a de espessante,que confere mais consistência, pois ele aumenta a viscosidade do produto.
Quem defende o shampoo sem sal sustenta que, assim como a água do mar, ele resseca o cabelo, retira a oleosidade natural e compromete o brilho e a hidratação dos fios.
Acontece que a água do mar não estrago somente pelo sal, mas também pelos resíduos de substâncias orgânicas e inorgânicas que existem lá. Ademais, a água do mar tem muito mais sal que no shampoo, o que torna essa comparação desproporcional.
Outra coisa importante de se observar, é que quando vamos ao mar estamos expostos a outros fatores que prejudicam os fios, como o sol, o vento e a poluição. Assim, existem outros “culpados” em potencial que não o sal.
Aqui cumpre fazer uma observação: mesmo os shampoos ditos sem sal possuem sal, que pode não entrar de forma direta na formulação, mas aparecem na composição de outras substâncias presentes no shampoo como, por exemplo, o lauril sulfato de sódio.
Alguns estudos feitos comprovam que o shampoo sem sal não difere de um shampoo com sal, o que nos leva a crer que tudo não passa de estratégia de marketing.
O que eu acho mesmo é que a gente precisa investir em produtos de qualidade, que não são necessariamente caros, e que sejam indicados para o nosso tipo específico de cabelo, pois isso sim faz diferença.
Confesso que eu achava, de verdade, que o shampoo sem sal era melhor, mas raciocinando direitinho e analisando a opinião de especialistas em tricologia capilar percebi que não faz diferença mesmo, desde que o produto seja bom, tenha um pH adequado e seja o indicado para o meu cabelo.
E vocês, o que acham? Conseguem perceber alguma diferença?
Beijos