Shampoo Sem Sal: Mito?

Volta  e meia aparece alguém aqui perguntando sobre shampoo sem sal e venho prometendo fazer um post sobre isso já faz tempo, mas como acho que é preciso pesquisar de fontes seguras e responsáveis antes de sair emitindo opiniões, demorei um bocadinho…

O shampoo sem sal vem com a promessa de preservar a saúde e a beleza dos fios, podendo ser usado em qualquer tipo de cabelo sem o risco de causar ressecamento.

Bom, o sal do shampoo não é o mesmo sal que a gente usa na cozinha, pois ele não contém iodo, e a função do sal no shampoo é a de espessante,que confere mais consistência,  pois ele aumenta a viscosidade do produto.

Quem defende o shampoo sem sal sustenta que, assim como a água do mar, ele resseca o cabelo, retira a oleosidade natural e compromete o brilho e a hidratação dos fios.

Acontece que a água do mar não estrago somente pelo sal, mas também pelos resíduos de substâncias orgânicas e inorgânicas que existem lá. Ademais, a água do mar tem muito mais sal que no shampoo,  o que torna essa comparação desproporcional.

Outra coisa importante de se observar, é que quando vamos ao mar estamos expostos a outros fatores que prejudicam os fios, como o sol, o vento e a poluição. Assim, existem outros “culpados” em potencial que não o sal.

Aqui cumpre fazer uma observação: mesmo os shampoos ditos sem sal possuem sal, que pode não entrar de forma direta na formulação, mas aparecem na  composição de outras substâncias presentes no shampoo como, por exemplo, o lauril sulfato de sódio.

Alguns estudos feitos  comprovam que o shampoo sem sal não difere de um shampoo com sal, o que nos leva a crer que tudo não passa de estratégia de marketing.

O que eu acho mesmo é que a gente precisa investir em produtos de qualidade, que não são necessariamente caros, e que sejam indicados para o nosso tipo específico de cabelo, pois isso sim faz diferença.

Confesso que eu achava, de verdade, que o shampoo sem sal era melhor, mas raciocinando direitinho e analisando a opinião de especialistas em tricologia capilar percebi que não faz diferença mesmo, desde que o produto seja bom, tenha um pH adequado e seja o indicado para o meu cabelo.

E vocês, o que acham? Conseguem perceber alguma diferença?

Beijos

Shampoo Sem Sal: Mito?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

7 Comments
  1. Crislaine Job disse:

    Nossa, essa história de shampoo sem sal já rendeu tanto… quantas vezes passei horas procurando um shampoo sem sal adequado…hoje em dia nem ligo mais!
    Tô na dúvida sim, de qual shampoo usar..restruturante, com óleo de argan, com protetor solar… Nossa são tantas opções que eu me perco totalmente!

  2. Camila Rocha disse:

    Eu sempre soube que essa historia de sal em produtos nao passava de estrategia de marketing, afinal nao vemos escrito “sem sal” apenas no xampu e sim nas linhas INTEIRAS! Sendo que, como voce disse no post, o sal so serve pra dar consistencia NO XAMPU(ate em reparador de pontas eu vejo escrito as vezes! hahahahahaha!!)

  3. Oi Ju, mas que dizer dos cabeleireiros que fazem as progressivas e dizem que só pode usar xampu sem sal, será que é conversa? Beijos e eu amooo as suas dicas!!! Lu

  4. Bom… Na verdade o shampoo é sal…Quando fala que o shampoo é sem sal significa que ele nao tem a substancia NaCl( o sal de cozinha).

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.