in

Parem de Romantizar Relacionamentos Tóxicos

Como Escolher o Shampoo Certo - Parem de Romantizar Relacionamentos Tóxicos
Parem de Romantizar Relacionamentos Tóxicos

Ontem li um artigo que me fez pensar, ‘porque nos dias de hoje ainda tem gente que romantiza relacionamentos tóxicos e abusivos’? Há relacionamentos com homens e mulheres abusivas, isso mesmo, falamos muitas vezes só dos homens – mas há mulheres que são extremamente tóxicas também (…) Inclusive no artigo em questão falava que “Mulheres bravas e ciumentas são as que mais valem a pena conviver.”  Quando li a princípio achei que era piada, #soquenão

ORAS! Como assim? Estão romantizando relacionamentos não saudáveis!

Não consigo imaginar o que deve ser conviver com uma pessoa que tenta controlar tudo, que briga o tempo tempo, que acha que sua opinião é a definitiva e ponto final. Psicologicamente deve ser exaustivo conviver com gente assim. Pior ainda é quando dizem que é porque a pessoa tem personalidade FORTE! Ora, faça-me o favor!

Desde quando falta de educação e pensar só no próprio rabo é ter personalidade forte?

Também escutei de uma pessoa há poucos dias:

“Fulano é ciumento porque gosta de cuidar, é só um excesso de cuidado.”

Oi? Desde quando possessividade é cuidado? Não confundam posse com cuidado. São coisas bem diferentes.

Não caia nessa!

Os primeiros sinais começam no namorado. Algumas pessoas conseguem mascarar bem isso – mas pequenas sutilezas é possível identificar.

Fiquem atentas.

# Vamos a alguns sinais bem comuns:

Quer ter acesso ao seu celular? Quer sua senha?

Não aceite! O celular é seu, é sua privacidade. Ninguém tem o direito de ter acesso ao seu celular.

Ir a um encontro com amigas, do trabalho ou qualquer outro sem a pessoa é um stress? Ou até mesmo durante o dia a pessoa fica te ligando fazendo perguntas aleatórias para tentar te controlar?

Quando amamos verdadeiramente alguém, sentir um pouco de ciúme é considerado normal. Entretanto o sinal fica vermelho a partir do momento que passa a ser uma preocupação constante. Se a pessoa por exemplo, passa a maior parte do tempo preocupando-se com quem você conversa, onde está ou até mesmo o que está vestindo, isso é um alerta de que algo está errado.

Geralmente essa relação de dependência emocional que provoca ciúme exagerado nunca acaba bem. Pessoas que tem esse comportamento não admitem a ideia de que o seu parceiro tenha outros interesses além delas. Querem exclusividade na vida do outro. Comportamentos como este destrói qualquer relacionamento. Em um relacionamento à longo prazo pode ficar pior, acredite, essa pessoa não vai te deixar em paz em qualquer situação.

A pessoa é irritada, briga por qualquer coisa?

Comportamentos desrespeitosos para com outro ou com você, alterações de humor que fazem você se sentir triste ou estressada não são normais. #RIVOTRIL na pessoa hahaha. Brincadeiras a parte, essa pessoa precisa de ajuda de um psiquiatra ou psicólogo urgente. Para o bem estar do casal, converse e busque ajuda.

Falou com quem você deve andar? Não gosta de suas amigas?

Você não arrumou um pai para falar com quem você deve andar ou julgar suas amizades. Você é adulta, consegue distinguir o que é bom ou ruim para você.

Falou que sua roupa ou maquiagem está muita chamativa? Quer que use algo mais discreto?

Não aceite! Ninguém tem o direito de dizer que roupa ou maquiagem deve usar.

Ri de você? Tenta te diminuir de alguma forma na frente de outras pessoas? Nada do que você faz está bom ou nunca te dá o devido valor?

Mais um sinal de comportamento abusivo. A pessoa faz isso pra acabar com sua autoestima, é sim abuso psicológico. Além de uma baita falta de respeito com você.

Quer tomas decisões por você porque diz que você não é capaz e que só quer te ajudar? Quer escolher qual o melhor trabalho, estudo e outras coisas por você?

Lembre-se a vida é sua, você que deve sempre decidir em primeiro lugar o que é bom ou não para você, seja carreira, filhos, estudos e etc. É a sua vida em jogo. Na tomada de decisões importantes, você que deve guiar o seu caminho, essa é sempre uma decisão só SUA.

Mas meu parceiro não pode dar pitaco na minha vida?

Claro que pode! Relacionamentos saudáveis são os que as pessoas mais conversam e se ajudam. No entanto, há uma diferença bem grande entre a pessoa opinar para te ajudar ou querer decidir por você.

A pergunta que você deve fazer é: estou fazendo o que eu quero ou o que o parceiro quer?

A vida é inconstante, tudo muda, pensar à longo prazo é preciso, pode ser que daqui um tempo você nem esteja com o mesmo parceiro e ter tomando tal decisão como casal hoje vai impactar diretamente seu futuro. Adoro fazer a seguinte reflexão: daqui há 10 anos vou estar feliz com essa minha decisão? Isso me ajuda muito ;-).

Em todo caso, o diálogo e o bom senso deve sempre prevalecer para o bem estar do casal levando em consideração a felicidade de ambos – mas sem sacrificar a sua.

# Lembre-se:

Relacionamento tem que ter companheirismo, amizade, tem que ser LEVE, pleno, recíproco, sem possessão, se tá pesado é porque tem algo errado.

# Homens e mulheres são tóxicos:

Ressaltando o que falei acima – não é só os homens que são tóxicos: mulheres também são.

Além dos abusos que citei há muitos e muitos outros que seria impossível listar aqui. Não sou a melhor pessoa pra falar disso no detalhe porque não sou profissional, mas como mulher vejo muitos casos das leitoras que nos escrevem e muitas vezes acabo dando pitaco, sim! (…) Assim como estou dando agora – porque como mulher vejo até pessoas próximas passando por isso e não acho normal, não acho saudável, não consigo entender como ainda existe isso nos dias de hoje e como tem mulheres e homens que aceitam isso.

# Ter um filho para segurar o relacionamento é uma boa?

Uma leitora nos escreveu falando que engravidou pra tentar segurar o relacionamento que estava ruim. Enganou o marido falando que tomava anticoncepcional. Oi?

Nos dia de hoje, vocês acham mesmo que um filho vai segurar um relacionamento? Acredito que a maioria das respostas das leitoras seja: claro que não!

Fato é: pode até piorar o relacionamento. Filho é responsabilidade plena. Não é um brinquedo pra você usar como quiser.

Pelo amor de Deus MULHER: acorde para VIDA!

Se você é insegura, pensa em ter um filho achando que pode melhorar o relacionamento, pare já com isso e se valorize mais. Se ame mais. Nunca você será feliz ao lado de alguém se você não estiver bem resolvida com você mesma. Procure ajuda profissional e pare já com esse comportamento autodestrutivo.

Ninguém merece conviver com gente mal resolvida com vida, pior ainda é colocar um filho no mundo que não tem culpa de nada. Veja o artigo: Ter um filho para segurar o relacionamento vale a pena?

Querer mudar o outro é um erro!

Lembro que no passado, cometi um erro de iniciar um namoro com a esperança de que aquele detalhe no comportamento do parceiro mudasse. Já aconteceu com você? Bom, fato é que isso raramente acontece. Esse, geralmente, é um dos maiores problemas no que diz respeito a relacionamento amoroso. Já que a gente sempre quer mudar algo no outro.

Muita gente acredita que depois que começar o namoro ou depois do casamento vai ser diferente, e provavelmente isso não acontecerá. Se você acredita que são defeitos pequenos, é preciso aceitar a personalidade e a essência do outro, e seguir em frente.

Agora se te faz sofrer mas (tu és uma criatura extremamente apaixonada 😉 e quer investir em um relacionamento à longo prazo, o melhor é TENTAR uma terapia de casal ou acompanhamento profissional só para o parceiro.

Agora, se a pessoa for muito resiliente e não aceitar ajuda, não mudar mesmo, o melhor é PULAR FORA correndo… A vida é curta demais pra carregar um fardo desses.

Indico também os vídeos abaixo:

COMO IDENTIFICAR UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

Gosto muito dos vídeos do Fred Elboni, ele fala sobre muito sobre o tema. Acesse o canal >> Fred Elboni Neste vídeo ele fala sobre relacionamento abusivo e alguns indícios que ajudam a identificar um relacionamento assim.

Por que é tão difícil sair de um relacionamento abusivo?

A Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo do combate à violência doméstica no Brasil, conta sua história com seu agressor e como ele se revelou. Acesse o canal Roda Viva.

Se valorize!.. E faça o favor para você mesma, viva tudo o que há pra viver.

Desejo que sua vida seja leve! Seja happy 😉

Veja também:

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

📈Gostou? Ajude o site COMPARTILHE ESTE POST! É de graça 😍.

 

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank - Cabelo Castanho 2020: 150 Cortes e Cores Para Se Inspirar + Dicas

Cabelo Castanho 2020: 150 Cortes e Cores Para Se Inspirar + Dicas

blank - Como Usar Camisa Listrada

Como Usar Camisa Listrada