in

Qual a diferença entre Condicionador e Máscara?

Como Escolher o Shampoo Certo 8 - Qual a diferença entre Condicionador e Máscara?
Qual a diferença entre condicionador e máscara

Máscara Capilar X Condicionador: Qual é a Diferença?

Você costuma se confundir na hora de comprar produtos hidratantes para os cuidados com os cabelos? É comum ocorrer confusão na hora de comprar máscaras e condicionadores de cabelo – já que ambas fazem um ótimo trabalho para hidratação e nutrição dos fios, no entanto: são produtos com objetivos diferentes.

Neste artigo, ajudarei você a entender as diferenças entre máscaras capilares e condicionadores. Assim, você pode decidir o que é melhor para o seu cabelo e nunca mais vai errar #oremos. Boraa láa!

Para que serve a máscara capilar?

Uma máscara de cabelo é feita de óleos nutritivos naturais e ingredientes benéficos que funcionam muito bem em cabelos secos e danificados. Nutre e hidrata o cabelo e traz de volta a saúde. Uma máscara capilar hidrata profundamente os fios de cabelo e também os condiciona profundamente.

Deve ser aplicada depois de lavar o cabelo com shampoo, isso vai permitir que seus nutrientes hidratantes penetrem profundamente em seu cabelo. Jamais, você pode usar uma máscara depois do condicionador por exemplo, já que o condicionador fecha a cutícula do cabelo e impede que os nutrientes da máscara penetre na fibra capilar.

O passo correto é sempre:

  1. Shampoo;
  2. Máscara;
  3. Condicionador;
  4. Leave-in.

Se você tiver em dinheiro para investir em uma boa máscara, saiba que aqui já ensinamos inúmeras receitas caseiras de máscaras capilares. Uma máscara capilar pode ser facilmente feita em casa com banana, azeite, [óleo de coco], abacate e babosa. Se você tem os cabelos quimicamente tratados ou faz uso frequente de secador e chapinha: a máscara capilar será sua melhor amiga. A máscara capilar pode ajudar a reduzir a quebra do cabelo e controlar os danos.

Ao comprar a máscara é preciso apenas se atender ao seu tipo de cabelo e dano do fio.

Veja os seguintes artigos:

Para que serve o condicionador de cabelo?

Um condicionador de cabelo é um agente condicionador que age para suavizar/condicionador, dar emoliência as hastes do cabelo, reidratá-la e reduzir aspecto ressecado e “áspero”.

Diferente da máscara que age mais profundamente na fibra capilar, o condicionador age mais superficialmente na cutícula capilar preenchendo as hastes entre abertas.

A textura do condicionador de cabelo é leve e escorregaria, o que facilita a aplicação no cabelo. Na maioria das vezes, o condicionador é aplicado logo após a lavagem shampoo ou máscara de cabelo. Tudo depende do tratamento capilar em questão. É deixado por alguns minutos para que penetre mais profundamente no cabelo e o torne macio e maleável. Uma das funções mais essenciais de um condicionador é reter e equilibrar o sebo que seu cabelo perde após a lavagem. O condicionador produz óleo de sebo sintético e equilibra o equilíbrio do óleo natural. Alguns condicionadores ajudam a equilibrar o pH natural do cabelo, para saber mais sobre isso leia o post: PH Do Cabelo: O Que É, Benefícios, Como Equilibrá-lo Naturalmente

O condicionador geralmente é feito de óleos nutritivos, vários agentes hidratantes e condicionadores como glicerol, propilenoglicol, pantenol, eritritol, PCA sódico, aminoácidos, óleos vegetais, minerais, etc. Você pode optar por fazer em casa seu próprio condicionador de cabelo com ingredientes naturais como ovos, suco de limão, banana, óleo de coco, mel, entre outros. Veja uma receita que ensinamos aqui:

CONDICIONADOR CASEIRO🔥 p Nutrição, Maciez e BRILHO

Quais são as principais diferenças entre uma máscara capilar e um condicionador de cabelo?

Máscara Capilar Condicionador de cabelo
Para que serve A máscara capilar é formulada com óleos naturais e ingredientes nutritivos para nutrir cabelos secos e danificados. O condicionador de cabelo tem textura líquida que hidrata, condiciona o cabelo e o protege de danos futuros. Enquanto o shampoo seca o óleo de sebo, um condicionador produz óleo de sebo sintético para hidratar seus cabelos
Como usar? Limpe o cabelo com um shampoo e enxágue bem. Seque o cabelo com uma toalha e aplique a máscara. Deixe a máscara por 20 a 30 minutos e enxágue. Você pode usar um condicionador após a máscara. Ajuda a selar os benefícios de uma máscara em seus fios de cabelos. Depois de lavar o cabelo com shampoo, aplique uma pequena quantidade de condicionador nos fios. Não aplique o condicionador no couro cabeludo. Certifique-se de aplicar o condicionador da raiz às pontas. Deixe por dois a cinco minutos e depois enxágue.
Quando usar? Se seu cabelo for quimicamente tratado, se usa com frequência secador, chapinha ou se seu cabelo está extremamente seco, danificado; você pode optar por uma máscara de cabelo. Sempre use uma máscara de cabelo após lavar o cabelo com um shampoo. Geralmente, o condicionador é usado após a lavagem do cabelo com shampoo. Sendo ele aplicado também depois da máscara em caso de tratamento capilar. Outro método é a co-lavagem, onde você pode pular completamente o shampoo e lavar o cabelo apenas com um condicionador (não recomendado para cabelos oleosos ou normais). Ambos os métodos são para quem tem cabelos extremamente secos e texturizados.
Frequência de uso Você pode aplicar a máscara de cabelo uma ou duas vezes por semana. Mas se você estiver usando alguma máscara de tratamento mais hidratante, siga as instruções do produto. Isso muda de acordo com o estado do cabelo. Normalmente, as máscaras de tratamento são instruídas para serem aplicadas uma vez por semana Você pode usar um condicionador sempre que usar shampoo para lavar o cabelo. É ideal aplicar o condicionador três vezes por semana. No entanto, as aplicações mais frequentes junto ao shampoo não são prejudiciais. Se você notar oleosidade após aplicar o condicionador, reduza a frequência.
Duração do processo Uma máscara capilar precisa ser deixada por muito tempo para se obter o resultado desejado. Geralmente contém ingredientes mais concentrados. Você precisa deixá-la no cabelo por um período mínimo de 20 a 30 minutos. No entanto, dependendo do tipo de cabelo e dos ingredientes, algumas máscaras mais modernas agem em menos tempo. Os condicionadores não precisam de muito tempo. Na verdade, seus benefícios são instantâneos. Você pode deixar o condicionador no cabelo apenas por dois a cinco minutos para obter melhores resultados. Alguns condicionadores são sem enxágue.
Quem pode usar? Pessoas com cabelos secos e danificados são as mais beneficiadas por uma máscara capilar. Mas, se você tem cabelo fino, uma máscara pode adicionar textura ao seu cabelo. Hoje há inúmeros tratamentos para cada tipo de fio. Todos podem usar condicionadores. Pessoas com cabelo seco devem usá-lo após cada lavagem de cabelo e pessoas com cabelos oleosos devem usá-lo dentro de um limite.
Prós Hidrate e nutra o seu cabelo. Uma máscara de cabelo é extremamente benéfica com cabelos secos e opacos, pois ajuda a reduzir a quebra e os danos do cabelo. Além disso, aumenta a resistência do seu cabelo e proporciona um couro cabeludo mais saudável. O condicionador facilita a maleabilidade e penteabilidade do cabelo. Além disso, melhora a textura do cabelo, tornando-o mais macio e brilhante. Mais importante ainda, os benefícios são instantâneos.
Contras Uma máscara de cabelo geralmente contém mais óleo, o que é bom para cabelos secos, mas faz com que outros tipos de cabelo pareçam oleosos. Além disso, o uso de máscaras capilares com mais frequência pode oferecer o efeito contrario e enfraquecer o cabelo e até mesmo causar infecção no couro cabeludo. Por isso, é preciso usar apenas uma máscara para seu tipo de cabelo e respeitar a frequência de uso. Alguns condicionadores contêm produtos químicos agressivos, como lauril, sulfato de sódio, entre outros. Eles podem irritar a pele e deixar o cabelo sujeito a danos. A menos que você use uma condicionador com composição mais natural e leve, que é menor agressivo aos fios.

Seu cabelo precisa de máscaras e condicionadores?

Sim, não tem como ficar sem, sobretudo se você tem o cabelo quimicamente tratado. A não ser que queira desfilar por aí com o cabelo mega áspero, ressecado e danificado.

Os dois produtos apesar de oferecerem benefícios diferentes são complementares, tipo queijo e goiabada #hahaha.

Recapitulando o que falei acima, o condicionador deixará seus fios mais macios, maleáveis e reduzirá o aspecto “aspecto do fio”. Já a máscara vai fazer um tratamento mais intenso de dentro pra fora, aumentando a força e o crescimento de seus fios de cabelo. Tem ainda dúvida de como usar? Recomendo que siga o cronograma capilar:

Recomendo também que você veja >> Quais são os cuidados com meu que não abro mão.

Essa é minha dica de hoje 💟. Espero que tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Curtam, comentem e compartilhem o nosso canal.

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

Fontes e referências:
Hair Conditioners
6 Benefits of Shampoo and Conditioner
Everything You Need to Know About Using a Hair Mask

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cópia de Cópia de Rosa e Roxo Balões de Diálogo Fundo para o Tiktok 105x105 - A Argila Certa Para Cada Tipo de Pele

A Argila Certa Para Cada Tipo de Pele

Como Escolher o Shampoo Certo 2 4 105x105 - Lavar O Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?

Lavar O Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?