Quem tem o sol em capricórnio, que é um signo de terra, cujo regente é saturno, costuma ser paciente, confiável, disciplinado, perseverante e pé no chão.
Como signo de terra, capricórnio é ligado ao material e não dá ponto sem nó.
Ela é prudente, cautelosa, conservadora, tradicional, metódica e muito prática. É o tipo de mulher clara, objetiva, lógica, que aborda e lida com os assuntos de manira absolutamente lógica e isenta de emoções.
A praticidade e falta de paciência com o que ela não considera útil podem se transformar nos maiores defeitos da capricorniana.
Ela é irônica, convencional e tende a viver de acordo com as regras sociais e a hierarquia, tendo dificuldade em se adequar a pessoas e ambientes fora do convencional.
Econômica, ambiciosa e empreendedora, a capricorniana sempre quer mais status e mais poder, mas não por vaidade e sim por questões relacionadas a segurança material. Ela quer mais, quer realização pessoal, sucesso profissional e destaque social.
Não é de querer chamar atenção, não é muito dada a se destacar, a ficar na frente. Prefere estar nos bastidores, construindo e trabalhando incansavelmente. Planeja tudo à longo prazo e tende a ser controladora.
Geralmente é mais fechada, mais tímida e não demonstra facilmente suas emoções e sentimentos. Apresenta dificuldades em lidar com a intimidade e tende a manter as pessoas um pouco afastadas.
O terreno sentimental é considerado um terreno instável pelas capricornianas, que preferirão relacionamentos estáveis, seguras e tradicionais.
Não é o tipo de mulher impulsiva. Ela é realista ao extremo, é forte e gosta do que é seguro em todos os aspectos.
A menos que tenha um ascendente ou Vênus em leão, ela nunca será espalhafatosa e jamais se vestirá para chamar a atenção, mas estará sempre muito elegante, mas discreta.
Justamente por ser muito prática, muito dedicada a carreira e muito objetiva, a capricorniana pode passar uma imagem mais masculinizada.
Ela é manipuladora e, sutilmente, utilizando de muita astúcia, consegue o quer. Ela dobra qualquer um e, literalmente, “sobe de ré em azulejo”.
É inteligente, dona de uma intuição lógica muito forte, perceptiva
Ela finge que não, mas adora elogios. Extremamente ciumenta, tanto que até inventa. E mais, são mestras na arte de iludir!
Tenho várias amigas de capricórnio e me dou muito bem com elas, porque adorooooooo essa praticidade e essa clareza toda…Isso de ser tudo “na lata” é muito bom!
Nas palavras de Vinícius:
A capricorniana é capricornial
Como a cabra de João Cabral.
Eu amo a mulher de capricórnio
Por que ela nunca lhe põe os próprios.
A caprina é tão ciumenta
Que até o ciúmes ela inventa.
Mulher fiel está aí: é cabra
Só que com muito abracadabra.
Suas flores: a papoula e o cânhamo
De onde vem o ópio e a maconha
Ela é uma curtição medonha
Por isso nos capricorniamos.
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br