Já aconteceu com vocês de, com o tempo, ver o perfume mudar de cor e até de cheiro?
Já vi isso acontecer algumas vezes e ficava bastante cismada, porque meus perfumes não duravam de jeito nenhum.
Aí, pesquisando, acabei entendendo o motivo: sempre deixei meus frasquinhos expostos (exibicionista total!), “enfeitando” o ambiente, o que é um erro, sobretudo para quem vive em um local quente como eu.
Sim, o calor e a luz solar são “inimigos” dos frasquinhos de perfume, vez que aceleram a sua degradação, resultando em alterações de cor (eles ficam mais amarelos) e odor.
O correto, então, é conservar os frascos em locais frescos, com circulação de ar, afastados da luz solar, da umidade e do calor.
Eu passei a guardá-los em uma bandejinha espelhada dentro do armário, pois assim eles ficam protegidos da luz solar, mas como aqui é bem quente, as portas sempre ficam abertas para o ar “circular”.
Para quem gosta de guardar os perfumes no banheiro, vale lembrar que esse é um ambiente com variação de temperatura e de umidade, o que estraga mais rapidamente o perfume. Ou seja, não é, definitivamente, a melhor opção!
Como a validade de um perfume varia de dois a três anos, é melhor evitar frascos muito grandes (exceto se você for exagerada como eu!), pois, após esse período, as características olfativas mudam e adquirem uma fragrância avinagrada, o que compromete o uso.
Beijos
Ju Lopes