Ahhhh o verão…Deixa lembranças boas e heranças ruins, como manchas, pele ressecada e desvitalizada.
Algumas pessoas acabam com a pele ressecada, que é resultado da desidratação causada pelo calor. Outras, ao contrário, sentem a pele mais oleosa e isso acontece porque o calor e as temperaturas altas estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo, o que quase sempre resulta em acne.
Quando a pele está ressecada, sem viço e opaca, ela precisa de hidratantes que levem água para as células e renovem a pele. Esses hidratantes são os que contém ativos como a uréia, o ácido glicólico, o ácido lático, os silicones, as ceramidas, o óleo de aveia, o hidroviton e o AHA.
Pior que o ressecamento e a oleosidade são as manchas que volta e meia aparecem.
Na verdade, são muitos os problemas causados pelo excesso de sol, por isso teremos muitos posts tratando desse assunto.
As regras gerais incluem o consumo de muito líquido, para repor água e sais minerais e evitar a desidratação, uma alimentação que privilegie frutas, verduras e alimentos frescos.
Se a pele estiver vermelha e irritada, procurem pomadas ou produtos com calamina, que é calmante. O óleo de lavanda diluído em água fria e a água termal também são bem vindos, pois acalmam a pele.
Caso a pele já esteja descascando, evitem banhos quentes e abusem de hidratantes mais fluidos.
Uma dica boa, para esses casos, é resfriar um pouco os hidratantes antes de usar. Vale lembrar que, nesses casos, substâncias lubrificantes (óleos) não funcionam, por isso deve-se investir em produtos que sejam altamente hidratantes.
Até o final dessa semana pretendo falar de temas específicos, como manchas, brotoejas, lábios rachados e melasmas, certo?
Beijos e bom carnaval!
Ops, e juízoooooo!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE