Antes de completar trinta anos eu comentei por aqui que iria “cair na agulha”, porque né, basta uma picadinha pra ficar com a pele rycah, lisinha, esticada, coisa e tal. Só que, somada a minha covardia, porque é lógico que tenho medo de agulha (quem não? Quem nunca?), fiquei receosa com os resultados, já que tenho visto um monte de rosto deformado, e decidi pesquisar antes de me decidir.
Antes de começar a falar dos cuidados, tenho que lembrar que a aplicação de botox é o procedimento mais procurado no país, pois é o mais eficiente para tratar rugas, já que atua no músculo e não na pele, ao contrário de todos os outros tratamentos.
O botox não só trata as rugas existentes como previne o aparecimento de novas rugas, sobretudo as dinâmicas.
Mas pra que serve o botox, afinal?
Como falei acima, o botox reduz as rugas, tanto estáticas quanto dinâmicas, que são as causadas pelos vícios de expressão. Ele é injetado diretamente no músculo, paralisando o seu movimento, impedindo, assim, a contração muscular, que é o que causa as rugas.
Para tratar as rugas, nada se compara ao botox, de forma que os demais tratamentos servem para complementar a ação do botox, seja estimulando a produção de colágeno, para tratar a flacidez, já que o botox não trata, seja atuando na renovação celular, para deixar a pele viçosa.
Existe uma discussão muito grande sobre o tratamento de rugas profundas e antigas com o botox, já que a grande maioria sustenta que a ação do botox é melhor em peles com grau de envelhecimento de leve a médio, já que quanto mais “velha” for a pele, mais flacidez ela será, e o botox não trata ou combate a flacidez, podendo, ainda, deixar a aparência ainda pior, já que ele relaxa os músculos de sustentação da pele.
Outra corrente, entretanto, sustenta que pode ser usado em qualquer grau de envelhecimento, para prevenir a formação de novas rugas e atenuar as rugas estáticas já existentes.
Em Quais Locais O Botox é Mais Eficaz?
A maior eficácia do botox é nas rugas dinâmicas, as famosas marcas de expressão, então as regiões que mais se beneficiam com a técnica são aquelas que normalmente são afetadas por essas marcas, como a testa, a região entre as sobrancelhas, as rugas em volta dos olhos e os pés de galinha.
Outros tipos de rugas, como as verticais, que aparecem ao redor dos lábios, também podem ser tratadas com o botox, mas geralmente exigem um tratamento complementar.
Todo Mundo Pode Fazer?
Apesar de ser uma maravilha, algumas pessoas não podem ser submeter ao procedimento, como as gestantes, as lactantes, as pessoas que têm alergia à proteína do leite, os portadores de doenças imunes e neurológicas, bem como as que usam qualquer tipo de medicamento que contenha aminoglicosídeo.
No próximo post a gente conversa sobre o que pode dar errado e sobre como evitar esses possíveis (e terríveis!) erros, como, por exemplo, a expressão engessada.
Beijos
Ju Lopes