Alimentos e cápsulas antioxidantes contra envelhecimento!
Já ouviram falar em alimentos e cápsulas antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento? Os antioxidantes são capazes de controlar a ação dos radicais livres – moléculas que impedem que as células funcionem plenamente, roubam a sua vitalidade e aceleram o envelhecimento e estão presentes em alguns alimentos, especialmente em frutas como a acerola, o açaí, a amora, o morango e a romã, e na fórmula de muitos cosméticos
São vários os fatores que determinam o aumento da produção desses radicais livres, como por exemplo: tabagismo, estresse, excesso de sol e dieta de carne vermelha.
São indicados portanto, alimentos contendo substancias como o selênio e o zinco e vitaminas E, C e A, que devem fazer parte da dieta cotidiana.
Dermatologistas garantem que os antioxidantes são de extrema importância contra um processo de envelhecimento com o nome de inflamaging. Além de serem “naturalmente” nocivos, os radicais livres em excesso disparam um outro mecanismo que prejudica a saúde e a beleza. Num ciclo vicioso, a inflamação aumenta os radicais livres, que, mais uma vez, disparam uma inflamação e daí por diante.
O organismo todo sofre com isso, mas os estragos na pele são evidentes. Isso porque os radicais livres degradam o colágeno e a elastina, provocando rugas e flacidez. O cabelo também fica ressecado e enfraquecido, com o risco de queda ou branqueamento precoce. Os antioxidantes seriam a solução para frear esse processo.
A melhor maneira de dar ao corpo antioxidante é comer uma variedade de frutas e legumes, como já foi citado. Se você não pode obter todos os nutrientes de que necessita dos alimentos, o médico pode recomendar o uso de suplementos para compensar eventuais deficiências.
Cápsulas
A Imeeden, a Innéov (uma empresa da união da Nestlé com a L’Óreal), a Nutricé, a Rennovee, da Nutrilatina, e a Sundown Naturals são algumas das marcas que oferecem suplementos antioxidantes com o objetivo de melhorar a condição da pele, combatendo flacidez, rugas e até manchas. A maioria é rica em licopeno, ômega 3 e vitaminas C e E. Apesar de vendidas sem restrição nas farmácias, o ideal é pedir orientação de um dermatologista para saber qual é a mais indicada para o seu caso.
Com uma receita médica, também é possivel manipular cápsulas em farmácias especializadas.
O importante é sempre combater os radicais livres!