A queda dos cabelos assusta a maioria das mulheres e pode ser ocasionada por inúmeros fatores. O que pouca gente sabe é que alguns medicamentos de uso corriqueiro podem ser responsáveis pela queda temporária dos cabelos.
No geral, os remédios que causam alopecia temporária são aqueles que provocam alterações hormonais ou que agem no sistema nervoso central.
Os anticoncepcionais, que muitas vezes são eficientes em combater a queda capilar podem, em alguns casos, estimula-la.
No caso de queda capilar androgenética, a pílula anticoncepcional pode reduzir a queda dos fios, e até mesmo melhorar parcialmente a alopecia, mas, em sentido contrário, algumas mulheres podem ter perda acentuada de fios em decorrência do uso de anticoncepcionais.
É mais comum que isso ocorra em mulheres que já apresentavam essa tendência anteriormente, mas a alteração hormonal causada pela pílula também pode desencadear o problema. A suspensão do anticoncepcional também pode originar uma alopecia temporária, que tende a se regularizar quando o ciclo natural dos folículos capilares se normalizar.
Por conta da alteração hormonal é comum que os cabelos caiam também após o parto e na menopausa, mas em ambos os casos essa alopecia pode ser revertida facilmente.
Os estabilizadores de humor, os ansiolíticos, os antipsicóticos e os antidepressivos são medicamentos que também podem ( podem é diferente de vão, viu???) ocasionar a queda capilar, assim como as pessoas que fazem uso de lítio e acabam desenvolvendo hipotireoidismo.
A porcentagem de queda por conta do uso desses medicamentos varia entre 6 e 28 %, que torna-se praticamente inexistente no caso de medicamentos mais modernos.
Em todos esses casos, a alopecia é temporária e pode ser revertida quando da suspensão do uso dos medicamentos.
Os medicamentos quimioterápicos, os usados no tratamento de doenças autoimunes e degenerativas, as fórmulas emagrecedoras, os anabolizantes, os remédios para hipertensão, artrite, gota, problemas cardíacos, bem como o excesso de vitamina A, podem também levar à queda capilar.
Como vocês podem observar, são muitos os remédios que podem ser responsáveis pela alopecia, mas antes de achar que o motivo da queda capilar são os medicamentos utilizados, é importante descartar as inúmeras outras causas prováveis, e isso só pode ser avaliado por um médico, certo?
Por isso é importante investigar as causas orgânicas, sejam elas endócrinas, ginecológicas ou dermatológicas, bem como as causas psicológicas para chegar a um diagnóstico preciso, o que resulta em um tratamento adequado.
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br