As cidades cresceram e os apartamentos diminuíram, deixando os cômodos super pequenos, o que requer uma decoração mais enxuta.
Conseguir colocar tudo o que a gente precisa em um quarto pequeno é trabalho árduo…Sei disso porque, apesar de morar em casa, acho meu quarto pequeno e tô penando pra encontrar soluções pra ele…
O básico do básico é o uso de cores de claras, pois elas dão a sensação de amplitude, enquanto as cores escuras “diminuem” os ambientes. No meu quarto, optei por uma parede roxa ( Usei a tinta Ametista, da Suvinil, depois mostro pra vocês) atrás da cama, porque tudo muito branco me cansa muito.
Para quem gosta de cores, o ideal é investir em objetos coloridos.
Quem quiser pode optar por uma parede com listras verticais, que ampliam o espaço.
Pisos claros e de tamanho maior conferem amplitude e unidade. Os rodapés devem ser pintados da mesma cor das paredes pra dar a ilusão de continuidade.
Um detalhe importante é a iluminação, já que ambientes claros amplificam. Então, janelas grandes e iluminação potente são indispensáveis.
Móveis planejados são sempre a melhor opção, pois eles aproveitam todos os espaços possíveis e otimizam o espaço. Se forem brancos, como a parede, deixam o quarto ainda maior.
Opte, sempre que possível, por linhas retas, que são mais clean e não “pesam” no ambiente.
Os armários de um quarto pequeno precisam ter porta de correr, pra garantir o espaço pra circulação. Deem preferência a bancadas e prateleiras flutuantes. Armários suspensos são uma ótima forma de aproveitar espaços que seriam perdidos.
Móveis multifuncionais e versáteis são essenciais. Um exemplo disso são as camas com gaveteiros, que aproveitam espaços para guardar objetos. As camas baús também são idéias viáveis. Para quem possui camas comuns e quer aproveitar o espaço abaixo, o indicado é encomendar uma placa de MDF com rodinhas para colocar sapatos embaixo da cama.
Invistam em espelhos, que amplificam e embelezam os ambientes. Fica ótimo nas portas dos armários, pois assim não ocupam espaço.
Vidros devem ser usados sempre que possível, pois a transparência dá a impressão de que os móveis nesse material não ocupam espaço.
É preciso priorizar a circulação, então reduzam a profundidade dos móveis. Acreditem, uma redução de 10 cm faz uma diferença enorme em ambientes pequenos.
Quanto menos detalhes, melhor, pois espaços cheios de quinquilharias parecem menores.
Assim que a reforma aqui de casa terminar mostro pra vocês as soluções que usei pra “ampliar” meu quarto, tá?
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE