Oi meninas!
Com o tempo, os relacionamento vão se desgastando, as mágoas vão acumulando, as insatisfações vão aumentando até que fica tão insuportável que a única solução que o casal consegue ver é o término. E pensar que tudo isso pode ser evitado com uma atitude tão simples…
Manter o diálogo aberto é fundamental em todo e qualquer tipo de relações humanas, principalmente em um relacionamento amoroso, pois ele é, geralmente, cheio de expectativas, esperanças e onde o ser humano mais deseja encontrar a paz, o amor e a harmonia.
Quando algo está incomodando na relação, muitas pessoas se fecham, se ressentem e evitam conversar sobre isso com o parceiro, acreditando que dialogar vai destruir a relação. Na verdade, é exatamente isso que faz com que a relação seja dolorosa, desgastante e encontre o fracasso.
Isso acontece por que as pessoas acreditam que dialogar é fazer acusações, lavar a roupa suja ou sair gritando suas insatisfações para o outro, quando diálogo é muito mais do que uma simples conversa. É preciso saber ouvir o parceiro, saber reconhecer sua parcela de responsabilidade, aceitar as diferenças, defeitos e fraquezas do próximo e, principalmente, saber o que e como falar.
Outra coisa que prejudica o diálogo é querer estar sempre com a razão. Quando você não tem espaço dentro de si para reconhecer quando errou, nem humildade para entender que todos nós temos defeitos e somos responsáveis por tudo que acontece em nossa vida, então você não terá paz no amor. Você não pode exigir do outro o que você não pode ou não consegue dar. Amar é aceitar o outro em toda a sua humanidade e aceitar a si mesma, respeitando o parceiro como ele é e valorizando o que ambos tem de melhor.
Temos a terrível mania de querer que o outro saia adivinhando o que estamos sentindo, como se ele tivesse uma bola de cristal ou pudesse ler nossa mente. Por isso, o diálogo é fundamental para que o casal se conheça e que um transmita ao outro o que realmente quer e precisa. Nada de ficar fazendo interpretações das atitudes e comportamentos, quando o mais óbvio a fazer é perguntar ao companheiro o que está incomodando ou o que ele está sentindo.
É muito importante fazer do diálogo o ponto forte da relação, por isso, invista em autoconhecimento, se valorize, pois quando estamos bem em nossa totalidade, nos sentimos mais fortes para lidar com os problemas. Aprenda a dialogar sem fazer acusações e não coloque o foco no outro. Assim, em vez de falar “Você me magoou”, fale “Eu me senti magoada com sua atitude”, pois estará enfatizando a forma como você se sentiu e ajudando o outro a compreender que o comportamento dele te afeta. Evite conversar de cabeça quente, pois você pode se arrepender de falar algumas coisas ou até mesmo magoar ainda mais seu parceiro.
Procure expressar não só o que está incomodando, mas também as coisas boas. Assim, diga que o ama, elogie seu companheiro, relembre momentos bons e engraçados, fazendo do diálogo a principal ferramenta para fortalecer a cumplicidade entre vocês. Um casal que está com a comunicação em dia, consegue superar os obstáculos muito mais facilmente e tem a relação fortalecida a cada nova compreensão que um tem sobre o outro.
Beijos!!
Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)