O que é Fucus Vesiculosus ?
Vocês conhecem o fucus vesiculosos? Trata-se de uma alga marinha também conhecida como bodelha que facilmente encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico. Quando foi descoberto, lá por volta do ano de 1811, era utilizada pra tratar problemas relacionados a deficiência de iodo, como problemas na tireóide e também o bócio. Já em 1860, a partir da observação em pessoas que usavam a alga, o fucus passou a ser indicado pra combater a obesidade, já que eleva a taxa metabólica, e é por isso que até hoje muitas fórmulas emagrecedoras são enriquecidas com o fucus.
Os elementos principais do fucus são o manitol, o iodo, o bromo, a mucilagem, o beta-caroteno, a zeaxantina, o bromo, alguns óleos voláteis, potássio e diversos outros minerais. Sua composição completa é a seguinte: ácido algínico, fucoidina, laminarina; Polifenóis; Oligoelementos; sais minerais: iodo, potássio, bromo, cloro, magnésio, fósforo, cálcio e ferro; Manitol; Princípios amargos; Lipídeos (glucosildiacilglicerídeos); Vitaminas e Provitaminas A e D.
Indicações e Ações Farmacológicas:
Essa alga é indicada no tratamento do hipotireoidismo e em disfunções da tireoide graças a grande concentração de iodo presente em sua composição, o que garante uma ação estimulante da tireoide, favorecendo, assim, os processos catabólicos, ajudando a regularizar produção do hormônio tireotrofina e acelerando o metabolismo dos ácidos graxos e também da glicose, sendo esse o motivo pelo qual o fucus é tão indicado no tratamento para eliminação de peso excedente.
Ela contém uma substância chamada algina, que age protegendo as mucosas digestivas. Já os sais de potássio garantem a ação diurética, enquanto que o alginato de cálcio é usado como um hemostático local de ação rápida.
Consumo:
O fucus é muito usado no Japão como alimento, e em vários países da Europa ele é utilizado como aditivo alimentar e também aromatizante. Além de ser estimulante da tireoide, tem ação diurética e melhora o funcionamento intestinal.
Formas de uso:
1.Uso Interno:
- Decocção: 10-20 gramas por litro. Ferver durante 5 minutos, e usar de duas a quatro vezes ao dia.
- Tintura (1:5): 50-100 gotas, usar de uma a três vezes ao dia.
- Extrato Fluido (1:1): 20 a 40 gotas, usar de uma a três vezes ao dia, sempre antes das refeições.
- Xarope (10% de Extrato Fluido): usar uma colher de sopa, de uma a cinco vezes ao dia.
- Extrato Seco (5:1): 0,3 a 1g ao dia.
- Pó: 0,5 a 2 gramas, usar de uma a três vezes ao dia, em cápsulas.
2.Uso Externo:
- Decocção, aplicada sob a forma de compressas.
- Cataplasmas de algas frescas.
- Pomadas
- Banhos
- Pó: usa-se o pó aplicado sobre feridas como cicatrizante.
Indicações:
O fucus é indicada pra regular o intestino, pra combater a celulite, pra gordura localizada, pra disfunções da tireoide que envolvam deficiência de iodo, como diurético leve, como antiácido, pra acelerar o metabolismo, pra azia e também para o reumatismo.
Contraindicações:
O fucus não deve ser usado em casos de problemas cardíacos, bem como em casos de hipertireoidismo. Gestantes e lactantes também não podem fazer uso da substância.
O consumo exagerado da substância pode levar ao hipertireoidismo e pode causar problemas diversos.