A beleza de ser negra

O preconceito racial é um mal ainda enraizado no país, mas a sociedade deu passos importantes rumo à igualdade na última década. O total de negros na população supera em 15 pontos percentuais a quantidade de pessoas que afirmaram ser brancas. O racismo ainda existe, especialmente em situações que dependem do olhar externo, como o mercado de trabalho ou as abordagens policiais.

A beleza negra hoje em dia, levam as pessoas se sentirem mais à vontade para se declararem como negras. A cor da pele significa muito, representa um lastro étnico e cultural. Hoje a maioria das pessoas, não negam mais a identidade, usando cabelos com tranças ou dreads (estilo de cabelo que se faz trança).

Ainda lamentamos que o racismo no Brasil,  seja forte. A discriminação do dia a dia, dói muito e acaba com a auto-estima das pessoas, por isso muitas preferem se declarar como pardas.

A beleza da pessoa negra, é uma beleza que qualquer um gostaria de ter. Elas podem ter o cabelo cacheado, ondulado, liso, de trança, solto, etc. Na praia pegam uma cor belíssima e não ficam igual camarão, como muitas pessoas de peles claras ficam e que ainda sofrem com as dores na pele, olhos, etc, pós sol.

Atualmente, as agências de modelos procuram mulheres negras e não permitem que suas beldades usem químicas nos cabelos, pois a intenção é valorizar a imagem da pessoa negra, a beleza natural! Lindas e cheias de charmes. A maioria, quando chega nas agências são inseguras e precisam passar pelo processo de aceitação da própria beleza.

Algumas mulheres podem se considerar privilegiadas por natureza. Umas não tem tendência para engordar, outras não sabem o que é celulite e existem aquelas que possuem pele e cabelos normais, ou seja, não precisam sofrer tanto para cuidar do visual. Se antes o tom da pele era um problema para elas e sinônimo de exclusão social, hoje se pode garantir que elas têm muito do que se orgulhar.

Como a pele negra possui muita melanina, ela está mais protegida do sol e por consequência do envelhecimento das células da epiderme. Soma-se a isso um alto teor de colágeno, o que significa um grau de elasticidade superior a outras cores de pele. Estes dados justificam o fato de a pele escura permanecer conservada por tanto tempo. Enquanto as pessoas de peles claras, começam a envelhecer a partir dos 30 anos, surgindo diversas rugas, pés de galinha, expressões faciais, etc.

As negras têm defeitos? Que nada! Elas esnobam o corpo escultural, sem furinhos nas pernas, bumbum empinado, a postura é mais bonita, andar elegante e o sorriso??????????? É de dar inveja a qualquer pessoa.

Qual o significado da mulher negra: É caminhar na dúvida cheia de certezas, é correr atrás das nuvens em um dia de sol, é alcançar o sol no dia de chuva. É chorar de alegria e sorrir de tristeza. É acreditar quando ninguém mais acredita. É cancelar sonhos em prol de terceiros. É esperar quando ninguém mais espera. É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa. É ser enganada e sempre dar mais uma chance. É cair no fundo do poço e emergir sem ajuda. É estar em mil lugares de uma só vez. É fazer mil papéis ao mesmo tempo. É ser forte e fingir que é frágil. É saber dar o perdão. É tentar recuperar o irrecuperável. É entender o que  ninguém mais conseguiu desvendar. É estender a mão a quem ainda não pediu e doar o que ainda não foi solicitado.

A mulher negra é uma guerreira, é o significado de  romper barreiras, transpor fronteiras, desmistificar tabus, escalar sonhos e possibilidades jamais imaginadas.

Po todos esses motivos, essa é a beleza brasileira!!!!

Beijos, Rogéria.

A beleza de ser negra
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.