in

A beleza de ser negra

O preconceito racial é um mal ainda enraizado no país, mas a sociedade deu passos importantes rumo à igualdade na última década. O total de negros na população supera em 15 pontos percentuais a quantidade de pessoas que afirmaram ser brancas. O racismo ainda existe, especialmente em situações que dependem do olhar externo, como o mercado de trabalho ou as abordagens policiais.

A beleza negra hoje em dia, levam as pessoas se sentirem mais à vontade para se declararem como negras. A cor da pele significa muito, representa um lastro étnico e cultural. Hoje a maioria das pessoas, não negam mais a identidade, usando cabelos com tranças ou dreads (estilo de cabelo que se faz trança).

Ainda lamentamos que o racismo no Brasil,  seja forte. A discriminação do dia a dia, dói muito e acaba com a auto-estima das pessoas, por isso muitas preferem se declarar como pardas.

A beleza da pessoa negra, é uma beleza que qualquer um gostaria de ter. Elas podem ter o cabelo cacheado, ondulado, liso, de trança, solto, etc. Na praia pegam uma cor belíssima e não ficam igual camarão, como muitas pessoas de peles claras ficam e que ainda sofrem com as dores na pele, olhos, etc, pós sol.

Atualmente, as agências de modelos procuram mulheres negras e não permitem que suas beldades usem químicas nos cabelos, pois a intenção é valorizar a imagem da pessoa negra, a beleza natural! Lindas e cheias de charmes. A maioria, quando chega nas agências são inseguras e precisam passar pelo processo de aceitação da própria beleza.

Algumas mulheres podem se considerar privilegiadas por natureza. Umas não tem tendência para engordar, outras não sabem o que é celulite e existem aquelas que possuem pele e cabelos normais, ou seja, não precisam sofrer tanto para cuidar do visual. Se antes o tom da pele era um problema para elas e sinônimo de exclusão social, hoje se pode garantir que elas têm muito do que se orgulhar.

Como a pele negra possui muita melanina, ela está mais protegida do sol e por consequência do envelhecimento das células da epiderme. Soma-se a isso um alto teor de colágeno, o que significa um grau de elasticidade superior a outras cores de pele. Estes dados justificam o fato de a pele escura permanecer conservada por tanto tempo. Enquanto as pessoas de peles claras, começam a envelhecer a partir dos 30 anos, surgindo diversas rugas, pés de galinha, expressões faciais, etc.

As negras têm defeitos? Que nada! Elas esnobam o corpo escultural, sem furinhos nas pernas, bumbum empinado, a postura é mais bonita, andar elegante e o sorriso??????????? É de dar inveja a qualquer pessoa.

Qual o significado da mulher negra: É caminhar na dúvida cheia de certezas, é correr atrás das nuvens em um dia de sol, é alcançar o sol no dia de chuva. É chorar de alegria e sorrir de tristeza. É acreditar quando ninguém mais acredita. É cancelar sonhos em prol de terceiros. É esperar quando ninguém mais espera. É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa. É ser enganada e sempre dar mais uma chance. É cair no fundo do poço e emergir sem ajuda. É estar em mil lugares de uma só vez. É fazer mil papéis ao mesmo tempo. É ser forte e fingir que é frágil. É saber dar o perdão. É tentar recuperar o irrecuperável. É entender o que  ninguém mais conseguiu desvendar. É estender a mão a quem ainda não pediu e doar o que ainda não foi solicitado.

A mulher negra é uma guerreira, é o significado de  romper barreiras, transpor fronteiras, desmistificar tabus, escalar sonhos e possibilidades jamais imaginadas.

Po todos esses motivos, essa é a beleza brasileira!!!!

Beijos, Rogéria.

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Os cabelos de Grazi Massafera

Envelhecer com saúde