Todo mundo já sabe que não se pode dormir maquiada, certo? Isso porque a pele precisa “respirar” e muitas das maquiagens disponíveis, principalmente as bases líquidas, os corretivos e os pós obstruem os poros, o que pode originar, dentre outras coisa, cravos, espinhas (sobretudo se os produtos forem gordurosos) e miliuns.
Agora que já deixei todo mundo com medo vamos para a parte que interessa né?rsrsrs
Cada tipo de pele pede um demaquilante específico e não é adequado o uso de produtos que contenham álcool, sobretudo na área dos olhos, que é mais sensível. Além disso, produtos que possuem álcool na formulação estimulam ainda mais a oleosidade, o que é péssimo para peles mistas e oleosas. Por isso é que o leite de colônia e o leite de rosas são inadequados para retirar a maquiagem, pois apesar de limparem bem eles contém uma quantidade muito grande álcool, o que causa irritação e piora a oleosidade.
Existem produtos específicos para retirar a maquiagem do rosto e dos olhos, que devem ser, preferencialmente, diferentes. Muita gente não entende o porque de se usar demaquilantes diferentes, mas a resposta é bem fácil. Os demaquilantes devem ser diferentes porque a região dos olhos é bem mais sensível e ressecada que o resto do rosto, mesmo em quem tem pele oleosa. Muitos demaquilantes para o rosto causam ardência e irritação na área dos olhos, que pedem produtos mais cremosos e sem álcool.
Para limpar os meus olhos eu uso óleo infantil, limpa sem agredir a pele. Essa dica já é velha, todo mundo usa, mas não custa repetir, certo?
Outra dica super importante é a forma como a maquiagem deve ser retirada dos olhos. Muita pessoas compram bons produtos e dizem que eles não prestam ( eu já fiz isso!) simplesmente porque não sabem usar…
Para tirar a maquiagem dos olhos, principalmente as maquiagens mais pesadas e as máscaras à prova d`água, devemos usar a mesma técnica que usamos para retirar esmalte vermelho: colocamos o demaquilante no algodão ou na esponja de limpeza, aplicamos sobre a pálpebra, esperamos um tempo para “amolecer” e só depois é que “puxamos” o algodão. Isso evita aquela meleira que normalmente acontece quando vamos retirar sombras escuras.
Eu tenho muitaaa dificuldade de achar demaquilante pois minha pele irrita mesmo, então tenho retirado a maquiagem com shampoo infantil, que todo mundo usa, mas que eu não acho que seja o mais adequado.
Até falei com a Luciana, lá da Art Vitta, pra ver se tinha como ela formular algo que fosse potente mas que não irritasse as peles mais sensíveis e ela já fez a fórmula, que está em fase de testes ( tipooo, tem que retirar aquele rímel mega potente à prova d´água e as sombras mais escuras).
Coisa boa é ter uma farmácia de manipulação amiga, né?Adorooo!
Pois bem, assim que o demaquilante ficar pronto eu conto para vocês, ta? E quem souber de algum demaquilante bom, que não irrite a pele e não seja caro é só mandar a dica!
Beijos
Ju