in ,

Benefícios do Fucus Pra Saúde

O que é Fucus Vesiculosus ?

Vocês conhecem o fucus vesiculosos? Trata-se de uma alga marinha também conhecida como bodelha que facilmente encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico.  Quando foi descoberto, lá por volta do ano de 1811, era utilizada pra tratar problemas relacionados a deficiência de iodo, como problemas na tireóide e também o bócio. Já em 1860, a partir da observação em pessoas que usavam a alga, o fucus passou a ser indicado pra combater a obesidade, já que eleva a taxa metabólica, e é por isso que até hoje muitas fórmulas emagrecedoras são enriquecidas com o fucus.

Os elementos principais do fucus são o manitol, o iodo, o bromo, a mucilagem, o beta-caroteno, a zeaxantina, o bromo, alguns  óleos voláteis, potássio e diversos outros minerais. Sua composição completa é a seguinte: ácido algínico, fucoidina, laminarina; Polifenóis; Oligoelementos; sais minerais: iodo, potássio, bromo, cloro, magnésio, fósforo,  cálcio e ferro; Manitol; Princípios amargos; Lipídeos (glucosildiacilglicerídeos);  Vitaminas e Provitaminas A e D.

Indicações e Ações Farmacológicas:

Essa alga é indicada no tratamento do hipotireoidismo e em disfunções da tireoide graças a grande concentração de iodo presente em sua composição, o que garante uma ação estimulante da tireoide, favorecendo, assim,  os processos catabólicos, ajudando a regularizar produção do hormônio tireotrofina e acelerando o metabolismo dos ácidos graxos e também da glicose, sendo esse o motivo pelo qual o fucus é tão indicado no tratamento para eliminação de peso excedente.

High-Quality-Spirulina-Chlorella

Ela contém uma substância chamada algina, que age protegendo as mucosas digestivas. Já os sais de potássio garantem a ação diurética, enquanto que o alginato de cálcio é usado como um hemostático local de ação rápida.

Consumo:

O fucus é muito usado no Japão como alimento, e em vários países da Europa ele é utilizado como aditivo alimentar e também aromatizante. Além de ser estimulante da tireoide, tem ação diurética e melhora o funcionamento intestinal.

Formas de uso:

1.Uso Interno:

  • Decocção: 10-20 gramas por litro. Ferver durante 5 minutos, e usar de duas a quatro vezes ao dia.
  • Tintura (1:5): 50-100 gotas, usar de uma a três vezes ao dia.
  • Extrato Fluido (1:1): 20 a 40 gotas, usar de uma a três vezes ao dia, sempre antes das refeições.
  • Xarope (10% de Extrato Fluido): usar uma colher de sopa, de uma a cinco vezes ao dia.
  • Extrato Seco (5:1): 0,3 a 1g ao dia.
  • Pó: 0,5 a 2 gramas, usar de uma a três vezes ao dia, em cápsulas.

2.Uso Externo:

  • Decocção, aplicada sob a forma de compressas.
  • Cataplasmas de algas frescas.
  • Pomadas
  • Banhos
  • Pó: usa-se o pó aplicado sobre feridas como cicatrizante.

Indicações:

O fucus é indicada pra regular o intestino, pra combater a celulite, pra gordura localizada, pra disfunções da tireoide que envolvam deficiência de iodo, como diurético leve, como antiácido, pra acelerar o metabolismo, pra azia e também para o reumatismo.

Contraindicações:

O fucus não deve ser usado em casos de problemas cardíacos, bem como em casos de hipertireoidismo. Gestantes e lactantes também não podem fazer uso da substância.

O consumo exagerado da substância pode levar ao hipertireoidismo e pode causar problemas diversos.

5.2/8 - (10 votes)

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.