in

Camuflagem de estrias: como funciona e principais técnicas

Como Escolher o Shampoo Certo 9 - Camuflagem de estrias: como funciona e principais técnicas
Camuflagem de estrias: como funciona e principais técnicas

Como sempre falo de dicas de beleza, ideias e tendências referente a moda, maquiagem, cuidados com cabelos, entre outras, sempre surge um assunto: camuflagem de estrias.

Então, se você se sente incomodada com essas marquinhas ou quer amenizar o visual delas para se sentir ainda mais poderosa, pare tudo o que está fazendo e vem comigo.

Aqui, vou contar exatamente o que é essa camuflagem, como funciona e quais são as técnicas que realmente funcionam.

Vamos começar?

Mas o que são, e as estrias tem solução?

Estrias são rompimentos das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele. Trocando em miúdos, são aquelas rusgas que aparecem na pele, inicialmente na cor avermelhada e que, com o tempo, ficam brancas, envelhecidas. As marcas parecem arranhões de gato.

Há quem diga que coçar a pela com a unha pode causar estria e é verdade mesmo, desde que haja o rompimento da fibra elástica. Por isso a recomendação é sempre coçar com a ponta dos dedos, mas nunca com as unhas.

O que pode causar estrias?

Além de coçar a pele com as unhas, outros fatores podem ser causadores das estrias, como:

  • 1- Efeito sanfona – Quando a mulher engorda e emagrece com facilidade e repetição, fazendo a pele esticar e comprimir, ocasionando assim o rompimento da elasticidade;
  • 2- Pele ressecada – A pele seca também é uma causa para perda da elasticidade e, por consequência, ganho de estrias em áreas mais afetadas;
  • 3- Aumento de peso ou crescimento rápido – Quando a mulher engorda ou quando uma criança, adolescente cresce muito rapidamente, pode ocorrer o rompimento das fibras de elasticidade da pele, aparecendo as cicatrizes dessa ruptura, que são as estrias;
  • 4- ‘Ebulição’ hormonal – É comum quando as taxas hormonais sofrem uma verdadeira ‘ebulição’ de aumento e diminuição e mexem com todo o organismo, deixando na pele – que também é afetada – o reflexo desse desequilíbrio em forma de estrias;
  • 5- Gravidez – o aumento da barriga e dos seios, esticando demais a pele é outro fator de risco para quebra da elasticidade da pele nessas regiões tão comuns ao aparecimento das estrias após uma gestação.

Se você quiser saber mais sobre as causas, para evitar que isso aconteça, vale a pena conferir um post completo sobre o tema.

Então, clique aqui para saber o que causa as estrias no peito, barriga, glúteos e nas coxas.

Qual o alvo principal das estrias?

O alvo principal das estrias é a pele, de forma generalizada. Onde houver ruptura da elasticidade da pele, ali elas se fixam, como uma cicatriz para lembrar que naquele local a pele foi distendida e sofreu rompimento. Algo tipo: “Aqui jaz uma pele íntegra”.

As estrias podem aparecer em homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, enfim, em qualquer pessoa, independente de sexo e idade.

Entre as áreas mais comuns do corpo da mulher para aparecimento das estrias estão as coxas, quadris, nádegas, culotes e mamas.

Pesquisam comprovam que cerca de 90% das mulheres gestantes nos dias de hoje são afetadas por estrias. Isso por conta do aumento de peso repentino e crescimento da barriga e das mamas.

Existe prevenção para estrias?

As estrias podem ser evitadas com bons hábitos, principalmente, o hábito da hidratação da pele.

Existem vários produtos no comércio que ajudam na prevenção das estrias. E a hidratante é o principal aliado nessa ação preventiva, o qual deve ser utilizado diariamente.

Para as gestantes, o ideal é hidratar diariamente a barriga, os seios e as coxas (locais de maior impacto de elasticidade da pele durante a gravidez) com óleos e hidratantes a base de amêndoas.

Também é imprescindível a hidratação de dentro para fora, ou seja, bebendo água! O recomendado é no mínimo 2 a 3 litros de água por dia.

O que é camuflagem de estrias?

Bom, agora que você já está familiarizada com o tema, é hora de entender o que seria essa camuflagem.

Desse modo, camuflar se refere a ideia de esconder alguma coisa, neste caso, as estrias.

O que acontece é que as estrias são consideradas como “imperfeições” do corpo e, muitas mulheres sentem vergonha ou ficam desconfortáveis quando elas aparecem.

Neste cenário, você acaba escolhendo entre esconder com a roupa, o que pode acabar limitando o seu estilo, ou camuflar, e ter uma vida mais livre.

Assim, a camuflagem vem como uma alternativa eficaz para evitar todas as sensações negativas, se vestir como quiser e se sentir mais segura na sua própria pele.

Inclusive, é válido pensar que essa camuflagem é ainda mais interessante com a chegada do verão, já que o Brasil é um país realmente quente, mais ainda nessa estação, e que aumenta o uso de shorts, tops e croppeds, biquinis e muito mais looks incríveis.

Como funciona a camuflagem?

No geral, a camuflagem de estrias funciona de formas diferentes, de acordo com as técnicas disponíveis no mercado e aquela que você escolhe para chamar de sua.

O objetivo geral é esconder ou amenizar o visual das estrias, seja para amenizar a cor, cobrir algumas, diminuir o tamanho de outras, etc. Logo, ao olhar para aquela região, você vai notar uma pele mais lisa e uniforme.

É importante pensar que, independentemente da técnica escolhida, sempre que envolve um profissional, é preciso escolher com cuidado.

Assim, você terá o melhor resultado.

Melhores métodos de camuflagem de estrias

Agora, é chegada a hora de conhecer os melhores métodos disponíveis no mercado e que você pode garantir para elevar a sua autoestima e confiança.

Tatuagem:

Atualmente, a tatuagem está entre os principais métodos de camuflagem de estrias, tornando-se comum no mundo dos famosos, já que é um pouco mais rápido e efetivo.

Basicamente, o que acontece aqui é que o tatuador utiliza a tinta do tom da sua pele para “pintar” as áreas com estrias, deixando-as com aspecto mais natural e reduzindo aquele destaque.

Por ser uma tatuagem, é possível que você sinta um pouco de desconforto, devido as agulhas.

Entretanto, o procedimento é suportável.

A pele pode ficar um pouco inchada e avermelhada, sendo essencial cuidar da tatuagem de maneira correta.

Laser como camuflagem de estrias:

Outro método que vem sendo muito utilizado para camuflar as estrias são os tratamentos a laser.

Basicamente, o laser consegue atingir as camadas mais profundas da pele e aumentar a produção de células e fibras, melhorando o aspecto. Principalmente em estrias avermelhadas ou arroxeadas.

Porém, o procedimento precisa de várias sessões para um bom resultado e não pode ser feita em conjunto com a tatuagem.

Isso porque, o laser, quebra os blocos de tinta de uma tattoo, ou seja, pode retirar o trabalho feito anteriormente.

Alguns pacientes relatam que o procedimento é um pouco desconfortável, mas a dor é muito relativa.

E como ficam os outros métodos?

# Maquiagem, momentos de emergência (para disfarçar)

Claro que existem alguns outros métodos que podem ser usados para quem quer se livrar das estrias, como uso de maquiagem e aplicações.

Entretanto, a maquiagem é algo apenas pontual e que sai com facilidade, principalmente no verão.

Portanto, é indicada apenas para pequenas áreas e para momentos específicos, como uma festa.

# Carbox

Já as aplicações, chamadas de carboxiterapia, é um tratamento eficaz, mas que não tem a camuflagem como objetivo, e sim o combate e melhora no aspecto da pele. Esses tratamentos com aplicações são feitos com gás carbônico natural, em doses controladas, e existem cuidados mais específicos. 

# Ácidos

Os ácidos retinoicos ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) aceleram a renovação celular e atuma na formação de novo colágeno. O resultado desse tipo de tratamento começa a ser percebido só após um ano e não pode se expor ao sol senão perde todo o investimento de tempo, cuidado e dinheiro.

Peeling – Aqui a pele é ‘lixada’ por meio de um aparelho com técnica dermoabrasiva com micro cristais de óxido de alumínio. Dessa forma, a camada da pele mais superficial é eliminada, então as células se regeneram para compor uma nova pele.

Laser – É um tratamento moderno para reduzir as estrias. Atua na água da pele, causando uma vaporização no local específico, o que estimula a reorganização do colágeno e da elastina.

Striort’ é mais nova e revolucionária técnica no combate a estrias brancas! Trata-se de uma técnica ortomolecular, com resultados tão impressionantes que está chamando a atenção dos profissionais da área que, aos poucos estão se rendendo e se capacitando para também oferecer em suas clínicas esse tipo de tratamento. O ‘Striort’ é um método não é invasivo e também não é cirúrgico. E na primeira sessão já apresenta uma melhora de 80% das estrias brancas! O ‘Striort’ foi desenvolvido pela Fisioterapeuta e Esteticista Dra. Ana Carolina Almeida, que vem pesquisando e experimentando o tema desde 2008 e agora se dedica a treinar outros profissionais para a sua utilização, ministrando cursos de capacitação por todo o país.

Custo-benefício da camuflagem de estrias

Por fim, vamos falar um pouquinho sobre o custo de cada tratamento, sendo preciso analisar realmente os benefícios.

Assim, a tatuagem é um dos métodos mais indicados, já que é uma resposta mais rápida e que, geralmente, requer apenas uma sessão de retoque.

Em outras palavras, o custo acaba sendo menor, a sensação de desconforto também e você ainda vê o resultado no mesmo dia.

Porém, em alguns casos, a camuflagem com laser pode ser uma boa opção, principalmente em áreas delicadas.

Os valores podem mudar de acordo com cada região onde você está, profissional e também área ou extensão das estrias.

Justamente por isso, é importante escolher um profissional realmente capacitado para esse tipo de procedimento e que faça uma análise prévia da pele.

Sabe aquela história do “barato sai caro”? Pois bem, a minha dica é sempre ficar de olho nessa questão.

Escolher um profissional duvidoso, que não tenha boas referências ou que nunca tenha trabalhado com isso, pode ser um problema.

Sendo assim, veja trabalhos anteriores, certificações de cursos ou preparatórios, converse com outros clientes e assim por diante.

Ainda ficou na dúvida? Comenta aqui embaixo, vou adorar saber o que você está pensando.

Grande abraço e até o próximo post!

Veja também:

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

32.7k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 8 - PMMA: O que é, aplicações, riscos

PMMA: O que é, aplicações, riscos