Como cuidar da tatuagem de forma correta?

É cada vez mais frequente encontrar uma mulher com tatuagem. Na nuca, no braço ou nas costas, um desenho ou outro aparece no decote do vestido ou na manga curta da camisa. A tatuagem deixou de ser um símbolo de preconceito e passou a ser um acessório de moda e estilo. Mais do que isso: a tatuagem está cada vez mais comum no corpo da mulherada. Representa um modo de vida, uma lembrança boa ou uma fase que passou.

Mas, para o resultado ficar bonito e a tatuagem não borrar, nem ficar desbotada no mês seguinte e nem infeccionar a pele um dia depois da sessão, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro passo e um dos mais importantes é sempre manter a pele bem limpa e higienizada adequadamente até a cicatrização estar completamente perfeita.

É necessário usar sabonete antisséptico na hora de lavar a tatuagem e trocar o plástico com a pomada. Estar com os dedos limpos é fundamental para que a ferida onde está o desenho não infeccione.

tatuagem

É preciso lavar pelo menos três vezes ao dia, trocando o plástico e passando leves camadas de pomadas específicas. Esse processo de limpeza vai durar até quando a tatuagem tiver sem casquinha nenhuma, que pode ser até por quatro semanas. Neste período, está proibido passar buchas vegetais ou qualquer tipo de esponja em cima da pele tatuada e nem usar sabonetes com aromas. Entre dois e três dias, será necessário colocar um plástico que ajuda na cicatrização e também combate infecções.

O papel filme é o mesmo usado na cozinha. Você pode colocá-lo sempre depois da limpeza, junto com a pomada, que age de uma forma mais rápida com a ajuda do plástico. Outra questão é nunca reutilizar o plástico para cobrir a tatuagem. Ele é responsável por cobrir a área que ainda está em processo de cicatrização, combatendo o contato de bactérias e outros bichos.

O uso da pomada sempre deve ser com uma camada fina em cima da tatuagem. Prefira uma com ação antibiótica ou à base de bepantol, que ajudam na cicatrização e na proteção da pele. A pomada deve ser usada por até três semanas depois da tatuagem.

A tatuagem vai começar a coçar depois da primeira semana e aqui entra a sua paciência. Se você coçar, pode estragar a tinta e borrar o desenho. Se a coceira ficar muito forte e a região da pele ficar vermelha, é indicado buscar ajuda com o próprio tatuador ou com um médico dermatologista. E depois que formar a casquinha, mais um teste de paciência: não tente tirar essa camada de proteção. Ela deve cair de forma natural, ok? Caso contrário, a tatuagem pode ficar com falhas e o risco de infecções aumenta, já que a pele estará novamente em processo de cicatrização.

Por 30 dias, você deve evitar pegar sol. A exposição aos raios solares só desbotam ainda mais o desenho e também pode alterar a cor da tatuagem, já que a pele está supersensível. A exposição ao sol também pode causar inflamações e dores. Depois que a tatuagem estiver bem cicatrizada, o uso do protetor solar, com uma camada bem grossa, é fundamental para continuar protegendo a pele e o seu desenho.

Como cuidar da tatuagem de forma correta?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.