in

Como acabar com a sensibilidade dos dentes?

Sentir um arrepio nos dentes na hora de escová-los ou quando escuta um barulho de louça não é uma sensação nada boa. E quando o dente dói assim que você coloca uma bebida gelada, como água, ou algo quente, como um chá? Ai, é uma dorzinha chata e que incomoda muitas mulheres. A sensibilidade nos dentes é comum e pode ser evitada. De acordo com uma pesquisa americana, um a cada oito adultos são ultrassensíveis com os dentes.

Existem tratamentos à base de flúor, feitos com laser ou medicamentos, que ajudam a amenizar a sensibilidade e até dar fim a esta sensação desconfortável. Mas o melhor que se tem a fazer é consultar com um dentista, para saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso. O que você pode fazer a partir de hoje é seguir algumas dicas para evitar a sensibilidade e prolongar a vida do esmalte que protege seu dente.

Quando esse arrepio acontece é sinal que o esmalte do dente está desgastado por alguma razão. Pode ser do tempo sem manutenção ou algumas ações mais frequentes, que pode ser até a escovação. É isso mesmo: a escovação quando é feita de maneira muito forte e frequente durante o dia, pode causar um certo desconforto no dente deixando-o frágil e desgastado. A melhor forma de evitar este desgaste é trocar a escova a cada um mês e sempre fazer movimentos circulares, sem muita força contra os dentes.

dentes - Como acabar com a sensibilidade dos dentes?

O uso do fio dental também ajuda a manter os dentes limpos, sem precisar fazer muita força contra o esmalte. O enxaguante bucal, quando muito amargo e com PH muito ácido, pode ajudar a deixar seus dentes mais sensíveis. Por isso, a dica é usar uma ou duas vezes por semana, no máximo.

Um problema comum entre as mulheres e que causa a sensibilidade é o bruxismo que é quando você range os dentes durante a noite, quando está dormindo, ou quando está passando por um momento de estresse no trabalho, por exemplo. O ato de ranger os dentes, chamado de bruxismo, prejudica o esmalte de proteção e consegue ainda, desgastar parte do dente. É necessário buscar ajuda de um profissional em odontologia para você usar uma placa de proteção, moldada na sua boca. Ela vai ajudar a prevenir o desgaste e também a sensibilidade dos dentes.

A mastigação de forma errada também é uma das causas que deixam os dentes mais sensíveis. A mastigação pode ser tão fora de encaixe que pode deixar a camada de proteção do dente, chamada pelos especialistas de dentina (uma parte da gengiva), exposta, causando dor e sensibilidade. A forma de tratamento é feita apenas no consultório com um enxerto de gengiva. É um processo delicado e que exige muito cuidado na recuperação.

Dentes lascados também podem piorar a sensibilidade. Por isso, nada e abrir latas e garrafas com os dentes. Se o esmalte lascar, o dente ficará sem proteção, dando mais atrito quando ficar em contato com algo gelado, ou quente. Além disso, alimentos muito ácidos, como o limão ou até mesmo o refrigerante, devem ser evitados com tanta frequência, pois também desgastam e deixam a sensibilidade à flor da pele. Isso porque eles retiram os minerais e prejudicam a saúde do dente.

Escrito por Kika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comentários

Comente
  1. Fazer clareamento dentário deixa os dentes sensíveis, já fiz duas vezes e fiquei um ano usando sensodine. E o enxaguante Periodonto? escurece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - Como funciona a dieta mediterrânea?

Como funciona a dieta mediterrânea?

blank - Como cuidar da tatuagem de forma correta?

Como cuidar da tatuagem de forma correta?