Como acabar com a sensibilidade dos dentes?

Sentir um arrepio nos dentes na hora de escová-los ou quando escuta um barulho de louça não é uma sensação nada boa. E quando o dente dói assim que você coloca uma bebida gelada, como água, ou algo quente, como um chá? Ai, é uma dorzinha chata e que incomoda muitas mulheres. A sensibilidade nos dentes é comum e pode ser evitada. De acordo com uma pesquisa americana, um a cada oito adultos são ultrassensíveis com os dentes.

Existem tratamentos à base de flúor, feitos com laser ou medicamentos, que ajudam a amenizar a sensibilidade e até dar fim a esta sensação desconfortável. Mas o melhor que se tem a fazer é consultar com um dentista, para saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso. O que você pode fazer a partir de hoje é seguir algumas dicas para evitar a sensibilidade e prolongar a vida do esmalte que protege seu dente.

Quando esse arrepio acontece é sinal que o esmalte do dente está desgastado por alguma razão. Pode ser do tempo sem manutenção ou algumas ações mais frequentes, que pode ser até a escovação. É isso mesmo: a escovação quando é feita de maneira muito forte e frequente durante o dia, pode causar um certo desconforto no dente deixando-o frágil e desgastado. A melhor forma de evitar este desgaste é trocar a escova a cada um mês e sempre fazer movimentos circulares, sem muita força contra os dentes.

dentes

O uso do fio dental também ajuda a manter os dentes limpos, sem precisar fazer muita força contra o esmalte. O enxaguante bucal, quando muito amargo e com PH muito ácido, pode ajudar a deixar seus dentes mais sensíveis. Por isso, a dica é usar uma ou duas vezes por semana, no máximo.

Um problema comum entre as mulheres e que causa a sensibilidade é o bruxismo que é quando você range os dentes durante a noite, quando está dormindo, ou quando está passando por um momento de estresse no trabalho, por exemplo. O ato de ranger os dentes, chamado de bruxismo, prejudica o esmalte de proteção e consegue ainda, desgastar parte do dente. É necessário buscar ajuda de um profissional em odontologia para você usar uma placa de proteção, moldada na sua boca. Ela vai ajudar a prevenir o desgaste e também a sensibilidade dos dentes.

A mastigação de forma errada também é uma das causas que deixam os dentes mais sensíveis. A mastigação pode ser tão fora de encaixe que pode deixar a camada de proteção do dente, chamada pelos especialistas de dentina (uma parte da gengiva), exposta, causando dor e sensibilidade. A forma de tratamento é feita apenas no consultório com um enxerto de gengiva. É um processo delicado e que exige muito cuidado na recuperação.

Dentes lascados também podem piorar a sensibilidade. Por isso, nada e abrir latas e garrafas com os dentes. Se o esmalte lascar, o dente ficará sem proteção, dando mais atrito quando ficar em contato com algo gelado, ou quente. Além disso, alimentos muito ácidos, como o limão ou até mesmo o refrigerante, devem ser evitados com tanta frequência, pois também desgastam e deixam a sensibilidade à flor da pele. Isso porque eles retiram os minerais e prejudicam a saúde do dente.

Como acabar com a sensibilidade dos dentes?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

1 Comment
  1. Fazer clareamento dentário deixa os dentes sensíveis, já fiz duas vezes e fiquei um ano usando sensodine. E o enxaguante Periodonto? escurece.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.