Verão e férias, combinação perfeita neh………… Mas infelizmente, com a chegada dessa temporada cresce o número de acidentes. Maior número de carros nas estradas, aumento de pessoas em piscinas, cachoeiras e praias, crianças sozinhas em casa, são só alguns dos fatores que contribuem para essa triste estatística.
Lamentavelmente ninguém está a salvo de passar por algum acidente, mas atitudes simples podem evitar, e caso ocorra podem ajudar a não agravar a situação, sendo que, o mais importante nesses casos é manter a calma.
Buscar informações básicas sobre primeiros socorros, adotar comportamentos preventivos, tomar cuidados com as crianças, idosos e consigo mesmo, são as principais atitudes a serem tomadas.
Lembrando que, os procedimentos de primeiro socorros (para leigos) devem restringir-se aos conhecimentos básicos como, olhar uma respiração, medir batimentos cardíacos pelo pulso ou pescoço e observar os sinais da pele (temperatura, cor), para evitar que uma conduta mal orientada agrave a situação do acidentado.
Dicas de prevenção
Afogamento: procure entrar na água sempre com outra pessoa; não nade a noite; crianças pequenas e pessoas que não sabem nadar devem usar boias; se for andar de barco não se esqueça do colete salva-vidas; nunca mergulhe de cabeça ou de costas em locais desconhecidos.
Insolação: nunca de deixe usar filtro solar, aplique-o no mínimo 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a cada hora; não se exponha por períodos muito prolongados, evite os horários de sol a pino das 11 da manhã as 3 da tarde.
Picadas de animais peçonhentos: manter jardim e quintal limpos; jogar fora objetos que possam servir de esconderijo para cobras, escorpiões, etc.
Quedas: não deixe crianças crianças brincarem em lugares altos com lajes e muros; adultos, redobrem a atenção ao subir nesses locais.
Queimaduras: não deixe crianças brincar perto de churrasqueiras ou fogão; e não deixe o mesmos ligados se não estiver por perto; redobre seu cuidado e atenção ao mexer com fogo.
No caso de deixar crianças em casa sozinhas, se não for possível evitar, alerte-as sobre os perigos.
Com cuidado e prevenção muitos problemas podem ser evitados!!!
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]