As lutas invadiram a academia e também o universo feminino. Símbolos de agressividade, os esportes com lutas estão se transformando, aos poucos, em aliados contra as gorduras extras. Isso porque, além de queimar muita caloria por treino, o boxe, o MMA, o muay thai são alguns dos exemplos de lutas que definem o corpo e deixam os músculos bem definidos.
Com tantas opções, é preciso fazer uma avaliação com o professor antes de sair treinando. Na conversa, você vai falar do seu objetivo e ele vai explicar a diferença entre uma luta e outra. E daí, sim, você vai partir para o ataque!
O Muay Thai, por exemplo, foi um dos esportes aderidos por famosas que secaram rapidinho depois de certos treinos. Essa luta é bem agitada e trabalha principalmente com os membros inferiores, já que na aula você pula corda e dá saltos ao redor da sala de treinamento. Isso fortalece bem o bumbum e as pernas e também queima gordura e ajuda a liberar bastante energia. O tempo todo você vai chutar e, por isso, vai ficar com as pernas bem definidas. É possível perder cerca de 800 calorias por treino.
Já o MMA, que ficou famoso por conta das lutas do Anderson Silva, também trabalha chutes, mas inclui mais os movimentos no chão, com cotoveladas e no ar, com chutes. O treino trabalha muito o equilíbrio e também consegue secar a barriguinha e definir as pernas. Você vai estar mais ágil depois de um mês de treino, pois precisa ficar concentrada para não ser atingida pelo adversário. Cada aula gasta em média 1200 mil calorias. É um suador, só!
O boxe é uma luta mais comum, mas não menos poderosa na perda de gordura do corpo. Ele trabalha muito os braços e ajuda a definir os músculos da barriga. Por outro lado, as pernas não ficam de fora do treinamento, que tem um gasto calórico bem alto, já que no aquecimento você vai correr, pular corda, fazer abdominal e polichinelo. É uma luta recomendada para quem tem problemas na coluna, pois melhora a postura. Além disso, queima mais de 800 calorias por treino.
Não tão conhecida como luta, a capoeira também é uma aliada na hora de queimar calorias na academia. É uma luta que melhora muito a flexibilidade do corpo e ajuda você a ter elasticidade, além de trabalhar com as pernas e com a barriga. É bem mais aeróbica que as outras e, por isso, queima mais calorias de forma mais rápida, dando um resultado mais imediato. Cada hora de capoeira você vai queimar cerca de 700 calorias.
O jiu-jitsu é basicamente praticado no chão e você precisa imobilizar seu adversário, usando força e concentração. Ajuda muito no fortalecimento muscular, além de ter um preparo físico maior, justamente para conseguir segurar o colega de treino. O esporte gasta quase 1000 calorias por aula e consegue fortalecer pernas, bumbum, barriga e braços. Enfim, é super completo! E nessa linha tem o karatê, que além de ajuda na perda de peso e na definição dos músculos, ajuda você a ficar mais concentrada e disciplinada com horários, movimentos e pensamentos. A técnica ajuda nesta parte mental do aluno. É possível perder cerca de 600 calorias com uma aula.