Cuidados Essenciais Com as Unhas

Você cuida direito das suas unhas? Tem certeza?  Hidrata as cutículas? Consome os alimentos necessários para deixá-las fortes e saudáveis? Veja tudo nos posts abaixo!

Conheça os cuidados básicos para ter mãos de princesa

Quer ter unhas bonitas e não sabe por onde começar? Olhem essas dicas aqui:

“Ter unhas bonitas vai muito além de estar com o esmalte da moda ou a cor que combina com o seu vestido na festa. Estar com as mãos e as unhas bonitas exige cuidados básicos, mas não menos importantes para a sua saúde. Não é nada demais, mas dá um resultado bacana e uma mão bem cuidada onde quer que você vá. Para começar, vale lembrar que os esmaltes são acessórios que deixam a mão mais bonita.

Mas tudo começa na alimentação para ter uma unha saudável. É isso mesmo! Comer alimentos ricos em vitaminas A e B, como cenoura, abóbora e manga, ajudam a acelerar o crescimento das unhas. Já nutrientes como cálcio, encontrado no leite e batata doce, e o ferro, encontrado nas carnes vermelhas e no feijão, por exemplo, deixam a unha forte e resistente, evitando o quebra-quebra das pontinhas. Já quem come frutos do mar não sofrerá com aquelas manchinhas brancas da unha. E o colágeno, encontrado na gelatina e em balas de farmácia de manipulação, ajudam a deixar a unha com mais brilho e menos opaca.”

unhas-fazer-2-4fad3321df104

 “Alimente” Suas Unhas!

Ter unhas fortes e bonitas é desejo absoluto da mulherada e os alimentos certos ajudam demais nessa “tarefa”. Quais são eles? Isso vocês podem conferir no post!

 Porque Não Retirar As Cutículas?

Vocês costumam remover as cutículas? Isso não é nada bom!

O motivo?

“A cutícula funciona como uma barreira de proteção, já que protege a unha dos micro-organismos e outros “invasores”, e retirá-la é fazer da unha um foco de doenças e de infecções, além de deixa-la mais fraca.

O atrito do alicate com a pele pode enfraquecer e agredir a matriz da unha, o que resulta em unhas quebradiças. Além disso, quando mais a gente retira a cutícula, mais grossa ela “nasce”, já que ela é feita de queratina e quando são retiradas o organismo tende a produzir ainda mais queratina para repor o que foi perdido.

O correto, pois, é fazer a unha sem retirar a cutícula, mas apenas empurrando-a e, caso seja necessário, removendo o excesso com um tipo específico de palito. Para quem usa diariamente, em casa, amolecedores de cutícula, a coisa fica muito mais simples.”

Doenças Sinalizadas Pelas Unhas

As unhas dizem muito sobre a saúde e o funcionamento do nosso organismo, sabiam?

“Muita gente sequer percebe como andam as unhas porque faz do esmalte, geralmente escuro, um companheiro constante. Contudo, vez ou outra, experimente deixar o esmalte de lado por uns dias para poder observar com cuidado, o estado em que elas se encontram e os “sinais” que elas estão emitindo. Sim, elas conseguem “sinalizar” possíveis alterações metabólicas, nutricionais, inflamatórias, infecciosas e, em alguns casos, até tumores e alergias.

Já sem esmalte (e sem base!), observe atentamente suas unhas. Elas estão de qual cor? Esbranquiçadas ou amareladas? Notou alguma mancha ou alguma marca diferente? Elas estão mais finas ou mais grossas que o normal? Estão frágeis? Quebradiças? Azuladas? Com manchas pretas? Tudo isso pode ser sinal de algo que está acontecendo internamente e, como é um sinal visível, assim que notar algo de diferente, procure um médico para avaliar a possibilidade ou não de algum problema.”

Confiram as doenças que as unhas revelam lá no post!

Beijos

Ju Lopes

Cuidados Essenciais Com as Unhas
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.