Tempos atrás escrevi um post aqui falando de como eu era neurótica com minhas mãos, e essa neurose aumenta a cada ano, porque é fato que dá para esconder o envelhecimento do rosto, do corpo e do cabelo facilmente, mas das mãos (e do pescoço) não dá, não é fácil assim, e elas denunciam logo a idade, não tem jeito.
Minha “cisma” é tão grande, e eu uso tanto protetor solar nas mãos, que ela consegue o feito de ser muito mais branca do que o resto do meu braço, que já é muito branco. E além do protetor solar sempre usei creme para as mãos e tenho uma luva bem grossa pra que nenhum produto químico encoste nela.
E vou contar um segredo só pra vocês darem risada… O sol daqui é MUITO forte, tipo 40° no verão, que “dura o ano todo”, então, de dezembro a fevereiro, quando a coisa aqui está, literalmente, “pelando, eu só dirijo de luva, daquelas cirúrgicas, só pra não “manchar” as mãos!
Tá, vocês não precisam fazer isso, mas não custa cuidar, né? Tem que cuidar desde cedo, porque a pele das mãos é mais fina e vulnerável, e, por isso, fica flácida, manchada e envelhecida muito mais rápido.
O primeiro passo para cuidar das mãos é não abrir mão, de jeito nenhum, do protetor solar durante todo o dia, lembrando que ele deve ser reaplicado a cada vez que você lavar as mãos. Pra quem trabalha fora de casa, sugiro carregar uma miniatura na bolsa (eu carrego!), de preferência que seja de um protetor hidratante e com ativos antioxidantes.
Para prevenir o ressecamento, e também combatê-lo, o ideal é usar um bom creme hidratante para as mãos todos os dias, pela manhã, de tarde e antes de dormir.
O creme a ser usado durante o dia deve ser hidratante e nutrido, contendo ativos que garantam a hidratação e maciez, e afaste o ressecamento. Se tiver ativos antioxidantes, melhor ainda!
O creme a ser usado antes de dormir pode – e deve – ser mais potente e não se resumir a “hidratação”, mas ir além e prevenir o envelhecimento e estimular a renovação celular, coisa que os ácidos e os retinóides fazem com louvor!
No mais, é preciso tomar alguns cuidados:
– Não lave as mãos com água quente demais, para não remover a camada de proteção e nem ressecar a pele.
– Use somente sabonetes hidratantes, e aposente as versões abrasivas para evitar que as mãos fiquem ásperas.
– Dê preferência aos sabonetes líquidos, que são mais suaves, mais hidratantes e menos agressivos, e escolham sempre os que contenham substâncias umectantes.
– Quando fizer faxina ou for lavar pratos, bem como quando entrar em contado com produtos químicos, use luvas, pois esses produtos, como os detergentes, por exemplo, são muito agressivos para a sensível pele das mãos e acabam engrossando-a.
– O estrago já está feito? As mãos já estão manchadas e flácidas? Procure um dermatologista de confiança e veja a possibilidade de fazer algum peeling com ácidos!
Beijos