Não são apenas os homens que sofrem com o odor, com o suor e com a transpiração nas axilas. Por causa disso, as mulheres precisam usar desodorante igualmente. No entanto, muitas pessoas não sabem escolher o melhor desodorante para as suas necessidades e acaba culpando o produto adquirido na farmácia ou no mercado, alegando que o mesmo não possui boa qualidade. É que estão disponíveis para comercialização dois tipos de desodorantes, que são o desodorante anti-transpirante e o desodorante anti-perspirante. O ideal é adquirir um produto que contenha estas duas características em uma única embalagem. Mas, qual é a diferença?
Desodorante Anti-Transpirante
As glândulas sudoríparas emitem sebo diariamente, através dos poros das axilas, sendo que o sebo das axilas é uma substância composta por quatro componentes, que são a água, a amina, a queratina e o ácido graxo. Esta emissão independe da estação climática do ano, ocorrendo tanto no inverno quanto no verão por conta do modo como o organismo de cada pessoa se comporta. Quando você fica suada e transpira através das axilas, ocorre o fenômeno que é conhecido como transpiração, formada por água, que se difere do sebo. O desodorante anti-transpirante não é capaz de lidar com ambos.
A função específica do desodorante anti-transpirante é fazer com que os seus ativos, baseados em uma substância chamada cloridrato de alumínio, penetrem nos poros das axilas, formando uma película invisível de proteção, fazendo com que o calor e o suor aconteçam sem fazer as axilas transpirarem água, o que acaba fazendo com que as roupas fiquem molhadas e algumas vezes manchadas. Intimidadas com o alumínio, as glândulas sudoríparas diminuem a sua produção. Quem não possui problemas com sebo consegue eliminar as bactérias e os odores apenas com o desodorante anti-transpirante, mas estes não são os objetivos deste tipo de produto.
Para uma dupla proteção das axilas, contra os odores e contra a transpiração, se faz necessário o uso de um outro produto, que é o desodorante anti-transpirante e anti-perspirante, que alia o melhor de dois tipos de desodorantes para uma proteção mais eficaz e uma convivência agradável com outras pessoas.
Desodorante Anti-Perspirante
As glândulas sudoríparas emitem sebo diariamente, através dos poros das axilas, sendo que o sebo das axilas é uma substância composta por quatro componentes: a água, a amina, a queratina e o ácido graxo. Esta emissão independe da estação climática do ano, ocorrendo tanto no inverno quanto no verão por conta do modo como o organismo de cada pessoa se comporta. Mas, ao contrário da transpiração, que faz as axilas emitirem água por conta das altas temperaturas, a perspiração fazem as axilas emitirem sebo. Junto com a água, também surgem a amina, a queratina e o ácido graxo.
A função do desodorante anti-perspirante é fazer com que os seus ativos, baseados em peróxido de zinco, penetrem nos poros das axilas, formando uma película invisível de proteção, fazendo com que as glândulas sudoríparas diminuam ou parem com a produção do sebo, que ao contrário da água, causa transtornos diários para quem possui perspiração. Ocorre que as aminas e os ácidos graxos são duas bactérias que são vilãs da beleza e fazem com que as axilas emitam os indesejáveis e incontroláveis maus odores. Para neutralizar estas bactérias e os maus o dores, se faz necessário o uso do desodorante anti-perspirante.
Para uma dupla proteção das axilas, contra os odores e contra a transpiração, é recomendando, como dito anteriormente, o uso de um desodorante anti-transpirante e anti-perspirante. Apenas os ativos do desodorante anti-perspirante são capazes de neutralizar os maus odores. Do contrário, você pode ser portadora de uma doença chamada hiperidrose.