Esfoliação: Pele Lisinha Já!

Sempre falo de esfoliantes por aqui, porque eles são super importantes na rotina semanal de cuidados com a pele,  já que ajudam na remoção das células mortas, que deixam a pele sem luminosidade, sem brilho, áspera e sem viço. Além disso, quando removemos as células mortas, os ativos dos cremes de tratamento são melhor absorvidos.

Quando esfoliamos a pele, ela fica mais fina, mais brilhante e mais saudável, isso é fato. Mas existem vários tipos de esfoliantes, e é importante conhecê-los e saber os seus benefícios.

Esfoliante Químico: Benefícios

O esfoliante químico afina a pele através do uso de ácidos, removendo as células mortas e deixando a pele mais fina, lisa e bonita. É, via de regra, o tipo mais eficaz e geralmente feita em consultório dermatológico, dependendo da concentração do ácido.

esfoliaçao-da-pele-no-inverno_divulgacao

Esfoliante Físico: Benefícios

O esfoliante físico é aquele mais conhecido, que usamos em casa mesmo. Ele contém pequenas partículas insolúveis (grânulos), que podem ser de diversos tamanhos, que, através do atrito, que é uma ação mecânica, afina a pele.

Para usar esse tipo de esfoliante é importante umedecer a pele antes, pois isso faz com que o esfoliante deslize com facilidade, o que evita o atrito excessivo, que machuca a pele.

Dicas sobre esfoliantes e esfoliação:

1-      Algumas máscaras faciais, sobretudo as que contêm ácidos, como o ácido glicólico, possuem a função adicional de esfoliar a pele. É uma boa opção para quando a pele precisa de renovação.

2-      É essencial usar o esfoliante ao menos uma vez na semana, e a escolha entre o esfoliante químico ou físico vai depender da intensidade desejada na esfoliação. De modo geral os esfoliantes químicos são mais fortes.

3-      A frequência ideal para o uso do esfoliantes depende do tipo de pele. De modo geral, peles mistas e oleosas precisam de esfoliação duas vezes por semana (há divergências)  e a pele seca deve ser esfoliada apenas uma vez por semana e não com muita intensidade. Para as meninas que tem acne, a esfoliação física não é recomendada, o ideal é a esfoliação química, com orientação e acompanhamento dermatológico.

4-      O esfoliante (físico) deve ser aplicado durante o banho, preferencialmente, com movimentos circulares para ativar a circulação local e deixar a pele mais nutrida.

5-      Após a esfoliação é preciso hidratar a pele, para que ela fique ainda mais macia. Como a camada de células mortas, que impede a absorção correta dos ativos foi removida, o efeito do hidratante será muito mais intenso.

6-      Sempre antes de se expor ao sol, faça uma esfoliação  caprichada (uma semana antes), pois dessa forma o bronzeado será mais uniforme. Não pode esquecer, porém, de caprichar no filtro solar, pois a pele ficará, também, mais fina.

7-      Cuidado com algumas esfoliações caseiras. Sim, algumas são ótimas e realmente funcionam, mas outras podem machucar e irritar a pele, o que nunca é bom!

8-      Existem bons esfoliantes em qualquer farmácia a baixo custo, e a minha dica é optar pelos que contêm grânulos pequenos e em maior quantidade, pois esfoliam sem agredir.

Beijos

Ju Lopes

Esfoliação: Pele Lisinha Já!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.