Os esmaltes predominam as unhas da maioria das mulheres ao redor do mundo, seja por causa das tendências da moda, dos padrões de beleza, da construção da personalidade ou da necessidade de aparentar cuidados especiais. Afinal, até mesmo os homens, e não apenas outras mulheres, notam e gostam das mulheres que cuidam da sua própria higiene. Contudo, existem mulheres que simplesmente possuem alergia aos esmaltes comuns, sem saberem que se trata de uma reação alérgica, sendo que o vilão é sempre algum dos componentes presentes na embalagem de um esmalte, como, por exemplo, o conservante, o formaldeído e o tolueno.
Após pintar as unhas, seja com cores neutras ou cores chamativas, não é normal sentir coceira, nem sensibilidade e nem vermelhidão, tanto nas unhas, quanto nas mãos, quanto no pescoço. Estes sintomas indicam claramente que você possui alergia aos esmaltes, mas nunca soube disso, sendo necessário buscar um médico profissional para realizar um teste de reação alérgica, meio pelo qual é possível descobrir qual das três substâncias, o conservante, o formaldeído ou o tolueno, causam alergia em você. Descoberta a causa da reação, é necessário suspender o uso dos esmaltes comuns. Hoje em dia, muitas marcas apostam em esmaltes hipoalergênicos.
Os casos mais graves são de pessoas que desenvolvem alergia aos esmaltes comuns, por não saberem que possuem alergia, e não de pessoas que já sabem que possuem uma reação alérgica, mas seguem usando os produtos. Dependendo do caso, podem surgir sintomas diferenciados, como, por exemplo, pálpebras inchadas e descamação das palmas das mãos. Uma vez descoberta qual substância provoca alergia, o conservante, o formaldeído ou o tolueno, melhor ainda para quem decide suspender as três de uma vez, evitando futuros transtornos. Neste ponto, os esmaltes hipoalergênicos são livres destas três substâncias e são comercializados juntamente com os esmaltes comuns.
Os esmaltes hipoalergênicos se caracterizam por não conterem substâncias tóxicas para a saúde, como, por exemplo, o conservante, o formaldeído e o tolueno, sendo que estes ingredientes são responsáveis por oferecer brilho, consistência e fixação para as cores que serão aplicadas nas unhas. Contudo o resultado final dos esmaltes hipoalergênicos, a coloração, é o mesmo dos esmaltes comuns. Além do esmalte hipoalergênico não ter cheiro algum, o produto é mais fácil de ser removido das unhas. Como não possui fixação removível apenas com acetona, pode-se retirar a coloração com a imersão das mãos em água quente durante um período de tempo.
Quando se fala em remover o esmalte hipoalergênico com água quente isso não significa que a exposição das unhas em qualquer tipo de água corrente vai remover a coloração. Ocorre que o produto é produzido à base de água, que é a grande substituta do conservante, do formaldeído e do tolueno, motivo pelo qual mergulhar as mãos em águas realmente quentes, sem queimar as mesmas logicamente, é suficiente para descolar o produto da superfície das unhas. Depois, o esmalte hipoalergênico sai da unhas por inteiro como se fosse simplesmente um adesivo. Ocorre as mulheres também podem ser intolerantes às acetonas.
Apesar de não ter alta durabilidade e nem as mesmas cartelas de cores dos esmaltes comuns, os esmaltes hipoalergênicos são a melhor solução para as mulheres que possuem reações alérgicas por conta do conservante, do formaldeído e do tolueno, substâncias presentes nos esmaltes comuns. Desta forma, formulando os esmaltes hipoalergênicos à base de água, as mulheres podem seguir as tendências da moda, os padrões de beleza, a construção da personalidade ou realizar cuidados especiais sem colocar a própria saúde em risco por causa da vaidade. Quem gosta de testar produtos, também pode verificar que algumas marcas de esmaltes comuns são naturalmente livres destas substâncias tóxicas