Laser Ablativo: Pode ser considerado ablativo todo tipo de tratamento estético a laser que promove a obstrução superficial cutânea da pele, apenas na região escolhida para ser tratada, agindo mais profundamente do que outros tipos de tratamentos e atingido de forma mais precisa os problemas de cada paciente. Neste sentido, o laser ablativo é recomendado para tratar cicatrizes comuns, cicatrizes de acnes, linhas de expressão, rugas e tumores benignos. Apesar de ser um tratamento estético mais profundo e de maior precisão, o laser ablativo não queima a pele, tornando tanto a recuperação quanto a socialização mais rápida após o procedimento.
O tratamento das imperfeições da pele com laser ablativo é realizada com a necessidade de se aplicar anestesia local ou geral nos pacientes, pois após o procedimento, os mesmos não estão imediatamente aptos para retomarem os seus compromissos sem ter que fazer repouso em casa ou no hospital. A dor, o inchaço e a vermelhidão acometem a região do corpo que passa por este tratamento estético de laser ablativo, sendo necessário usar pomadas e tomar remédios por alguns dias até tudo se normalizar. Por outro lado, a anestesia local e a anestesia geral demoram algum tempo para perder completamente os seus efeitos.
Quando a ponteira do aparelho de laser ablativo entra em contato com a pele, ocorre a evaporação imediata da umidade natural da região que está sendo tratada. Forçando um pouco mais esta evaporação, o tratamento estético em questão alcança a obstrução superficial de uma fina camada da pele. Mas, é o médico profissional da área que vai determinar se o seu caso requer laser ablativo ou laser não ablativo a luz pulsada, além da espessura da camada da pele e a potência do aparelho. Ao longo dos dias, a região tratada forma cascas marrons que vão descascando sozinhas e dão lugar para uma nova pele.
Laser Não Ablativo: Pode ser considerado não ablativo todo tipo de tratamento estético a luz pulsada que promove a iluminação da camada mais superficial da pele, atingindo de forma mais superficial e mais ampla os problemas de cada paciente. Neste sentido, o laser não ablativo, como é conhecido o tratamento estético de luz pulsada, é recomendado para tratar linhas de expressão, acnes, manchas, rugas e vasos, devolvendo o viço, a textura e a uniformidade da tonalidade da pele. Também há outros aparelhos da luz pulsada, como, por exemplo, a rádio-frequência e o fotorejuvenescimento, cuja recuperação é instantânea após o tratamento.
O tratamento das imperfeições da pele com laser não ablativo a luz pulsada é realizada sem a necessidade de se aplicar anestesia local ou geral nos pacientes, pois após o procedimento, os mesmos estão aptos para retomarem os seus compromissos sem ter que fazer repouso em casa ou no hospital. A luz pulsada promove apenas um ligeiro desconforto ou ardência durante o procedimento, sendo que não há efeitos colaterais posteriormente, nem a necessidade de aplicar pomadas ou tomar remédios. Também não é necessário que o paciente seja acompanhado por um familiar ou amigo, tendo em vista a recuperação instantânea.
Quando a ponteira do aparelho de laser não ablativo entra em contato com a pele, a luz pulsada faz com que um comprimento de onda luminosa se comunique diretamente o com a melanina, ou seja, a pigmentação, da região que está sendo tratada, descamando a camada mais superficial da pele. O tratamento estético em questão chega aos resultados desejados sem ocasionar dor, inchaço, queimadura ou vermelhidão. Mas, é o médico profissional da área que vai determinar se o seu caso requer laser ablativo ou laser não ablativo a luz pulsada, além da espessura da camada da pele e a potência do aparelho.