Pode passar chapinha nos cabelos molhados?

cabelo chapinha

Certamente você já se questionou se é possível passar chapinha, também conhecida como prancha, nos cabelos molhados, mas esta ideia não é muito interessante, afinal, passar chapinha nos cabelos molhados vai fazer com que você praticamente frite as suas madeixas, com direito à fumaça e tudo mais. Para perceber o nível da situação, basta observar os ovos serem fritados. Ocorre que as fibras capilares são atingidas em cheio pelo vapor quente do aparelho eletrônico, não importando se os cabelos estão secos ou molhados, fazendo com que as madeixas fiquem ressecadas por causa dos danos oferecidos durante o alisamento dos fios.

Sempre que você for alisar os seus cabelos, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos, você deve sempre lavar os fios e modelá-los com secador de cabelo logo na sequência. A partir do momento que você usa a chapinha nas madeixas secas e sujas, repletas de oleosidade, os seus cabelos acabam tendo grande dificuldade em alisar e alcançar os resultados desejados, o que resulta no ressecamento e no dano das fibras capilares. Não basta as madeixas estarem secas, é preciso que as mesmas estejam limpas e modeladas. Recomenda-se passar a chapinha nos cabelos secos, mas sempre acompanhado do protetor térmico.

O protetor térmico é um produto do mercado da beleza que cria uma fina camada de proteção invisível em torno de todos os fios dos seus cabelos, fazendo com que o vapor quente da chapinha não seja capaz de ressecar e danificar as suas madeixas. Mas, isso não significa que você pode relaxar com os cuidados específicos para cabelos, devendo sempre seguir um ciclo de cronograma capilar, formado pela hidratação, pela nutrição e pela reconstrução. O protetor térmico, bem como estes produtos, acabam evitando a quebra dos fios, por exemplo, devido à alta temperatura necessária para o alisamento das madeixas.

O ato de tentar alisar os seus cabelos molhados com chapinha, além de oferecer vários problemas para as suas madeixas, coloca em risco também a sua própria vida. Por um lado, a chapinha quente com os cabelos repletos de água faz com que os fios fritem, tal como ocorre com os ovos e uma pequena quantidade de óleo quente. Além do ressecamento, quando os cabelos estão neste estado, torna-se muito difícil mantê-los controlado e disciplinados, dificultando o alisamento e a modelagem dos fios com chapinha ou secador. Então, os cabelos tendem a ficar armados, quebradiços, opacos, volumosos e com frizz.

Por outro lado, se os seus cabelos estão extremamente molhados, a ponto de pingar na roupa ou no chão, tentar usar a chapinha como teste para saber se alisa mesmo pode ocasionar um choque elétrico devido ao contato da energia elétrica com a água presente nas suas fibras capilares, motivo pelo qual deve-se usar sempre o secador de cabelo antes para modelar e secar os fios. O problema piora quando o banheiro ou o quarto não está limpo e seco, pois o choque elétrico ocasionado pelo contato da energia elétrica com a água pode causar queimadura ou até mesmo morte

Quem deseja mais praticidade no seu dia-a-dia, pode contar com opções de aparelhos eletrônicos diferenciados para arrumar os seus cabelos. Alguns exemplos são: a escova rotativa que modela e seca sem a necessidade de utilizar a escova em uma mão e o secador de cabelo em outra mão, a chapinha wet & dry que possui funcionamento especial para ser utilizado em cabelos molhados e o secador clip & press que alisa, modela e seca os fios sem a necessidade de utilizar escova e chapinha. Todos estes produtos diferenciados para alisar os cabelos estão disponíveis em lojas de eletrodomésticos e também em lojas virtuais.

Pode passar chapinha nos cabelos molhados?
3.5 (69.09%) 11 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.