in

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre o Botox

Muita gente vai criticar, mas cada um sabe  da situação da sua bela face, não é mesmo? Tô SUPER incomodada com algumas marcas e sei que o botox resolveria temporariamente a situação, o que deixaria meu rosto mais harmônico enquanto trato a pele.

Eu tive um problema hormonal sério, estou fazendo reposição de inúmeros hormônios, inclusive do GH, que está relacionado com o envelhecimento, e passei meses sem conseguir dormir direito por causa da deficiência de melatonina e, com isso, a minha pele mudou muito, muito, muito.

Com isso, o botox voltou para a minha lista de prioridades. Daí, fui dar uma lida em algumas coisas sobre o assunto e resolvi fazer um post para quem tiver as mesmas “intenções”.

O Que é o Botox?

Se antes o botox era um “tabu”, cercado de mitos, hoje  ele é super conhecido e popular, e justamente por isso é tão importante saber o que ele é, de onde vem e o que faz.

botox-uso-rugas-perigos

A toxina botulínica, conhecida como botox, é produzida por uma bactéria chamada  Clostridium Botulinum que gera o relaxamento muscular através da inibição da acetilcolina, uma substância química, na junção entre a placa neuromuscular e o nervo.

Desde a década de 80 o Botox vem sendo utilizado no tratamento de doenças neurológicas e oftalmológicas que estejam relacionadas com a contração sem controle ou exacerbada da musculatura.

Mas foi somente na década de 90 que o botox começou a ser utilizado como “cosmético” para tratar as rugas, minimizando-as e deixando a expressão mais relaxada por meio do relaxamento de determinados músculos.

Tempos atrás havia muito questionamento sobre a toxidade dessa substância, já que trata-se de uma toxina. Esse questionamento não procede pelo simples fato de que a dose usada como “cosmético” é infinitamente menor (cerca de 1000 vezes) do que o necessário para gerar efeitos tóxicos.

No mais, a toxina botulínica tem ação localizada e gera uma paralisia muscular temporária, que dura de dois a seis meses, sendo que após esse período o músculo volta ao seu estado normal.

Sua ação tem início 48 horas após a aplicação do procedimento, e seus resultados são vistos em até 15 dias, e incluem o relaxamento muscular, que leva a suavização das rugas e marcas de expressão, e tudo isso sem mudança de sensibilidade.

É importante salientar que o botox possui vários nomes comerciais e que a toxina botulínica se divide em subtipos, mas a utilizada pela medicina é a do tipo A. São várias as toxinas botulínicas indistrializadas, como nomes diferentes e também características, dosagens e eficácias próprias, como  o OnabotulinumtoxinA (Botox®), a  AbobotulinumtoxinA (Dysport®), a RimabotulinumtoxinB (Myobloc® )  e a IncobotulinumtoxinA (Xeomin®).

Quais São As Indicações do Botox?

Para uso estético, o botox tem seu uso indicado para suavizar rugas e linhas de expressão facial, inclusive o bigode chinês, as rugas na testa, as rugas entre as sobrancelhas, os pés de galinha, os sulcos  no canto da boca e outros tipos de marca de expressão.

botox_injection

Ele é mais utilizado para:

  • Ruga entre  as sobrancelhas, que deixam a pessoa com o ar de severidade (como a Dilma tinha!).
  • Rugas  na testa.
  • Pés-de-galinha na área dos olhos.
  • Para levantar as sobrancelhas.
  • Ocidentalização das orientais (para abrir os olhos).
  • Levantamento do canto da boca.
  • Levantamento do nariz.
  • Redução do sorriso gengival.
  • Redução das rugas no colo.
  • Melhora das rugas peribucais, comuns em fumantes.
  • Redução da flacidez e das rugas horizontais do pescoço.
  • Tratamento da hiper-hidrose nas mãos, nos pés e nas axilas.

Como o Botox Age?

As rugas possuem causas diversas, como tabagismo, falta de cuidados com a pele, idade, exposição solar exagerada, dentre outras coisas. Contudo, é a contração dos músculos faciais o fator mais importante para o seu aparecimento. Sabe quando você franze a testa ou quando você “encolhe” o rosto todo ao dar risada? Tudo isso, toda essa tensão local  vai, aos poucos, contraindo os músculos e gerando vincos na pele.

Ao ser injetada nessas marcas de expressão e nessas rugas, a toxina botulínica  funciona como uma espécie de bloqueador neuromuscular, que age bloqueando a transmissão dos estímulos enviados pelos neurônios para os músculos, o que impede a contração muscular. Tal bloqueio é temporário, já que o organismo, após algum tempo, constrói novas vias de transmissão de estímulos.

Para quem possui linhas de expressão o botox é muito benéfico, pois, primeiro, age de forma preventiva, evitando que na região onde ele foi aplicado ocorra contração muscular e, consequentemente, rugas. Além de agir de forma preventiva, o botox age de forma reparadora, vez que ameniza as  rugas  já existentes, pois paralisa a musculatura.

O Procedimento

A aplicação do botox é recomendada a partir dos 25 anos de idade, e existem algumas recomendações a serem seguidas.

1- Quem Pode Aplicar o Botox?

A toxina botulínica só deve ser injetada por médicos especializados, que são profissionais que conhecem a anatomia do local onde a substância será aplicada, bem como  as características dessa substância. É o médico que analisa o rosto da paciente e determina os locais da aplicação, pois ele sabe onde pode e onde não pode ser aplicada.

botox3

Assim, o ideal é que o botox seja aplicado por dermatologistas e até mesmo por cirurgiões plásticos, nunca por esteticistas, por isso, cheque as informações do profissional antes de se submeter ao procedimento.

2- Local Adequado Para o Procedimento

Apesar de ser um procedimento relativamente simples, o botox não pode e nem deve ser aplicado em qualquer ambiente. Ao contrário, é preciso uma sala que ofereça acomodação adequada para o paciente, que disponha de assepsia dos instrumentos a serem utilizados e que seja silenciosa o suficiente para que se consiga ter a concentração adequada.

É importante ressaltar isso porque a “última moda” é a festa do botox, com ele sendo aplicado livremente em quem queira, em ambientes de “festa” , sem a assepsia necessária  e por profissionais não qualificados para o procedimento.

3- O Procedimento

Dilui-se a toxina botulínica com soro fisiológico previamente, ao tempo em que, cerca de 30 minutos antes da aplicação, a região em que o produto será aplicado recebe creme anestésico à base de xilocaína, para reduzir os possíveis incômodos.

O médico delimita os locais onde a substância será injetada, e utiliza-se tanto a seringa quando a agulha de insulina, que é bem fina. Após o produto ser injetado em locais predeterminados, a região será limpa com anti-sépticos.

Nas quatro horas seguintes o paciente não pode se deitar, e a atividade física é vedada por 48 horas.

4- Vai Doer?

A aplicação do botox é levemente dolorosa e pode deixar pequenos hematomas na região tratada, que tendem a desaparecer entre cinco e dez dias.

5- As Rugas de Expressão Somem?

Por um período de até seis meses, as rugas de expressão desaparecem, mas, após esse período, é preciso fazer uma nova aplicação. Aqui vale lembrar que cerca de 5% das pessoas  desenvolvem um certo tipo de tolerância com o uso continuado e, por isso, deixam de responder à ação da toxina. Por isso, não se deve reaplicar o botox antes de completar dois meses da última aplicação, sendo que o ideal é que a reaplicação aconteça após seis meses do último procedimento.

6- Existem Contraindicações?

O botox não pode ser aplicado em pacientes que apresentem alergia ou sensibilidade a quaisquer dos componentes de sua formulação. Gestantes e lactantes, pacientes que tenham doenças imunológicas, coagulopatas ou neuromusculares também não devem fazer uso do botox.

7- Qual Dose Deve ser Utilizada?

Assim como é o médico quem vai determinar quais rugas serão tratadas, é ele quem determina a diluição e a quantidade a ser aplicada, seguindo protocolos de tratamento que indicam o uso da chamada mínima dose efetiva.

8- Riscos

Os maiores riscos decorrem do mal uso da substância e da aplicação por quem não tem indicação para tal. Se o profissional, médico, possuir treino e experiência, a aplicação é absolutamente segura.

O que acontece é que muita gente faz o uso do botox e não se preocupa em checar as credenciais do profissional que está realizando o procedimento. Pior, faz o procedimento com pessoas que sequer tem noção de anatomia e vascularização, o  que pode levar a erros graves, como perda da expressão, alterações faciais (como pálpebras caídas e levantamento excessivo da sobrancelha), perda de sensibilidade e muitas outras coisas.

Trata-se, na verdade, de uma arma muito eficaz e segura para pausar, ao menos temporariamente, o envelhecimento, mas é preciso responsabilidade e bom senso.

Responsabilidade ao escolher um profissional qualificado, que deve ser um médico, claro, que é quem tem conhecimento de anatomia e vascularização. Lembrem-se que o que der errado não tem como esconder, porque vai ficar estampado na sua cara por, no mínimo, quatro meses, então nada de procurar o profissional mais barato, porque o barato aqui, além de ser caro, pode sair bem feio!

E bom senso em saber o momento de parar, em saber como dosar as coisas, porque não é bonito ficar com o rosto completamente esticado e sem expressão, como temos visto ultimamente, não é mesmo?

Alguém aqui já fez a aplicação? Queria referências da dor, na verdade, porque não tenho a menor resistência para dor!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Kit de Hidratação, Revitalização e Finalização – Avlon

Hidratações Noturnas Para Os Cabelos