Cacheado a vapor – Você sabe o que é?

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Cabelo cacheado a vapor – o que é?

cacheado a vapor

O que é cacheado a vapor? – Créditos imagem “Mercado Livre”

Cabelos cacheados, lisos, pintados, curtos ou compridos. Hoje em dia é possível levar seus fios a qualquer um desses resultados em uma visita ao seu salão de beleza preferido, ou até mesmo em sua própria casa. Os tratamentos e procedimentos são variados, tem até cacheado a vapor!! Podemos comemorar por termos tantas opções na hora de mudar o visual.

Black November Ofertas Clique.Aqui

Mas não foi sempre assim, não é verdade? Há algumas décadas atrás os procedimentos nos cabelos eram muitos mais limitados e trabalhosos, porém, o chamado “permanente no cabelo” era um dos queridinhos dos anos 70, época onde os cachos estavam super em alta. Com um procedimento simples onde as mechas eram enroladas nos chamados “bigudinhos” –que eram como bobes um pouco mais finos- era aplicado um produto nos cabelos que ficavam enroladinhos permanentemente.

Esse método cacheado a vapor, e o procedimento é basicamente o mesmo, porém, ele é feito apenas com as extensões ou mega hair, uma vez que os fios vão parar em uma panela de pressão.

Ficou curiosa com o procedimento?

Em resumo, esse processo funciona da seguinte maneira: As mechas do mega hair são enroladas em palitos de churrasco e colocadas inicialmente em uma panela de pressão, ficando lá por um certo tempo, após esse período, é hora de mergulhar os fios em uma bacia com gelo e água gelada, dando um choque térmico nos fios que ficarão enroladinhos. Depois, é hora de lavar os cabelos e fazer uma hidratação para que eles fiquem bonitos e sedosos.

Esse é um processo relativamente simples e totalmente natural, sem o uso de químicas fortes e que pode ser feito em casa, mas que também tem sido bastante usado em apliques vendidos prontos com os fios cacheados a vapor. Para aquelas que ama os cachos ou o black power e que são adeptas do mega hair, o cacheado a vapor é uma ótima opção, com cachos que duram bastante tempo e que se bem cuidados parecem estar sempre lindos e saudáveis.

Cabelo humano cacheado a vapor

É importante lembrar que cacheado a vapor só podem ser feitos em cabelos humanos, isso porque os fios artificiais não aguentariam as altas temperaturas do procedimento e iriam derreter. Sendo assim, na hora de tentar fazer em casa, lembre-se de checar se está utilizando os fios naturais humanos, com cuidado para não utilizar seu aplique artificial e correr o risco de perde-lo.
Na hora de comprar um aplique com cacheado a vapor, lembre-se também que ele sempre será de fios humanos, e que caso ele seja de fios artificiais, esse cacheado não foi feito com a técnica a vapor.

Apesar do preço de um aplique cacheado a vapor pode ser um pouco alto, é preciso levar em consideração que esse processo é bastante vantajoso, uma vez que é totalmente natural, sem o uso de produtos químicos para manter os cachos, e que por isso os cabelos continuarão com um aspecto saudável por maior tempo. Além disso, os fios do aplique cacheado a vapor serão sempre humanos, que normalmente já são um pouco mais caros do que os fios artificiais.

Com cabelos humanos e cachos praticamente naturais, o procedimento do cacheado a vapor tem se tornado muito popular, garantindo fios sedosos, com bastante brilho e cachos fortes e definidos por mais tempo. Essa tem sido uma das melhores soluções para aquelas que amam os cabelos cacheados e que fazem uso dos apliques, e que apesar de simples, foi muito revolucionária no trato dos cachos no mega hair.

Mega hair cacheado a vapor – como cuidar?

cacheado a vapor

O que é cacheado a vapor? – Créditos imagem “Mercado Livre”

Os cuidados com o mega hair do cacheado a vapor são basicamente os mesmos necessários para o mega hair comum, e é claro, com os mesmos cuidados voltados para fios cacheados.

Como todo mega hair, é possível escolher entre aqueles que são fixos, ou seja, colados no couro cabeludo junto aos seus próprios fios, ou aqueles que podem ser removidos, e que normalmente são presos ao cabelo através de tic tacs ou outros tipos de prendedores. Tanto em um caso como no outro, os cuidados com a saúde dos fios do mega hair são essenciais para manter os cabelos com uma boa aparência.

Na hora de fazer o alongamento

No caso do mega hair colado, desde o início é necessário ter bastante cuidado com o procedimento de alongamento e apostar em um profissional em quem você confia para fazê-lo. Isso acontece porque até mesmo a cola pode agredir os fios, tendo essa que ser sempre a cola de queratina humana para manter a saúde tanto dos fios cacheados a vapor, como dos seus próprios fios.

1- Hidratação:

Investir em hidratações é sempre um bom caminho para manter os cabelos saudáveis, e mais uma vez isso funciona muito bem para os cabelos cacheados a vapor. Estejam eles colados ou não, faça hidratações nos fios regularmente, e aposte inclusive nas hidratações pré-banho que podem ser feitas nos dias em que você irá lavar os cabelos.

Antes de entrar para o banho, faça uma aplicação de creme para hidratar nos cabelos ainda secos e coloque uma touca, a partir daí é só curtir o seu banho e aproveitar o vapor do próprio banheiro para ajudar na hidratação, após alguns minutos, enxágue os cabelos e lave-os apenas com um shampoo sem sal. Isso ajudará a manter os cachos sempre hidratados!

2- Mantendo os cachos definidos:

Para manter os cachos feitos a vapor definidos o processo é o mesmo feito em cabelos naturalmente cacheados. Aposte na mistura de leave-in e um pouco de água, aplique-as nas pontas dos cachos e amasse os fios deixando-os mais definidos.

3- Tirando o efeito indesejável do frizz:

O frizz é um dos principais inimigos de todo e qualquer tipo de cabelo, isso porque ele deixa os fios sempre com uma cara de que “nada está no lugar onde deveria”, e de que os cabelos não estão saudáveis. Dessa maneira, não adianta muito manter os cachos sempre definidos se o frizz atrapalha sua aparência em geral. Aposte em um bom anti-frizz e faça uso do produto diariamente, mas sem excessos em seu mega hair cacheado a vapor.

4- Penteando o cabelo cacheado a vapor:

Quem gosta de cachos, sabe que a hora de os pentear é muito importante para que eles continuem bonitos e definidos. As dicas para pentear os cabelos cacheados a vapor são simples, comece desembaraçando-os suavemente com os dedos e utilize um pente e não escovas de cabelo para tal. Comece sempre penteando as pontas e depois suba para o restante do cabelo.

Pentear os cabelos cacheados a vapor quando eles estão secos, só em casos onde não existem mais alternativas mesmo, e ainda assim, a dica é ao menos borrifar um pouco de água nos fios antes disso, uma vez que ao penteá-los secos eles irão perder sua estrutura e os cachos não ficarão mais definidos, com aquela aparência indesejada de que estão armados além do ponto em que deveriam.

5- Lavando e secando o cabelo cacheado a vapor:

Como em todo cabelo cacheado, os cachos dependem também da temperatura da água, sendo assim, é importante lavar os cabelos sempre com água morna ou fria, isso porque a água quente pode deixar os fios cacheados secos e sem vida.

Na hora de secar o pensamento é o mesmo, não exponha seus fios cacheados a vapor a um secador de cabelo muito quente e deixe-o sempre a ao menos 10 centímetros dos fios. Caso prefira deixar os cachos secando naturalmente, ao sair do banho prefira uma camiseta limpa para secá-los de maneira mais suave, uma vez que as toalhas comuns tiram a água do cabelo muito rapidamente, deixando-os secos demais após a lavagem, prejudicando a formação saudável dos cachos.

Evite também lavar os fios cacheados a vapor em dias de chuva, pois a umidade do ar irá acabar aumentando o frizz nos cachos. Caso seja realmente necessário, lembre-se mais uma vez do anti-frizz e utilize um secador de cabelos, mas sempre a ao menos dez centímetros dos fios.

6- Utilizando produtos para manter os cabelos cacheados a vapor bonitos:

Outro truque interessante para manter os fios cacheados a vapor bonitos, brilhosos e principalmente definidos é apostar na utilização de mousses para cabelos cacheados e do difusor.

O óleo de coco também pode ser um ótimo aliado para os fios cacheados a vapor, principalmente caso eles estejam muito secos, deixando-os sedosos, brilhantes e suas pontas reparadas. Utilize o óleo de coco uma vez por semana nos fios cacheados a vapor e essa quantidade já será necessária para mantê-los bastante hidratados.

A manteiga de karité é também muito interessante para os cabelos cacheados, sendo assim, escolher shampoos e outros produtos que a contenham em sua composição é sempre recomendado.

Cabelo cacheado a vapor quais produtos usar?

Os produtos mais indicados para os cabelos cacheados a vapor serão sempre aqueles pensados e desenvolvidos para cabelos cacheados, uma vez que eles terão em sua fórmula componentes que ajudarão a deixar seus cachos mais bonitos e definidos.

Entre esses produtos, aposte em shampoos potentes e que sejam capazes de proporcionar uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando a oleosidade que o mega hair costuma causar.

Um dos produtos recomendados nesse caso é o Natura Cachos Marcantes e o TRESemmé Expert Perfeitamente (des)arrumado.

Já no caso da hidratação, bons produtos para os cabelos cacheados a vapor são o Creme de tratamento Dove Recuperação Extrema e o Elseve Hidra-Max para cabelos cacheados. Os dois são ótimos para reconstruir os cachos e deixar os fios nutridos e saudáveis.

Bons finalizadores de cachos também são importantes, e nesse caso entra na nossa lista o ativador de cachos do C.Kamura e o mousse Bed Head Foxy Curls da Tigi.

Para evitar a queda capilar e reduzir a quebra dos fios, aposte em cremes de pentear anti-queda como o da Dove.

Cabelo cacheado a vapor dúvidas frequentes

Quero comprar um aplique cacheado a vapor, como tenho certeza de que os cachos foram realmente feitos com esse método?

O primeiro passo é sempre comprar de lojas e fornecedores em quem você confia. Caso você esteja começando a investir em mega hair, procure a ajuda de seu cabeleireiro de confiança. Mas de qualquer maneira, lembre-se sempre de que um aplique cacheado a vapor deve ser sempre de fios humanos, nunca fios artificiais.

Quero fazer o método do cacheado a vapor em casa, é seguro? Qualquer pessoa pode fazer?

Sim, o método do cacheado a vapor é muito seguro desde que você siga corretamente os passos em todo o processo. Como é um método simples, você basicamente precisará se atentar no tempo em que o cabelo deverá ficar na panela de pressão e tomar cuidado para não se queimar ao retirar seus apliques da panela para coloca-los no gelo. Para aquelas que querem gastar um pouco menos, essa é uma ótima opção!

Posso usar o método do cacheado a vapor em qualquer aplique?

Não. Você precisa ter sempre em mente que o cacheado a vapor só funciona em cabelo 100% humano, onde seu aplique não pode de maneira alguma ser misto ou artificial. Isso é necessários pois o fio artificial não consegue suportar as altas temperaturas da panela de pressão e irá derreter estragando completamente seu aplique, além de fazer uma bagunça.

Após cachear os fios do meu aplique no vapor, posso alisá-los novamente?

Não. Como já dito aqui, o cacheado a vapor é definitivo, e você não poderá realizar procedimentos para que ele volte a ser liso, por isso, tenha certeza de que quer suas extensões cacheadas antes de comprar ou de fazer o procedimento dos cachos a vapor.

Cacheado a vapor: quanto custa em média pra cuidar?

Os cuidados com os cabelos cacheados a vapor são os mesmos com os cabelos cacheados naturalmente. Você deverá investir em produtos voltados para cabelos cacheados, que custam o mesmo que outros produtos para diversos tipos de fio.

Caso você deseje comprar o aplique já cacheado a vapor, o valor será um pouco mais alto do que o dos apliques lisos, mas mais uma vez lembramos que para aquelas que gostam dos cachos, os cabelos cacheados a vapor são uma ótima opção por ficarem bonitos e definidos por muito mais tempo.

A opção de fazer o procedimento do cacheado a vapor em casa pode ajudar você a economizar bastante também, mas apesar da simplicidade do método, faça-o sempre com cuidado.

Resumidamente, o custo médio para cuidar de seus fios cacheados a vapor será o mesmo de fios lisos, com custos para aplicar o mega hair, ou com custos para hidrata-los, assim como você já costuma fazer com seus cabelos diariamente.

E aí, gostou da dica? Está pronta para assumir os cachos com muito estilo? Aposte no cacheado a vapor e vá em frente!

Black November Ofertas Clique.Aqui

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO