Categories: Cabelos

Como Cuidar dos Fios Após os 50?

Envelhecer, ao contrário do que muitos pensam, pode sim, ser uma coisa boa, até porque a outra opção não é nem um pouco atrativa, não é? E, cuidando direitinho, dá para envelhecer dignamente, com a pele boa e viçosa, e tratamentos não faltam pra rejuvenescer a pele.

Com os cabelos, contudo, as mudanças são mais difíceis de tratar, sobretudo após os 50 anos, que é quando os fios passam por mudanças mais profundas que os deixam mais frágeis e passíveis de quebra.

As alterações hormonais que ocorrem nessa idade altera a quantidade de fios, a hidratação dos cabelos e a cor dos fios, sendo que as transformações podem ser bem maiores, a depender das características e do tipo de cabelo.

Portanto, com tantas e diferentes mudanças, não vale escolher os produtos de cabelo “no chute”, porque provavelmente eles não vão proporcionar o que o seu cabelo precisa. Assim, o ideal é procurar produtos específicos para esse tipo de cabelo, pois só assim as necessidades dos fios serão supridas e ele ficará saudável. E é sobre esses cuidados que falaremos agora!

O Cabelo Ficou Mais Ralo?

Com a chegada da menopausa é comum que os fios fiquem mais ralos e que a mulher seja vitimada pela alopecia androgenética feminina, que nada mais é que a redução da quantidade de fios, geralmente no topo da cabeça, que deixa falhas visíveis e afeta muito a autoestima feminina. Esse problema possui causas genéticas e hormonais, vez que a redução dos hormônios que gera esse tipo de alopecia tem causas genéticas. Dessa forma, se sua avó, tia ou mãe têm esse problema, é bem provável que você também venha a ter no futuro.

Antes dos 50 anos temos uma média de três fios de cabelo saindo de cada folículo piloso, só que ao se aproximar dos cinquenta anos, e depois, pelo resto da vida, a redução hormonal acaba gerando uma redução na quantidade de fios que sai de cada folículo piloso, que de três passa para um. Um questionamento comum é se a reposição hormonal age nesse problema, e a resposta é sim, mas, infelizmente, de forma bem discreta.

O melhor tratamento aqui é o de uso tópico, que é aplicado diariamente no couro cabeludo e vai estimular o crescimento de novos fios. Um dos medicamentos mais utilizados é o minoxidil, que age bem em quedas de cabelo na concentração de 2%. Como tende a deixar os fios mais oleosos e pesados, não agrada muito a ala feminina, mas é fato que dá resultados. Hoje tem-se usado muito os produtos que contém fatores de crescimento, que agem de forma bastante eficaz na rarefação capilar, e é uma opção a mais.

O Cabelo Afina com o Passar dos Anos?

É normal que, com o passar do tempo, os fios percam uma determinada quantidade de massa capilar, e, por isso, “afinem”, fiquem menos volumosos e mais vulneráveis, o que quase sempre resulta em quebra. Hoje já existem medicamentos de uso tópico que agem aumentando o diâmetro dos fios, o que torna o cabelo mais grossos. Via de regra, esses produtos contêm polímeros de acrilato e devem ser aplicado nos fios após o uso do shampoo e do condicionador, mas o seu efeito, apesar de muito bom, é apenas temporário, e resulta em fios mais fortes, encorpados e volumosos.

São muitos os cosméticos capilares enriquecidos com polímeros de acrilato, como sprays, géis, cremes de pentear e tônicos capilares, por exemplo, e eles são fáceis de encontrar em farmácias e lojas de produtos para cabelos. O bom é que é um ativo que raramente causa reação alérgica de qualquer tipo, o que facilita, de certa forma, o uso.

O Ressecamento Piora

Vocês já ouviram falar que o nosso cabelo possui um “sistema de lubrificação natural”? Pois bem, ele existe sim e é o responsável, em grande parte, pela lubrificação dos fios e do couro cabeludo. Acontece que  com o passar dos anos essa lubrificação natural do couro cabeludo e dos fios é reduzida, e isso afeta diretamente os fios, que ficam mais ressecados, mesmo com o uso de máscaras hidratantes.

A solução, contudo, é investir mesmo em máscaras de hidratação, que passam a ter o uso mais constante. A diferença aqui é que a grande maioria dos produtos disponíveis no mercado não atende às necessidades dos cabelos das mulheres que já entraram na menopausa. Nessa fase, os produtos ideais são os que hidratam profundamente aumentando o volume dos fios e sem pesar, o que não é lá muito fácil de encontrar.

Uma solução é abusar dos produtos indicados para combater o envelhecimento dos fios, que, via de regra, conseguem agir da forma como o cabelo precisa após os cinquenta anos. Linhas específicas para cabelos ralos e doadores de volume também são boas opções. O que não pode é usar produtos que pesem nos fios, pois isso deixa o cabelo ainda mais ralo.

Os Fios Ficam Opacos

Como a hidratação natural é reduzida, os fios acabam ficando opacos, sem brilho, e para ter o brilho de volta é preciso apostar em uma rotina de hidratação semanal. Pode-se, ainda, investir em produtos que doam brilho, como sprays de brilho e/ou óleos vegetais, mas é preciso tomar muito cuidado para escolher esse tipo de produto, pois eles tendem a pesar nos fios, deixando o cabelo murcho e sem volume.

Uma boa ideia, para quando os fios estão muito secos e sem brilho, é apostar numa umectação suave, feita com óleo de coco. Depois é só lavar os fios para remover o óleo, que pesa no cabelo, e pronto, os fios ganham brilho e nutrição extras!

Fios Brancos: Como Lidar?

Os fios brancos começam a surgir cedo, e existem meninas de 20 anos que possuem cabelos brancos, mas a regra é que a coisa se acentue aos 50 anos ou com a chegada da menopausa, e nessa fase cerca de 50% das pessoas possuem quase a metade da cabeça tomada pelos fios brancos, que, a princípio, tende a ser mais forte que os fios da cor natural. Com o passar do tempo, contudo, eles também afinam e ficam mais frágeis.

A tendência natural das mulheres é disfarçar os fios brancos com tinturas ou tonalizantes, mas algumas mulheres, e isso vem acontecendo cada vez mais, optam por assumir o branco, o que exige alguns poucos cuidados extras.

O mais importante é evitar que o branco fique amarelado e, para isso, é bom usar shampoos desamareladores, que podem ser mais suaves, só para manutenção, ou mais potentes, que neutralizam de forma imediata o amarelado e não deve ser usado com muita frequência, já que resseca os fios. Já existem centenas de produtos com essa finalidade, então é só escolher o que mais se adéqua a seu gosto e bolso!

Cabelos Coloridos

Uma pequena, embora crescente, parcela das mulheres opta por assumir os brancos, mas a grande maioria colore os fios, e aqui é preciso, mais do que nunca, ter certos cuidados, porque o cabelo já estará mais frágil e vulnerável, e a química capilar vai intensificar isso, deixando os fios ainda mais finos, então é preciso cuidar antes para não se arrepender depois!

Cuidados Antes da Coloração

Antes de partir para coloração, invista na reposição de massa para fortalecer os fios e reduzir as chances de danos futuros. A reposição de massa deve ser feita 10 dias antes da coloração, e dois dias antes o cabelo deve receber uma hidratação caprichada para evitar que a química resseque os fios em demasia.

Quem não tem muitos cabelos brancos deveria começar não com a coloração, mas sim com o tonalizante, que, embora cubra menos os fios brancos, é menos agressivo e provoca menos danos. Quem tem muitos cabelos brancos também pode usar tonalizantes, mas a dica aqui é optar por um tonalizante mais claro que a cor natural dos fios, pra evitar que a necessidade de retoque seja muito frequente, já que assim a diferença entre o branco da raiz e a cor dos fios não será tão grande. No mais, optem por tinturas ou tonalizantes que contenham polímeros de acrilato na fórmula para garantir mais volume aos fios.

Cuidados Após a Coloração

A coloração resseca, afina e fragiliza os fios, então após o seu uso é essencial cuidar dos fios para minimizar todos esses problemas. Quais cuidados são esses? Usar shampoos e condicionadores para cabelos finos com ativos antienvelhecimento e máscaras de reposição de massa e fortalecedoras, para ajudar a manter a integridade da fibra capilar.

Embora a tentação seja grande, evite tingir o cabelo em intervalos curtos, pois é preciso uma pausa de, pelo menos, 20 dias entre um retoque e outro , e não “puxe” a tintura para o comprimento dos fios com frequência, pois por ter mais “anos de vida”, ele vem acumulando danos e tende a ficar muito mais fragilizado que a raiz, claro.

No mais, as hidratações devem ser semanais para recuperar os fios, garantindo brilho e maciez,  e manter a sua integridade, ajudando, ainda, na fixação da cor e evitando o seu desbotamento, que tende a ser intenso.

Beijos

Ju Lopes

Como Cuidar dos Fios Após os 50?
5 (100%) 1 Voto

Ampolas, para que te quero?
A cor do momento: o poderoso ruivo
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

19 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

5 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás