Dá para dispensar o shampoo?

Foi-se o tempo em que o shampoo servia apenas para lavar os cabelos, mas, ainda assim, mesmo atualmente muitas pessoas veem o shampoo com um vilão para a hidratação dos cabelos ressecados.

Por isso, várias técnicas foram desenvolvidas para dispensar o uso do shampoo, substituindo-o por outro produto.

Destas técnicas, três estão se tornando muito comuns no Brasil, o low poo, o no poo e o co-wash.

Vou explicar resumidamente cada uma destas técnicas, pois elas não são o centro deste post.

As técnicas para lavar com pouco ou sem shampoo:

No low poo o cabelo é lavado com shampoo apenas uma vez na semana, nas demais lavagens, usa-se apenas o condicionador, como explico no método co-wash.

No no poo o shampoo é substituído por bicarbonato de sódio e o condicionador por vinagre. Isso em nada me atrai!!!

No co-wash dispensa-se o uso do shampoo lavando o cabelo apenas com condicionador. Fiz um post sobre este método, é só conferir.

O que estas práticas têm em comum é o fato de abrirem mão do uso do shampoo (na maior parte das lavagens) para lavar os cabelos fazendo uso de outro produto.

Todavia, o que não se pode esquecer é que o shampoo é composto por ativos próprios para garantir a correta limpeza dos fios e do couro cabeludo.

Eu não dispenso o shampoo!

Não é possível manter o cabelo sedoso, hidratado e saudável se ele e o couro cabeludo estiverem sujos.

Fato é que o shampoo passou por uma grande evolução.

Antes era muito comum aqueles shampoos 2 em 1, que serviam tanto para lavar como para condicionar os fios, no meu cabelo, nunca funcionou, virava uma maçaroca só! Eu era criança e detestava aquele shampoo 2 em 1!!!kkkk

Depois disso o shampoo passou a ser dividido em tipos de cabelos, cacheados, lisos, escuros e claros.

A evolução dos shampoos

Hoje o mundo dos cosméticos para cabelos evoluiu bastante e as empresas passaram a pensar mais nas necessidades e diversidades do cabelo das consumidoras.

Foto: Reprodução

Temos um leque de ótimos shampoos disponíveis, que além de garantir a correta limpeza, também tratam nossas maiores necessidades.

Por isso, é muito importante entender o que seu cabelo pede. Saber identificar os sinais que ele nos dá é essencial!

Se o problema do cabelo é ressecamento, há shampoos hidratantes específicos para esta necessidade.

Então, lindonas, até dá para usar umas das técnicas em que se dispensa o shampoo como tratamento pontual, o que não dá é para deixar de lavar o cabelo com shampoo todos os dias e ficar com aspecto sujo, opaco e nada saudável.

Beijos.

Dani

Dá para dispensar o shampoo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

15 Comments
  1. Pois é Dani. Eu acho essa tecnica do low poo/no poo um pouco nojenta, sem ofensa. Acho sim que existem cosméticos q literalmente esfolam o fio, é so ler a composição do rótulo que você vai perceber que ha alguns shampoos que contém 3, 4 tipos de sulfato, assim como alguns só contem 1 tipo. Mas acho que zerar shampoo do cardápio capilar é problemático. O shampoo serve para limpar não só os fios, mas o couro cabeludo e retirar os produtos que colocamos nos cabelos. As técnicas do “poo” usam pouco ou nenhum shampoo, mas também forçam o individuo que as usa a evitar produtos que não sairão sem ele. E isso não significa ter cabelos mais saudáveis. Quem sofre com pouca oleosidade deve lavar os cabelos com pouco shampoo (uma moeda de 50 centavos pro cabelo médio, uma de 25 pro cabelo grande) e água fria. Espalhar o shampoo no cabelo todo e massagear a raiz para ativar as glandulas cebáceas. E nunca esfregar! Sempre passar as mãos no cabelo levemente, para não abrir demais as cuticulas. Isso a cada 2 dias. O pouco shampoo limpa o necessário sem tirar a proteção natural dos fios, e a água fria impede que esta mesma proteção saia por completo dos fios. Eu faço assim no meu. Fica a dica

    1. Ana, fiquei curiosa, que shampoo vc usa ou recomenda? rs

  2. Vinagre? Tô fora…rs… Mas talvez a técnica seja interessantes para os cabelos secos como o meu. Mas existem shampoos bem suaves no mercado hoje em dia!

  3. Tenho os cabelos crespos, e lavo 3 vezes por semana duas com condicionador e uma vez com shampoo sem sulfato. Meu cabelo está bem melhor depois que aderi ao low poo, com cachos bem mais definidos, sem contar que diminui bastante o frizz . Para quem tem cabelos ressecados e crespos, recomendo.

  4. O vinagre é usado por muitas pessoas para combater a caspa…

  5. Gostaria que vcs falassem sobre o produto brasileiro tresemmé. Estou louca para usar mas tenho medo do produto não ser muito bom.

    1. Ângela, tudo bem?
      Eu ganhei amostrinhas grátis e testei, mas não gostei…
      No entanto, não posso formar uma opinião, pois usei apenas a amostrinha que é dose única.
      Beijos

  6. Aderi tem pouco tempo a técnica low poo, e tem dado muito certo pra mim. Meu cabelo está bem mais domado e hidratado e nesta fase de transição tem me ajudado bastante.
    A idéia não é largar mão somente dos sulfatos, mas de silicones, derivados do petróleo e afins.
    Então tentar fazer cow wash sem verificar o que vc coloca em seu cabelo não é de grande valia e nem é recomendado.
    Meu cabelo fica extremamente limpo, utilizando shampoos sem sulfatos e fazendo o co wash 2x por semana.
    Acho exagero essa história de que tem que usar shampoo. Mulheres de outras culturas, que não conhecem, ou não possuem acesso, utilizam outros tipos de produtos e não podemos dizer que os cabelos delas não fiquem limpos.
    Isso, pra mim, é mais uma invenção de um sistema que te coloca na cabeça o “você precisa disso”

  7. Concordo com a Luana!!

    Eu tbm achava nojento até pesquisar e ver que não é só dispensar o shampoo, tem toda uma técnica para deixar o cabelo saudável. Antes de ter uma opinião, tem que testar no mínimo 1 mês..Minha mãe quando pequena, não usava shampoo, porém, tinha outras maneiras de deixar o couro cabeludo limpo. Isso é somente preguiça de se adequar a novos métodos.

  8. A técnica não é “nojenta”. É nojenta p quem não sabe fazer. Acreditem, meu cabelo passou a crescer mais quando comecei a fazer co wash e utilizar menos shampoo. Nunca usei o bicarbonato (ainda) mas a única vez que usei o vinagre de maçã (que tem q ser diluído em água) meu cabelo ficou super brilhoso e macio. Os ahampoos só uso ainda pq ainda tenho mt produto “proibido” no meu estoque e tenho que acabá-los logo. Sulfato resseca o cabelo, e o condicionador limpa mesmo, como eu disse, se souber fazer o co wash direito e com o condicionador correto, senão vc vai acabar entupindo seu couro cabeludo de silicones, e isso sim vai prejudica-lo e vai impedir o crescimento. Vcês acham mesmo que usar produtos com derivados de petróleo, como parafina, vai fazer bem ao seu cabelo? 😉 Isso é só uma maneira de os produtos fazerem o cabelo aparentemente estar mais saudável, mas isso aparentemente. Lave seu cabelo dias só c água p ver o estrago que fica sem o tanto de “maquiagem” desses produtos comuns q fazem a gente achar q estão fazendo bem. Já quem faz no ou low poo, o cabelo não fica nem um pouco ressecado. =] Utilizo e recomendo. Lembrando que essas não foram técnicas inventadas do acaso. Foram pesquisas e mais pesquisas na área da química de Lorraine Massey, cabeleireira especialista em cabelos cacheados. =3

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.