O que é detox capilar?

alho detox

O tratamento detox, que se iniciou no ramo da alimentação, tornou-se mania internacional e também foi parar nos cabelos. Neste sentido, o detox capilar é uma técnica em que basicamente uma máscara de argila facial é aplicada nos fios de cabelo, das raízes até as pontas, para oxigenar o bulbo, estimulando o crescimento das madeixas. Além disso, a máscara de argila desintoxicante promove outros benefícios, como, por exemplo, a revitalização do couro cabeludo, a regulagem da oleosidade e a desobstrução dos folículos pilosos. Agindo como um shampoo anti-resíduos sem aditivos químicos, o tratamento detox é o novo queridinho dos salões.

Como existem várias cores de máscaras de argila disponíveis no mercado da beleza, vale se atentar para as recomendações em relação aos cabelos. As argilas vermelhas, por exemplo, servem para tonalizar os cabelos vermelhos e laranjas. As argilas brancas, por sua vez, aliviam a coceira ocasionadas pelas caspas formadas pelo banho quente e revitalizam o couro cabeludo cheio de impurezas ou sujeiras, além de fortalecer os cabelos danificados, porosos ou ressecados e matizar os cabelos loiros. As argilas verdes, por sua vez, regulam a produção sebácea, tratando as raízes oleosas e as pontas secas, além de acabar com a caspa.

Também existem as argilas rosas que são mais leves e recomendadas para cabelos 100% naturais que precisam proteção contra as agressões diárias do meio ambiente ou para cabelos, que ao longo do tempo, só passaram por processo de banho de brilho e ficaram secos. As argilas marrons, por sua vez, possuem a função de controlar, disciplinar e definir os fios ondulados, cacheados ou crespos, proporcionando hidratação e nutrição. Já as argilas pretas são recomendadas para cabelos finos com quebra ou queda por conta dos excessivos procedimentos químicos, corrigindo os problemas e proporcionando o ganho e o aumento de massa capilar.

O que todas estas máscaras de argila utilizadas como detox capilar possuem em comum é o fato de terem ativos antiestressantes, antibactericidas e antifúngicos, desde que os seus compostos sejam 100% orgânicos e naturais, como, por exemplo, a água de coco, o iogurte, o leite de coco, a clara de ovo e os chás de ervas. Mas, as máscaras de argila comuns também oferecem inúmeros benefícios graças aos ingredientes que possuem, como, por exemplo, o cobalto, o boro, o níquel, o manganês, o cobre, o selênio, o zinco e o magnésio. Pode-se usar o produto puro ou misturado a cremes.

Para fazer o detox capilar, no máximo duas vezes por semana, substituindo o shampoo, seja nos salões de beleza ou em casa, você vai precisar de um recipiente de plástico, cerâmica ou vidro, água filtrada fervida ou creme de tratamento e máscara de argila da cor desejada. No recipiente escolhido, misture cinco colheres de máscara de argila e dez colheres de água ou creme de tratamento, misturando bem até obter uma consistência nem leve nem grossa. Aplique mecha por mecha com um pincel das raízes até as pontas dos cabelos úmidos, enxaguando os fios no máximo até vinte minutos depois.

Lembre-se de lavar os cabelos com detox capilar na água fria ou na água morna, pois a água quente danifica as fibras capilares e faz com que os tratamentos não tenham efeito algum. Na hora de retirar a máscara de argila, massageie suavemente o couro cabeludo até o produto se dissolver completamente na água. Tenha paciência, pois se você esfregar os seus cabelos, seja a partir das raízes ou do comprimento, vai fazer com que os fios se quebrem completamente e o resultado final pode ser desastroso e com muito frizz. Por se tratar de um peeling capilar, não faça o tratamento mais do que o recomendado por semana.

O que é detox capilar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.