O Sal como ingrediente no Shampoo.

Ola meninas!

Vamos relembrar alguns anos atrás que nada se falava de shampoo ter sal, imagina, esse tipo de assunto nem era muito falado, aliás também não tínhamos em cosméticos as opções que temos hoje. Então vamos progredir… o tempo passou e começou a vir uma enchurrada de shampoo sem sal, era um atrás do outro aparecendo, e o marketing na tv e em outros  canais de comunicação era nostálgico e o assunto do momento, quem empresa que não seguiu as instruções? Todas, é fácil entender, olhe na embalagem o produto e ache um que não esta escrito “sem sal” – Já deu pra entender que o marketing funcionou não só pra um, mas pra todos mas vamos entender o que é isso ?

Lavagem dos fios
O Sal dito, que tem no shampoo, é um espessante que tem como função aumentar a “cremosidade” consistência do produto, essa minima quantidade adicionada aos produtos é chamada de Cloreto de sódio que hoje é substituida por outro espessante conferindo menor concentração de espuma.

A não ser que você tenha alergia aos componentes da fórmula, ele não faz mal, a ANVISA existe justamente pra isso, pra conferir , vigiar , as empresas que não estão agindo de acordo com as normas da cosmetologia e para essa regra existe uma porcentagem permitida.

 

O sal, cloreto de sódio (NaCL), o mais comentado como causador de todo estrago, virou febre, e agora esta sobre o olhar critico das mais informadas, antes agindo fazendo espuma, hoje com outro no seu lugar fazendo espuma diferente, pronto.

Sendo assim todo shampoo tem sal se não tem o cloreto de sódio vai ter aquele componente como lauril sulfato de sódio reagindo com outro componente.

E quer saber meninas, não estraga o cabelo sendo de um jeito ou de outro, o importante quando comprar um shampoo é ver  suas qualidades, ingredientes ativos que vão contribuir para a reestruturação dos fios e alinhamento da cuticula capilar.

Beijos

Lucy Viana
O Sal como ingrediente no Shampoo.
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Lucy Viana

Lucy Viana, Blogueira, apaixonada por cabelos! Editora de conteúdo - SEO - Tecnóloga em marketing - Campinas / Brasil - www.produtinhosnocabelo.com.br

20 Comments
  1. Felipe Ursini disse:

    É. É bom alertar quem ainda não sabe disso ou tem dúvidas intactas J. ^_^
    Abraços.

  2. Kika, lavo meu cabelo um dia sim outro não e ele está bastante danificado, queria trata-lo e gostaria de saber se essa sequencia funciona: Hidratar em uma lavagem sim outra não, ou seja, a cada 3 dias, e fazer plástica capilar a cada 15 dias. beijos!!!

  3. Oie!!! É bom lembrar, também, que o pH do produto influencia bastante na eficácia do produto. E, infelizmente, nem todas as empresas, aliás, a maioria, nem coloca o pH na embalagem!! Bjss

      1. Oi Lucy!! Vc conhece alguma marca nacional que tenha o pH escrito na embalagem? Eu só conheço a Vitiss, que, por sinal, é uma excelente marca. Você conhece?!! Bjinhuss

  4. Mas e quem tem cabelo alisado por processo químico? o cloreto de sódio não acaba com a escova?

    1. Ola Tamara , tudo bem?

      Querida, a própria química da escova se aplicada em um cabelo danificado já vai deixa-lo sensivel, o shampoo não faz diferença na sua quimica, bem como falei nesse artigo, claro que convém procurar por shampoos específicos para cabelos alisados, pós-progressiva.

      Beijos

  5. Oi Lucy!! Você conhece alguma marca nacional que tenha o pH na embalagem? Eu só conheço a Vitiss, que é mto boa! Vc conhece!? Bjinhus

    1. Oi Ana , são várias , a Novex tem, a Seda, Elseve, são vários …

      A vituss ainda não conheço Ana.

      Beijos

      1. Oi Lucy!!
        Eu nunca vi a indicação do pH nas embalagens da Seda, Novex, Elseve… vc viu em qual produto!? Bjss

  6. Oi Lucy! Minina, morria e não sabia que tem o pH na embalagem!! kkkk… é q eu nunca comprei novex pq eu acho 1kg muito pra mim! Meu cabelo enjoa mto fácil de qlq produto que uso!! E seda eu nunca me dei bem… Obrigada pelas informações!! Bjsss

    1. Ana, a Novex tem aqueles potes pequenos sabe, o Beleza Pura 15 ativos em 1 é maravilhoso, eu também não me dava com Seda, ainda mais depois de testar outros produtos, mas resolvi testar de novo, e me joguei tanto nos shampoos quanto na máscara, confesso que só me dei bem com aquela Regeneração Capilar Completa, essa eu usei o pote de 1 Kg todo e fiquei triste quando acabou, definiu, tirou frizz deixou meu cabelo lindo. Tenta experimentar de alguem Ana, a fórmula mudou e acho que vai gostar!

      Beijos
      Quando precisar é só perguntar!

  7. Ai, Lucy, eu fico com medo, sabe!? esses dias gastei meu suado dindin (hehe) na Acquaflora e fiquei tão decepcionada… Todo mundo falando do Nutrição celular e eu me joguei e cai com a cara no chão! Meu cabelo ficou horríveeellll!! rsrs… O meu cabelo é misto e minhas pontas estão estranhas (nem dupla, nem seca, támeio oleosa, meio espigada) e não corto de jeito nenhum! hehe, e depois q eu fiz californianas ele mudou demais, não aceita mais quase nada! Nem leave-in, nem reparador de pontas, não achei nenhum shampoo/cond perfeitos… acho que vou testar um desses q vc falou, né? De repente… Aproveitando, queria fazer uma perguntinha: vc já usou o óleo de argan orgânico que venda na “sabão e glicerina”?? Bjsss

    1. Ana, eu também não gostei da nutrição celular, mas a Carga de queratina Acquaflora que custa R$3,99 (aqui na minha cidade – Caragua) é um espetáculo, essa é, mas uso assim uns dois dias depois que faço coloração, e aquele pequeno tubinho da pra usar 3 vezes, da diferença. Ana, se não uso shampoo Seda, uso da Tigi Bed Head esse coloquei aqui : http://www.cabelosloiros.com.br/cabelos-loiros/tigi-bed-head-para-descoloridas (o shampoo é mega hidratante) Mas a Amend tem produtos muito bons, tem a linha Blond e tem essa aqui: http://www.cabelosloiros.com.br/mascara-de-hidratacao/mascara-restauradora-aliada-do-secador-e-chapinha muito boa, até demais alisou meu cabelo de tão hidratante que é. Leave-in estou usando o Reconstrução da Dove, alias Ana, é bom e barato, tô adorando, olha aqui: http://www.cabelosloiros.com.br/reconstrucao-capilar/creme-de-pentear-dove-damage-therapy-reconstrucao Ahhh, o soro da Ecologie para as pontas é tão bom para meu cabelo quanto o óleo da Moroccanoil, vê ele aqui: http://www.cabelosloiros.com.br/cabelos-ressecados/cabelos-porosos-parte-2-soro-anti-frizz… Óleo de Argan só usei o da Moroccanoil, o orgânico ainda não Ana. Mas sabe, é assim mesmo pra acertar com os produtos, eu já passei muito por isso, agora sei identificar qual faz bem para meu cabelo.

      Beijos

  8. Lucy querida, então quer dizer que vc sempre troca o condionador por uma dessas hidratações de 3 minutinhos? E o que vc me diz daqueles fiozinhos grossos que nascem e ficam arrepiados? xeros!!!

    1. Ola Myrnya! Pois é menina, sabe quando eu uso condicionador? Quando ele da efeito, tipo se for desamarelador para cabelos grisalhos, John Frieda iluminador , ou se o condicionador for reconstrutor uso no lugar da mascara, basic de 3 minutos!

      Tenho alguns fiozinhos que nascem arrepiados, e são os branquinhos! rsrs. Para eles é tratamento de choque! Pego uma gota de defrizante esfrego nas mãos e passo na cabeça! Perfeito…. rsrs

      Beijos

  9. Parabéns pelo blog que, além de comentários sobre produtos de diversas marcas, com opiniões muito inteligentes. Amei.
    Como meu marido é químico, eu já sabia dessa questão do sal ser necessário não só pela espuma como também conservar o produto e tirar a oleosidade e sujeira que se acumulam no couro cabeludo e cabelos. Nos salões que fiz progressiva, todos foram unânimes em dizer que shampoo com sal retira a progressiva e se for anti-resíduo, nem pensar em usar.
    Gostaria sinceramente que você me desse sua opinião sobre o shampoo anti-resíduo interferir na progressiva.

    1. Obrigada por participar do Blog Angela!

      O shampoo anti-resíduo pode interferir em até 20% da progressiva nos fios, (brilho, redução de volume)a cada lavagem.

      Eu sempre uso colorações superclareadoras, só utilizo anti-resíduo antes de um banho de brilho, mas não tenho progressiva.

      Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.