Progressiva e relaxamento são procedimentos compatíveis?

Progressiva e relaxamento
Progressiva e relaxamento são procedimentos compatíveis?

Posso fazer relaxamento e no mesmo dia progressiva?

Eis uma das principais dúvidas de nossas leitoras que nos escrevem diariamente perguntando se podem fazer duas químicas no mesmo dia, se pode ocorrer muitos estragos. Antes de qualquer resposta, vamos falar um pouco da ansiedade geral por um cabelo bonito. Sim, o que desejamos é que nossas madeixas fiquem saudáveis, cheias de brilho, tipo propaganda de shampoo. Mas, como vivemos em um tempo de coisas rápidas, instantâneas, muitas vezes corremos o risco de que os cabelos sonhados se transformem em um verdadeiro pesadelo. Tudo porque não respeitamos o tempo dos tratamentos.

Fazer dois procedimentos químicos é sempre um risco. Tudo bem, você pode até fazer uma avaliação com um bom profissional e ele dar um ok para que o seu cabelo passe pelas duas químicas. Mas, e se ocorrer algo e seus fios quebrarem, caírem, ficarem opacos? Uma conhecida minha fez os dois procedimentos, com profissionais sérios, e nas primeiras semanas tudo ficou ótimo e o cabelo lindo, mas em um mês, tufos começaram a cair e o resultado foram buracos na cabeça da pobre. Por isso, aqui explicaremos como funciona um processo e outro para que você tire suas próprias conclusões.

O que é um relaxamento?

Todas as mulheres que têm cachos ou cabelos mais crespos e querem torná-los mais lisos podem se valer da técnica. Ela funciona da seguinte forma – há uma desestruturação causada por uma substância química que pode ser tanto a amônia, quanto a guanidina, o hidróxido de sódio, a etanolamina e muitas outras. Antes de saber qual é o melhor produto para os seus fios, o profissional sempre procede à prova do teste. É bom saber também que há produtos incompatíveis entre si. Então, se você alisou o seu cabelo com determinada substância, nada de mudar de uma hora para outra. É preciso avaliar se os seus fios estão saudáveis o suficiente para aguentar esse novo procedimento. E isso vale para químicas como tinturas.

É no diagnóstico do profissional que você saberá qual o melhor produto a ser utilizado. Há diversos tipos no mercado, para cabelos finos, médios, grossos, mais delicados. Somente o especialista poderá falar qual o melhor produto para os seus fios.

O relaxamento é uma química extremamente forte que, por si só, quando mal aplicada ou quando sofre incompatibilidade com os fios, pode fazer um estrago por muito tempo.

Portanto, se os seus fios estiverem fragilizados, ressecados, quebradiços, com queda acentuada, faça um tratamento com produtos de hidratação e reconstrução para o fortalecimento. Depois que estiverem saudáveis novamente, ainda você pode pensar em fazer essa química.

O que é escova progressiva?

Existem no mercado uma infinidade de escovas progressivas – marroquinas, de morango, de chocolate, de mel, de leite, que têm a mesma função deixar os fios bem lisinhos, tratados e com ótima aparência. SE engana quem pensa que as escovas progressivas não têm qualquer química. Antigamente, o excesso de formol levou a Anvisa a riscar do mapa várias marcas que abusavam da substância. Atualmente, há escovas de carbocisteína, o glutaral, tioglicolato de amônia, guanidina, entre diversos outros.

É um método que é o queridinho porque pode durar até quatro meses. Tal como o relaxamento, é totalmente contraindicada para pessoas que estão com algum tipo de fragilidade nos cabelos. Fios quebradiços, agredidos por químicas, pouco hidratados devem ficar de fora do procedimento.

Porém, se os cabelos estão saudáveis e há uma outra química já realizada há algum tempo, não existem problemas em fazer a progressiva.

Os danos são os mesmos de qualquer procedimento químico. Ela pode, no momento do procedimento, irritar o couro cabeludo, causando feridas e posteriores inflamações. Se ocorrer qualquer ardência, fale imediatamente para o profissional.

Posso utilizar as duas químicas no mesmo dia?

Nossa indicação é que você não faça isso, a não ser que tenha plena confiança no seu cabeleireiro e este te garanta que nada vai ocorrer. Vamos explicar o porquê. Tanto o relaxamento quanto a progressiva são duas químicas. Passá-las no mesmo dia significa sobrecarregar os cabelos com procedimentos extremos que podem causar diversos danos.

Um deles é o rompimento imediato dos fios. Isso mesmo. Ainda na cadeira do seu cabeleireiro, há uma reação química e os seus fios começam, literalmente, a se dissolver. Neste momento, o estrago já está feito então o melhor a fazer é lavar os fios imediatamente e começar um processo de hidratação para a recuperação.

Lembra do caso da minha amiga? Pois é… Você pode sair com os cabelos simplesmente maravilhosos, mas uma semana depois, você começa a notar uma queda acentuada. Depois de um mês, já em completo desespero, nota que as duas químicas deram completamente errado. Neste caso, é preciso muita paciência para ver os fios que quebraram se recuperar novamente. E haja hidratação, reconstrução e nutrição para deixar os cabelos maravilhosos novamente.

  • E há um quesito que não deve ser ignorado – o conhecimento técnico do seu cabeleireiro. Sim, ele vai ter duas químicas distintas em mãos e terá que fazer uma análise séria se a mistura de uma ou de outra vai ser boa para o seu cabelo. É uma personalização de análise e você deve exigir isso. O que serviu para uma outra cliente não necessariamente vai ser o melhor para você.

Nossa dica é que você espere pelo menos uma semana entre um procedimento químico e outro. Com esse prazo, será capaz de acompanhar como o seu cabelo está se comportando com a nova química, se será necessário alguma hidratação ou nutrição para que ele fique mais saudável.

Não fique com pressa de ter cabelos bonitos, faça tudo como deve ser feito, com calma, observando as suas madeixas, para que ao final, você possa estar com os cabelos dos seus sonhos. Nem todo o processo é de uma hora para a outra. E a importância dos cabelos para qualquer pessoa, vale o sacrifício de um tempo de espera que pode até te deixar ansiosa, mas que com certeza vai valer a pena quando você notar todos os bons resultados em fios lisos, macios, maleáveis e cheios de vida.

Progressiva e relaxamento são procedimentos compatíveis?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Olá , gostaria de saber se posso passar relaxamento na raiz , faz mais de 6 meses que fiz progressiva , tem algum problema ?
    Bjos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.